sábado, 31 de dezembro de 2011

Conversas Cartomânticas: Doraci Reis e o Pajem de Paus



Olá pessoal. Conheci a Doraci Reis na Confraria Brasileira de Tarot. Foi identificação imediata, carinho recíproco garantido por mais de uma vida, com aquela certeza que é própria das coisas que não precisam de muitos questionamentos. Tanto que nos vimos e vemos como mãe e filho - representação de um carinho verdadeiro. E cá está ela falando do Valete de Paus, de forma magistralmente cotidiana. É no livro que se aprende a teoria, mas é no cotidiano que se aprende a prática. Aprendamos com ela.
E, para aqueles que gostarem do texto, Doraci possui um blog, Sob o Poder do Iníquo, onde apresenta seu cotidiano pelas cartas (ou as cartas através do seu cotidiano?) Recomendo.

Valete de Paus
Marseille Grimauld

Valetes eram aprendizes/ajudantes de cavaleiros, admitidos nesta função ainda crianças, assim como os pajens (sendo que estes vinham da nobreza). Como um jovem inexperiente e com a energia ígnea do naipe de Paus, este valete não é muito delicado e cerimonioso, mas é confiável e muito fiel aos seus ideais. Seu olhar é firme e direcionado para adiante, ele está sempre querendo ir além. Acredito que de todos os valetes, ele é o mais idealista.

Valete de Paus
Visconti Sforza (US Games)

Vivenciá-lo é ter aquela idéia original, é começar a ter confiança na própria capacidade de iniciar e criar algo, podendo surgir daí grandes feitos. Só que, por outro lado, como esta idéia ainda não está bem elaborada, corre-se também o risco de ficar numa inquietação só, daí a pouco surgem outras idéias complementares (ou totalmente diferentes e extravagantes) e no final podemos não desenvolver nada. 

Valete de Paus
Ancient Tarot of Lombardy
Interessantíssima o posicionamento do Pajem,
de costas para o observador/leitor.

Encontrar um Valete de Paus é entrar em contato com alguém bem jovem e/ou que está começando a acreditar em si mesmo, no seu potencial e tem todo o gás para empregar nos seus propósitos. Muitas vezes o Valete de Paus pode surgir pra te ajudar num projeto, num processo criativo, como uma pessoa que acredita em você e é leal às suas idéias. Pode acontecer também deste valete não surgir como uma pessoa, mas como um acontecimento inesperado que o faz ter que agir rápido, como um simples convite para uma festa que você nem fazia idéia, ou uma entrevista de emprego que é uma oportunidade em um milhão mas que você tem que estar lá em 2 horas... Esta excitação toda pode soar interessante num primeiro momento, mas também vem uma carga de estresse com toda essa agitação se não soubermos lidar.

Valete de Paus
Ancient Italian

E o que acho mais legal neste Valete, vivenciando-o ou enxergando-o em outra pessoa, é a capacidade de ir em frente encarando a vida ao sabor de aventura! 

Princesa de Paus
Thoth Tarot

Nota do editor: Em alguns baralhos, como o Thoth Tarot, os Pajens são substituídos pelas Princesas. Existem diversas possibilidades de análise dessa perspectiva; porém, em última instância, aplica-se tanto às Princesas quanto aos Pajens os mesmos significados propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...