quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 01. O Cavaleiro e Odete Lopes, nossa homenageada.


Olá pessoal. Dando início aos trabalhos da nossa Blogagem Coletiva, abrimos com ninguém menos que nossa homenageada, Odete Lopes Pinto. Moçambicana que mora na Suíça, num estado em que falam italiano. Incansável divulgadora do Lenormand no mundo, Odete ministra aulas e consultas na Suíça e na Itália (Milão, Nápoles e Roma) e também em Portugal, Moçambique e Angola. Tem dois livros publicados, um sobre Lenormand e outro sobre Sibilla, sendo que o primeiro brevemente estará disponível para os leitores daqui do Brasil.
Assim como eu, Odete aprendeu a ler cartas com sua avó, mas, ao contrário de mim, sua mãe também é astróloga e cartomante, atuante em Portugal (a minha mãe não é afeita à essas coisas, o que não me traz problema algum). Amiga fiel dos cartomantes de cá e d'além mar. Seus grupos de estudo de Lenormand estão entre os mais profícuos e harmônicos da rede. 
Nessa postagem, Odete nos dá uma aula de interpretação para além do esperado. 
Evidente. 
Odete é uma mulher para além do esperado.

Eu recebi com enorme alegria o convite da parte do meu amigo Emanuel, para subir no seu trem para o reino da “lenormandia” ( reino criado na fábula do nosso amigo Robson M. Luquiam [carta 03 da nossa blogagem coletiva - aguardem!]). Nessa extraordinária viagem, nos acompanham outras 35 maravilhosas pessoas que tenho o prazer de conviver diariamente na nossa página de estudo Lenormand no Facebook.
Me foi designada, pelo próprio Emanuel, a carta do Cavaleiro. Uma carta importante, que abre a estrada para as outras 35 cartas que pertencem ao  Baralho “Petit Lenormand”.

Carta n°1
O Cavaleiro
9 de Copas
                                                                      
O conteúdo do material aqui presente, é em parte, extrato do meu livro “A linguagem secreta de Mlle Lenormand” em língua italiana que será traduzido e publicado no próximo ano em língua portuguesa (2014). A linguagem aqui usada é a européia. 
Não inseri nesse texto o significado da carta de jogo que contém a carta, porque pessoalmente creio que ambas (carta de jogo e símbolo retratado na carta) sejam estreitamente ligadas entre elas. Infelizmente são poucas as informações que chegaram até nós a respeito dos significados das cartas: o Bayerische Tarock Schafkopf , de onde vem as raízes Lenormand. Podemos admirar tais cartas no famoso “Jogo da Esperança” em alemão “Das Spiel der Hoffnung” que foi criado por Johann Kaspar Hechtel nascido 1° de Maio de 1771 e falecido 20 de Dezembro de 1799 em Nuremberg, Baviera Alemã. 



Agora passamos aos significados da carta n°1, O Cavaleiro:

Descrição da carta: um nobre cavaleiro montado em um cavalo ( considerado um animal símbolo de nobreza, força, vitalidade e inteligência, usado por séculos pelo homem como meio de transporte) é a figura predominante da carta. O trote do cavalo é majestoso, elegante e significativamente veloz; parece que o Cavaleiro tem urgência de chegar no seu destino. O olhar do cavalo é voltado a estrada que está percorrendo, sob o comando do Cavaleiro que o endereça direto ao seu objetivo. Uma maravilhosa jornada acompanha o Cavaleiro e seu cavalo no seu percusso para nós desconhecido.
  
Palavras-chave primárias: Chegada de alguma coisa ou de alguém – Novidades – Notícias – Visita – Viagem – Deslocamento – Movimento – Ação mirada – Veloz – Rápido – Bovino – Equino

Palavras-chave secundárias: O Pensamento - Mente ágil – Comunicação – Informação que recebemos através da internet, TV, rádio, revista ou jornal – Resposta – Feedback – Novas idéias – veículo pessoal ( carro,moto,bicicleta) – Animal de trabalho e de transporte (cavalo,burro, boi, husky) – Ação – Enviado – Rapidamente – Transmitido – Entrega – Comissão – Intermediário – Mensageiro – Reunião – Entrevista – Encontro – Cara a cara – Adolescente – Amante – Pessoa estrangeira – pessoa da fronteira do país – Determinação – Energia – Vitalidade – Agilidade – Coragem – Entusiasmo – Audácia – Capacidade – Prático – Livre – Colaboração – Progresso – Orientado – Ir para frente – Avançar – Aproximação ou afastamento – Conquista – Retorno – Atualização – Militar – Uniforme – Esporte 

Como se deve “trabalhar” com seguinte carta: A primeira coisa que se deve aprender é quando se estuda as Lenormand, é que esse maço de cartas é feito de técnica. Técnica que vem praticada principalmente na “leitura” com a “Grande mesa Lenormand”, mas que é também essencial em qualquer outro tipo de “leitura”.Essa técnica única de “leitura” pertence a escola alemã em que eu faço parte. 

Técnica do olhar e da posição: Algumas cartas do nosso maço tem uma técnica para uma correta “leitura”. Quais são essas cartas? O Cavaleiro, O Navio, A Árvore, As Nuvens, O Caixão, A Foice, O Chicote, A Criança, A Raposa, A Cegonha, A Montanha, Os Caminhos, Os Ratos, O Livro, O Cigano, A Cigana, A Chave, A Ancora, A Cruz. Essas são as cartas que precisa prestar muita atenção durante a “leitura” porque a posição delas no jogo podem mudar toda a previsão. 

No entanto, alguns baralhos são diferentes na sua representação da direção de algumas figuras a respeito de outros. Vejamos como: 
A direção que se movem os personagens, se da direita para a esquerda ou da esquerda para direita a respeito do maço “Blue Owl” presente como estudo nesse texto. Para entender melhor o que estou dizendo, proponho que vocês observem o exemplo de dois cavaleiros, o do Blue Owl Lenormand e do French Cartomancy, que ilustra a postagem.

Como ler o Cavaleiro com a técnica do olhar?
Clique na imagem para ampliar

A carta n°6, As Nuvens, em alguns maços podem ter a nuvem escura na direita, outros ao centro e outros abaixo. Como trabalhar com cada uma dessas cartas? Tenha em conta que as cartas que se encontram do lado das nuvens claras trazem clareamento,luz, superação da situação que se está verificando. Praticamente, diminui o valor negativo apresentado na carta (obviamente se esta tem o valor interpretativo negativo). Pegamos como exemplo a carta das Nuvens do maço Lenormand Blue Owl. Suponhamos que, em uma “leitura” tenha saído as seguintes cartas: O Chicote (11) + As Nuvens (6). Aqui vemos a carta n°11 em contato direto com as nuvens claras,certo? Sabemos que a carta do Chicote contém significados duros: protestos, lamentos, reclamações, tirania, acerto de contas, brigas, afrontamentos, rixas, etc. Nessa posição, a ou as situações apresentadas na carta n°11 , seriam leves,pouco significativas. Coisa que não aconteceria caso a carta do Chicote se encontrasse em contato com as nuvens escuras. Aqui a previsão seria pesada e trágica,porque a ira, a fúria desses dois símbolos seriam seriamente ampliados. A carta das Nuvens é considerada como uma carta duplicada! 

A carta n° 10, a Foice, em alguns baralhos tem a ponta da foice voltada para a direita, em outros voltada para baixo e em outros ainda, voltada para a esquerda. 

clique na imagem para ampliar


Quando a carta da Foice se encontra posicionada no futuro, ela deve ser considerada como uma advertência de um perigo.
Estes são alguns exemplos entre outros que podemos fazer comparando com outros maços. O discurso seria longo e confesso que gostaria de fazer com cada um de vocês.
Agora vamos continuar com a nossa viagem nos significados do Cavaleiro por argumento.

O Cavaleiro como pessoa: pode representar: 
- Conhecido - Mediador, intermediário, negociador - Adolescente - Amante - Cliente -Carteiro - Repórter, jornalista - Representante - Fornecedor - Motorista, taxista, piloto -Jóquei, cocheiro, cavaleiro, cowboy, gaúcho, texano, índio americano - Atleta, esportista profissional - Militar ( o Cavaleiro + a Criança, um recruta) - Hóspede - Escoteiro - Guia (com o Navio: guia turístico, com a Montanha: guia alpina) - Alguém que está prestes a entrar na vida do consultante. 

Como puderam observar, a carta do Cavaleiro corresponde a uma pessoa específica que faz parte da nossa vida, do cotidiano ou por uma razão ou outra entra em contato conosco ou nós com ela. No entanto, para definir com precisão que aquela pessoa seja aquela que pensamos que seja, é necessário observar a ou as cartas que se encontram acanto a carta pessoa, no nosso caso, o Cavaleiro. Prosseguindo desse modo, teremos uma identificação exata do personagem da nossa “leitura”. 
Por exemplo: Vamos supor que tenha saído em uma “leitura” a carta n°1, O Cavaleiro, que como sabemos representa um mensageiro, alguém que se aproxima, que está para entrar em contato conosco. Sabemos também que esse indivíduo pode ser um carteiro, um intermediário, um agente, um empregado de uma empresa... Pode ser também um novo amor chegando. Como vocês puderam notar existem tantos “pode ser”. Para dissolver esse tipo de erro, é necessário que se observe as cartas que saem ladeando a carta do Cavaleiro. 
Ao invés, se encontrarmos: 
O Cavaleiro (1) + A Carta (27), saberemos com certeza que se trata de um carteiro ou alguém que trabalha em uma empresa de entrega direta (moto-boy); com os Lírios (30), a pessoa que temos que encontrar é um enviado, um mediador ou um embaixador, alguém que vem mediar entre uma empresa, família, etc. e nós; com a Criança (13), filho(a) adolescente; com o Navio (3), um estrangeiro; com a Torre (19) ou o Chicote (11), autoridade ( polícia); e assim por diante. 

Personalidade, caráter, atitude em relação a vida na carta do Cavaleiro: Disposto, corajoso, ativo, dinâmico, animado, independente e inteligente. Cheio de idéias e iniciativas, tem a mente aberta, com grande capacidade de se adaptar, ama a aventura, viajar, mas sempre respeitando as leis seja elas governamentais ou pessoais que ela segue fielmente. De caráter impulsivo e intuitivo, que age prontamente no próprio interesse sem deixar escapar nenhuma oportunidade que aparece. Muito frequentemente, por causa disso, é obrigado a conviver com situações de risco para a própria existência. Tem o olhar voltado ao futuro e os seus objetivos são bem definidos. Conquista com lealdade os próprios objetivos. É seguro de si mesmo, conduz suas reuniões com diplomacia mesmo em modo muito direto, sem pretextos e subterfúgios. 

- O Cavaleiro (1) + Os Caminhos (22), indeciso, ineficaz, dispersivo; 
- O Cavaleiro (1) + O Caixão (8), fechado em si mesmo; 
- O Cavaleiro (1) + A Torre (19), solitário, pouco sociável mas que mantém ativa a vida social através da internet; 
- O Cavaleiro (1) + A Raposa (14), mentiroso, malandro, trapaceiro; 
- A Raposa (14) + O Cavaleiro (1), astuto, inteligente, bom negociante; 
- O Cavaleiro (1) + O Sol (31), solar, incansável. 

Aspecto físico da carta do Cavaleiro: Físico bem cuidado, atlético (se interessa muito pelo próprio corpo, estética). É elegante, galante e atraente.

Amor, sentimentos, na carta do Cavaleiro: A carta n°24, o Coração, é a carta temática/mestra do AMOR no Lenormand. Representa o estado emocional ( belo ou feio que seja), a paixão ou a atração e o fascínio em relação a alguém ou alguma coisa, o talento, a arte, os gostos e as coisas que fazem um indivíduo feliz. Em uma “leitura” é muito importante que seja observada as cartas que entram em contato direto com a carta do coração, porque estas forneceram informações mais detalhadas a respeito do sentimento ou estado emocional da pessoa indagada. 
 O que representa, então, o Cavaleiro no tema do amor e sentimentos? 
Para quem está a procura de viver sentimentos “efervescentes”, intensos, essa carta indica a aproximação de uma pessoa na qual se viverá “um amor inesquecível”. A combinação da carta do Coração (24) + O Cavaleiro (1), representa de fato, um(a)  pretendente, uma paixão vivida intensamente com um jovem amante. Diferentemente, a combinação do Cavaleiro (1) + O Coração(24), indica a chegada de novidades em relação ao amor. Essas notícias ou pessoa, podem chegar via internet (e-mail, chat, skype, etc.) ou através frequentes deslocamentos ou locais que se frequenta. 
O Cavaleiro representa sempre sentimentos sérios e profundos que muito frequentemente são mal compreendidos dado a sua frequente ausência por motivos de compromissos (trabalho, estudos, família). 

Relação, união, ligação, na carta do Cavaleiro: A carta n°25, A Aliança, é a carta temática/maestra das relações, união em forma legalizada de qualquer gênero: matrimonio, compromisso, juramento, assinar um contrato. A Aliança é o símbolo de um vínculo que liga em modo oficial um indivíduo a um ou mais indivíduos ou também a uma condição de vida. É a carta onde vemos o Consultante relacionar-se com um outro ser, a comprometer-se, a compartilhar a própria vida ,os próprios bens, com os outros. 

O que representa O Cavaleiro em uma relação? 
Pode indicar uma relação de qualquer gênero com um jovem indivíduo já compromissado: 
- O Cavaleiro (1) + A Aliança (25). Em uma questão de trabalho, indica uma proposta que chega de uma sociedade bem conhecida. 
- Em uma relação sentimental, indica uma proposta para oficializar a propria relação de frente da sociedade ( noivado, matrimonio), isso se nos encontramos em frente: A Aliança (25) + O Cavaleiro(1) + O Bouquet (9). Para “morar junto”é necessário que na combinação esteja presente as seguintes cartas: A Aliança (25) + O Cavaleiro (1) + O Cão (18). 

Sexualidade, na carta do Cavaleiro: As cartas que para mim representam a sexualidade são: a carta da Serpente (7) e a carta do Chicote (11). Quando a carta do Cavaleiro entra em contato com uma dessas duas cartas podemos dizer: 
- O Cavaleiro (1) + O Chicote (11), sexualidade ativa, mas também sexo rápido; posição de quatro; 
- O Cavaleiro (1) + A Serpente(7), sexo oral; posição 69.

Comunicação, na carta do Cavaleiro: Afinal, o que é a comunicação? 
Respondendo em maneira simplificada, a comunicação é o ato de transmitir a outro ser informações para nós importantes: pensamentos, idéias, humor, conceitos, etc. Desde quando o mundo tem vida, cada ser na Terra (plantas, animais, seres humanos) conseguiu comunicar com o outro, a ser compreendido, criando na própria comunidade uma linguagem que se distingue de uma outra. Temos povos que se exprimem através de tatuagens, danças, costumes culturais, vestuário, deuses. Então, a comunicação, pode ser expressa em vários modos: por palavras, gestos, mímicas ou mesmo por escrito ( símbolos, desenhos, pinturas). 

Algumas cartas do nosso maço, tem mais relevância de outras para representar: comunicação, notícia. É muito importante saber diferenciar o rolo que cada uma dessas cartas tem durante uma “leitura”referente a comunicação, notícia. Ma quais são essas cartas? ( Irei apresentar em seguida as cartas em ordem numérica representada no maço ). 

Carta n°12, Os Pássaros, As Corujas 
Ambas cartas representam todas aquelas notícias que podem chegar via mídia: rádio, TV, jornal, revista, música, e a comunicação que se pode dar ou receber pela voz: troca de informações ( é feita de conversação, como por exemplo, bate-papo, fofoca, como dizem, “gossip”, obter ou espalhar informação ,mas também, entrevista, reunião.Via telefone ( celular, webcam,skype, msn). 
Esta carta também representa  barulho, voz, canto. 
Algumas combinações que lhe podem interessar: 
Os Pássaros (12) + As Montanhas(21), comunicação bloqueada; pode também indicar uma pessoa que não consegue comunicar, tendo sérios problemas com a linha ou problema pessoal; 
Os Pássaros (12) + O Jardim (20), publicar alguma coisa via mídia em modo que a comunicação chegue ao grande público; “lavar a roupa suja”. 
O indivíduo representado pelos pássaros é comunicativo, contagiante, alegre no seu modo de exprimir-se. Tem sempre muita coisa para falar, variando o discurso entre contos da vida mundana e da vida dos outros. 

Carta n° 27, A Carta 
Aqui encontramos todas aquelas comunicações que vem efetuadas por escrito, como por exemplo, correspondência dos correios, e-mail, sms, fax, revista, jornal, anúncio... 
 Esta carta também representa uma folha, bilhete; cartão postal, carta, pacote. 
Algumas combinações que lhe podem interessar: 
- O Cavaleiro (1) + A Carta (27) = e-mail 
- A Carta (27) + O Jardim ( 20) = rede social ( internet). 
Obviamente, nenhuma dessas duas cartas é levada em consideração singularmente em uma “leitura”. É necessário observar a carta ou as cartas que se encontram em estreito contato com elas, até porque estas darão não só uma confirmação de que se está de frente a uma notícia real, mas também do conteúdo dessa notícia. 

Como reage a carta do Cavaleiro quando está em contato com uma das duas cartas? E como se exprime quando “fala” de comunicação? Representa um indivíduo comunicativo, objetivo, claro e rápido em exprimir os próprios conceitos. Tem plena confiança da própria opinião. Usa qualquer instrumento de comunicação disponível para manter-se em contato com os outros. 

Fisicamente pode representar um “veículo” entre o remetente e o destinatário, para dar a notícia (computador, sedex, “delivery”). Um portador de notícia.  

- O Cavaleiro (1) + A Carta (27), o carteiro, o mensageiro, telegrama, fax, email; ou mesmo a chegada de um documento; 
- O Cavaleiro (1) + O Livro (26), comunicação confidencial, pessoal; 
- O Livro (26) + A Carta (27) + O Cavaleiro (1), ( no meu maço de cartas “Blue Owl”,O Cavaleiro vai em direção à esquerda), entrega de um pacote. O conteúdo pode ser: um livro, documentos, maço de cartas; 
- O Cavaleiro (1) + Os Passáros (12), indivíduo com tendência a fazer fofoca. 
- O Cavaleiro (1) + Os Ratos (23), tendência a contar pequenas mentiras. 

Estudos/Escola, na carta do Cavaleiro: A carta que representa a escola e os estudos é a carta n° 26, O Livro. E todas as cartas que entram em contato com a carta do Livro indicarão as condições escolástica e o tipo de curso ou escola que está fazendo. 

- O Livro (26) + O Cavaleiro (1), curso de atualização, programador ou técnico em informática, equitação, veterinário, carteira de motorista ( carro, moto); 
-  O Cavaleiro (1) + O Livro (26), superar uma prova ou exame, indivíduo inteligente, concentrado e determinado a alcançar seu objetivo que é ser o primeiro da classe. 

Trabalho/Profissão, na carta do Cavaleiro: A carta principal para o trabalho é a carta n° 35, A Ancora. No entanto existem outras cartas que são consideradas como carta temática do trabalho no caso de:
- trabalho autônomo, se deve considerar, A Raposa (14), A Chave (33) ou O Peixe (34); 
- caso seja um empregado, se deve considerar , A Aliança (25) do lado da carta da Ancora (35); 
- vários empregos, se vê com a seguinte combinação, Os Caminhos (22)+ A Ancora (35); 
- desempregado, A Ancora (35) + A Montanha (21); 
- aposentado, A Ancora (35) + O Caixão (8); 
- trabalho ilegal,  (sem contrato), A Raposa (14) ou Os Ratos (23). 

Carta n°1, O Cavaleiro, identifica um indivíduo concentrado, ativo em fazer crescer a própria carreira profissional. Procura contatos, ligações que possam expandir e realizar a própria ideia e projetos. Tem uma visão aberta e predisposição a comunicação. Hábil na comunicação e em adaptar-se nas várias situações presentes, é um ótimo mediador entre o cliente e a empresa que ele representa. Como temos notado, O Cavaleiro não trabalha por conta própria, mas para terceiros. 

Quais são as profissões possíveis correspondentes com a carta do Cavaleiro? 
- mensageiro - carteiro (35+27) - entrega a domicílio - representante - taxista - motorista ( de veículo leve), piloto - correspondente, repórter -editor - negociante - programador - técnico - atleta - guia ( O Cavaleiro + O Navio) - militar. 

Algumas combinações que lhe podem interessar:  
O Cavaleiro é a carta do taxista, representante, motorista de veículo pequeno ( A Ancora (35) + O Cavaleiro (1) + A Carta (27); 
O Cavaleiro (1) + A Aliança (25), encontro, entrevista que levará a fechar um acordo ou um contrato de trabalho; 
O Trevo (2) + O Cavaleiro (1), oferta de trabalho. 

Finanças, na carta do Cavaleiro:  As cartas temática que representa as finanças são: 
- dinheiro, investimento: O Peixe (34); 
- economizar, poupar: O Urso (15).

Algumas combinações que lhe podem interessar: 
Quando a carta do Cavaleiro entra em contato com a carta do Peixe pode indicar: 
O Cavaleiro (1) + O Peixa (34), envio de dinheiro, pessoa materialista; 
O Peixe (34) + O Cavaleiro (1), vale postal, novidades em relação a investimentos, entrada de dinheiro.

Viagem/Deslocamento, na carta do Cavaleiro:  No nosso maço Lenormand existem 5 cartas que representam viagem e deslocamento: 
1- carta n° 1, O Cavaleiro; 
2- carta n° 3, O Navio; 
3- carta n° 12, Os Pássaros; 
4- carta n° 17, A Cegonha; 
5- carta n° 22, Os Caminhos. 

Então, classificaremos essas cinco cartas em dois grupos: 
Viagem ou deslocamento de curta distância: carta n° 1, O Cavaleiro; carta n° 12, Os Passáros; carta n° 22, Os Caminhos
Essas três cartas descrevem todas aquelas viagens e deslocamentos locais, como por exemplo, “tour”, excursão, visitas ( escolástica, cultural, pessoal) ou por motivo de trabalho. Podem ser percorridos a pé ou em bicicleta ( Os Caminhos); de carro, moto, bicicleta ou à cavalo (O Cavaleiro); via aérea,como por exemplo, vôo local em avião (táxi aereo, yacht), helicóptero, balão, pára-quedas (Os Pássaros). 
Viagem ou deslocamento de longa distância:  carta n° 3, O Navio; carta n° 17, A Cegonha; 
Indicam viagens e deslocamentos a longa distância como por exemplo para o exterior ou em um outro estado, porém para uma localidade muito longe da própria casa ou Pátria. Não podemos excluir que esse deslocamento ou viagem possa ter um longo período de afastamento e ausência da casa ou da própria origem. É muito fácil ver aparecer uma dessas cartas em uma “leitura” para um consultante emigrante ou para quem esteja transcorrendo uma longa férias no exterior. As motivações dessa viagem, 
deslocamento ou ausência será determinado da carta que
 se encontra a esquerda (nossa) de cada uma das duas cartas.
 A ou as cartas a direita , ou seja, aquela(s) que segue(m) a carta do Navio ou da Cegonha, descreverão o andamento ou a destinação da viagem feita. As viagens ou deslocamentos aqui representados são efetuados de trem, navio ( transatlântico, cruzeiro), ônibus ou caminhão internacional para aquele que diz respeito ao Navio. Em relação a carta da Cegonha, podemos imaginar viagens ou deslocamentos via aérea ( avião de linha, helicóptero, nave espacial). 
Nota: A carta n° 22, Os Caminhos, pode ser considerada como viagens de longa distância se estiver acanto a carta do Navio ou da Cegonha. 

Possíveis combinações: 
O Cavaleiro (1) + A Montanha (21), deslocamento ou viagem bloqueada, adiado; 
O Cavaleiro (1) + A Aliança (25), deslocamento ou viagem com o(a) companheiro(a); 
O Cavaleiro (1) + Os Caminhos (22) + A Torre (19), caminhada solitária ou em lugar isolado; 
O Cavaleiro (1) + Os Pássaros (12) ou As Estrelas (16), deslocamento ou viagem feito a noite; 
O Cavaleiro (1) + Os Caminhos (22), partir sem destino, aventura; 
O Trevo (2) + O Cavaleiro (1), viagem breve, velocidade. 

Meio de transporte, na carta do Cavaleiro: 
Carro, moto, mobilete, quadriciclo, bicicleta, patinete, patins, animal de transporte (cavalo, burro, iaque, husky, rena, carro de boi); meio de transporte pessoal; van; 

 Algumas combinações que lhe podem interessar: 
- O Cavaleiro (1) + O Caixão (8) + A Cruz (36), carro fúnebre; 
- O Cavaleiro (1) + A Árvore (5) + A Cruz (36), ambulância; 
- O Cavaleiro (1) + O Navio (3), carro (moto ou bicicleta); 
- O Cavaleiro (1) + As Crianças (13), carro (moto ou bicicleta) nova, ônibus escolar; 
- O Cavaleiro (1) + Os Ratos (23), carro (moto ou bicicleta) usada ( de segunda mão). 

 Localidade/Local, na carta do Cavaleiro: Nas redondezas, na mesma cidade de domicílio ou cidade vizinha; academia, campo de adestramento, hípica. 
Tempo livre/ hobby/ Esporte, na carta do Cavaleiro: Esporte ( atletismo, jogging, ciclismo); corrida de automobilismo, moto, motocross, ciclismo; rodeio, equitação. 
Animais, na carta do Cavaleiro: Animais de transporte como por exemplo, cavalos, burros, camelos, yak, renas, husky, elefantes. E também toros e gado. 
Alimentos, na carta do Cavaleiro:  Carne bovina e equina. 
Conselho, na carta do Cavaleiro: O Cavaleiro aconselha a “correr” atrás das coisas que estão no coração, com perseverança e uma correta atitude consigo mesmo e com os outros. Aconselha de não perder a mira dos próprios objetivos. 
Tempo de previsão, na carta do Cavaleiro: O Cavaleiro indica tempo rápido, provavelmente de 1 a 15 dias no máximo. 
- O Cavaleiro (1) + A Foice (10), questão de 1 ou 2 dias. Indica um acontecimento em tempo veloz; 
- O Cavaleiro (1) + O Sol (31), durante o dia; 
- O Cavaleiro (1) + A Serpente (7), longo retardo, imprevistos e grandes complicações impedem de alcançar o objetivo; 
- O Cavaleiro (1) + A Montanha ( 21), longo atraso. 

 Algumas combinações do Cavaleiro: 
- O Cavaleiro (1) + A Cegonha (17) + O Navio (3), ficar grávida; 
- O Cavaleiro (1) + A Casa (4), (tendo em conta que a carta da casa se encontra atrás das costas do Cavaleiro), camper, trailer; 
- A Casa (4) + O Cavaleiro (1), hípica; 
- A Casa (4) + O Chicote (11) ou O Cavaleiro (1), academia; 
- A Torre (19) + O Livro (26) + O Cavaleiro (1), escola de equitação; 
- A Torre (19) + O Cavaleiro (1) + O Chicote (11), quartel militar; 
- A Torre (19) + O Cavaleiro (1), carreira militar; 
- A Casa (4) + A Criança (13) + O Jardim(20) + O Cavaleiro (1), maternal perto de um campo esportivo ou um hipódromo; 
- O Cavaleiro (1) + O Chicote (11) + As Estrelas (16), encontro para um esclarecimento; 
- O Cavaleiro (1) + A Torre (19) , visita de uma autoridade; 
- A Cegonha (17) + O Cavaleiro (1), modificação; 
- O Cavaleiro (1) + A Torre (19), autoridade ou funcionário do governo; 
- O Cavaleiro (1) + O Livro (26), correspondente, jornalista; 
- O Cavaleiro (1) + O Navio (3), amante estrangeiro, viagem ao exterior com a(o) amante; 
- O Cavaleiro (1) + O Chicote (11), treino; 
- O Cavaleiro (1) + O Jardim (29) + A Ancora (35), cliente; 
- A Casa (4) + O Cavaleiro (1),visita, hóspede; 
- A cegonha (17) + A casa (4) + O Cavaleiro (1), mudança no mesmo bairro ou cidade; 
- O Cavaleiro (1) + As Nuvens (6), notícias que esclarecem uma situação; 
- As Nuvens (6) + O Cavaleiro (1), notícias pouco clara, pertubadoras; 
- A Foice (10) + O Cavaleiro (1), entrevista ou encontro que não acontece; atenção a um perigo de acidente ou de sofrer uma lesão; 
- A Foice (10) + O Cavaleiro (1) + Os Pássaros(12), um encontro que será anulado telefonicamente; 
- O Chicote (11) + O Cavaleiro (1), multa por excesso de velocidade, negociação; 
- O Cavaleiro (1) + A Cegonha (17), voo domestico de avião, viagem que trás mudanças significativas na vida do consultante; 
- O Jardim(20) + O Cavaleiro (1), mostra esportiva. 

O Cavaleiro na CASA “ Grande mesa Lenormand” segundo o meu ponto de vista pessoal:

Casa 1 
Indica tudo que chega, que vem ao nosso encontro e nos trás novidade ou notícia importante. A carta que se hospeda nessa casa, nos vai dizer  que coisa ou quem será. 
O que ainda se pode ver nessa casa? 
- pensamentos ( planos, idéias, preocupações) - chegadas ( visitas, cliente, entrega dos correios ou de pacote, ou outro indicado pela carta que se hospeda nessa casa) - novidade (notícia) - negociação, venda ou outro visita - entrevista - deslocamento ou pequena viagem - veículo pessoal - atividade esportiva, física - animal de transporte ( cavalos, burros, camelos, iaque, renas, husky,etc.) 
Sugestão: A carta do Cavaleiro pode ser considerada como carta temática para conhecer a intenção da aproximação de alguém depois de um encontro.  
Vamos fazer alguns exemplos da carta do Cavaleiro em algumas posições das casas da “Grande Mesa Lenormand”? 
- O Cavaleiro na CASA 26 (O Livro), segredo em relação a um encontro ou deslocamento; estudos que induzem a fazer frequentes deslocamentos; 
- O Cavaleiro na CASA 2 (O Trevo),viagem breve, oportunidade, ocasião de sorte que chega através de um deslocamento ou um encontro; 
- O Cavaleiro na CASA 14 (A Raposa), falsa partida, risco de ser enganado durante um deslocamento; 
- O Cavaleiro na CASA 16 (As Estrelas),desejos, sonhos que começam a realizar; sucesso no esporte ou em uma viagem; 
- O Cavaleiro na CASA 20 (O Jardim), encontro de auto (moto), socialmente ativo, manifestante. 
      
Agradeço a você Emanuel por ter me hospedado na tua casa, pela amizade e afeto que você me dedicou e continua a dedicar. Agradeço também a Lu Summo, pela tradução do texto em língua Portuguesa. Um abraço afetuoso a todos vocês, que desejo poder dá-lo pessoalmente em breve. Obrigada!

24 comentários:

  1. Uau... Uma aula! Parabéns, Odete! Que excelente forma de darmos o pontapé em nosso caleidoscópio lenormânico! Muito obrigado! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Chris minha querida. Muito obrigada por todo carinho e fico tao feliz de saber que vc gostou do texto. Um beijao querida :D

      Excluir
  2. Muito legal! Deixou com gostinho de "quero mais" :). Parabéns Emanuel e Odete. bjs no coração dos dois.

    ResponderExcluir
  3. Uau! Maravilhoso o texto da Odete.
    só posso desejar uma coisa a você e a Odete: sucesso! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Regina, tb deseijo pra vc o maior sucesso do mundo <3

      Excluir
  4. Querida Odete,
    Para quem ama o Lenormand esse texto foi um deleite e um convite para mais ama-lo. Para os que não o conhecem fica o gosto de "amor a primeira vista", bem ao estilo do charmoso Cavaleiro.
    Que Sta Sara abençoe você, sua trajetória de vida e a energia do Arcano 1 seja sempre portadora de boas notícias!
    Bjus e prosperidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola minha querida Sonia. Estou tao feliz de receber a sua bencao. Vc è uma pessoa que eu admiro e respeito muito. Muito obrigada pelo carinho e pelo amor que vc me tem dado. Como nos aqui na Suica dizemos "Ti voglio tanto bene". Bjs

      Excluir
  5. Olá querida Odete,
    Que prazer ler seu texto, um deleite para os amantes do Lenormand, por suas mãos esse cavaleiro nos encantou a todos!
    Que essa inspiração lapidada no esforço e constância de seu trabalho possa continuar nos trazendo os frutos doces do seu saber.
    Que Sta Sara te abençoe e sempre inspire!
    Um bjo e um abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  6. Odete querida obrigada por compartilhar belíssimo texto e lição para a eterna aprendiz que sou! bjs

    ResponderExcluir
  7. O prazer è todo meu em divulgar o que sei com todos vcs. Compartilhar è nao deixar morrer o que sabemos e tb è uma forma de crescermos juntos. Muito obrigada pelo carinho que tenho recebito de todos vcs. Bjs Bh Taro

    ResponderExcluir
  8. Olá , no meu caso , pode me ajudar ? o que quer dizer?
    questionei sobre um rapaz de outro país , muito atraente e se ele viria para me visitar e sairam : cegonha+cavaleiro+casa+foice e pássaros ? como interpretar ? entendo que tem cartas mais positivas do que negativas ....

    obrigada,

    felicidades e paz!

    ResponderExcluir
  9. Realmente incrível, uma excelente aula de Lenormand. Só tenho a agradecer á todos, pois isso não tem preço!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada a todos pelo tamanho carinho ... fico tao feliz de saber que eate material serviu para os vossos estudos... muito feliz mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Realmente!

    Maravilhoso. Muito bom e muito enriquecedor.
    Sou bem iniciante, e sobretudo, com a mesa real, entretanto, no método que estou desenvolvendo, que é o método do olhar, venho utilizando essa dica que você deixou com o cavaleiro e a foice, e está dando super certo. Minhas interpretações ganharam muito mais precisão, depois que eu li as suas considerações sobre essa lâmina!

    E a questão da doença, com a carta da foice, é certeiro mesmo. Saiu essa combinação (FOICE + CAIXÃO) na mesa real que abri para um amigo, sendo que, na casa que fala sobre saúde, saiu a Carta A cobra, e eu disse que ele iria ficar doente, mas que seria passageiro. Dito e certo, três dias depois ele ficou bastante doente, por conta de uma virose bem semelhante a dengue.

    Claro que, a mesa real tem muitas possibilidades, e como eu sou iniciante com esse método, que uma cartomante muito amiga teve a generosidade de me ensinar, fico assim com receio de dizer o que estou entendendo, temendo estar errado. mas graças a Deus, estou me saindo bem!

    Odete,
    muitíssimo obrigado pela clareza e generosidade.

    Super beijo,
    Cleiton.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada querido Cleiton...beijos e muito sucesso na sua vida e leituras. E fico muito feliz por ter ajudado meu querido. Beijao

    ResponderExcluir
  13. Querida Odete, estou aprendendo a leitura da laminas e gostaria muito de sua confirmação para que eu possa ter a certeza de que posso ser apta a leitura das cartas. Fiz uma tiragem da seguinte maneira sobre o AMOR:
    Coloquei a carta cigano acima e logo retirei mais quatro cartas nas seguintes perguntas:
    Seus pensamento/seus sentimentos/sua intenção/sua atitude.
    Logo resultou em:
    Lírios+pássaros+cachorro+coração
    Confere o resultado positivo nesta relação futura?
    Agradeço muito a sua ajuda.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Que leitura maravilhosa. Um gosto de quero mais... Parece que minha mente ficou mais clara. Algo dentro de mim pulou, saltou, acordou... Um presente maravilhoso!!!
    Muito obrigada. Que Deus continue presente em sua vida!

    ResponderExcluir
  15. Oii parabéns pela matéria. Gostaria que vc me ajudasse. Perguntei sobre meu namoro, estamos passando por uma crise e queria saber se vamos superar. Saíram as cartas: Buque+estrela+livro
    O que significa?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Adorei o matéria .
    Então, eu perguntei se a pessoa que eu gosto vai se apaixonar por mim . Fiz um jogo e saíram as cartas: cavaleiro+ nuvens e navio... oque significa? me ajudem por favor :)

    ResponderExcluir
  17. nossa!!! fantástico! muito esclarecedor, didático e de fácil leitura. parabéns! estou eu aqui tentando fazer a leitura do meu jogo rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Olá Emamuel,
    Adorei o blog!
    E amei a descrição feita do Petit Lenormand em ponto cruz... Haveria algum livro ou site onde eu poderia encontrar a descrição das demais cartas?
    Desde já lhe agradeço!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...