terça-feira, 19 de abril de 2011

O Tarot das Bruxas e Magos


Olá pessoal. Em uma discussão sobre nossos decks favoritos no grupo Tarologistas, do Facebook, citei esse baralho como um dos mais interessantes que possuo.
Leia aqui a degustação.

Publicado pela Berkana Editora, acho realmente estranho ele ser pouco conhecido, pois é tão bonito! E, até a época em que eu o adquiri, o preço era realmente bem acessível. Não encontrei no site da editora esse livro a venda. Possivelmente a edição se esgotou.


Inspirado no Tarot de Marselha - uma tendência dos baralhos produzidos no século passado, como é o caso do Tarô dos Orixás, de Eneida Duarte Gaspar - é impactante pela suavidade a releitura proposta para A Morte. Olhe a perspectiva dada ao Enforcado, de baixo para cima! 


Só fui conhecer imagens com perspectivas sui generis como esta no Tarô Iniciático da Golden Dawn, editado pela Madras Editora (degustação aqui, imagens aqui).


Outra questão interessante é que são suprimidos os Arcanos Menores, sendo substituídos por cartas que representam os Quatro Elementos...


... e as quatro fases da Lua.


A relação entre esses dois fatores permite ao consultante oferecer ao consulente um ritual ligado ao Elemento escolhido, para ser feito na fase da Lua escolhida, como auxílio complementar aos prognósticos da leitura.  
Um baralho interessante, sem dúvida, e bem acessível a quem está começando na Arte. Recomendadíssimo!
Abraços a todos!




Pessoal, está acabando o tempo para o sorteio... Não percam tempo! Deixem seu comentário aqui neste link, ou cliquem no canto superior direito do blog, e concorram! ^^

2 comentários:

  1. As figuras do tarot iniciático da Golden Dawn são um pouco diferentes. Rainha, cavaleiro, principe e princesa, sendo que o de Marselhas tem: Rainha, rei, cavaleiro e valete. Qual é a correspondência ? O cavaleiro é o rei, o principe o cavaleiro e a princesa o valete ? Será isso ?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thiago. Sim, elas são diferentes justamente por seguirem a estrutura da G.'. D.'.; contudo, essa mesma estrutura foi revista por Aleister Crowley em seu Thoth Tarot e ignorada por Arthur Edward Waite em seu Rider. Se colocássemos lado a lado, teríamos:
    Rei (Marselha) Cavaleiro (Thoth) Cavaleiro (Rider) = Fogo
    Rainha = Todas correspondem à Agua, única figura da Corte que não sofre alteração.
    Cavaleiro (Marselha)Príncipe (Thoth) Rei (Rider) = Ar (no Marselha, os Cavaleiros correspondem a Mensageiros)
    Valete (Marselha) Princesa (Thoth) Pajem (Rider) = Terra.
    Teremos em breve postagens esclarecendo esses tópicos, Thiago.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...