terça-feira, 5 de abril de 2011

Da ética profissional. Reportagem da EPTV.


Olá pessoal. Depois da nossa conversa sobre as mentiras e a Cartomancia, cá estamos com uma reportagem feita pela EPTV (assista aqui). 
Como diria o Arieron, no comentário da postagem supracitada, "achologia e chutemancia (mentir com as cartas) ainda fazem parte do currículo de meia dúzia de 3 ou 4...".
É absurdo pensar que existem pessoas capazes de fazer isso. Mas não existem médicos picaretas? Não existem políticos honestos? Não existem enfermeiros incapazes? Até o Exército se deparou com um coronel fictício... 
Logo, não devemos colocar todos os profissionais de determinado ofício sob o mesmo guarda-chuva. É ofensivo, para mim, ter meu trabalho de interpretação das lâminas relacionado com trabalhos de magia que usam velas de R$120,00. A função do ritual, pós Cartomancia, é harmonizar o consulente com seus desejos, já que o ritual é a manifestação material de um desejo; a concretização do mesmo, contudo, cabe ao executor. Por isso, rituais são ensinados, não pagos para serem feitos. 
Enfim. Escolham bem os profissionais com os quais se relacionam, e não permitam abusos. Polícia existe e estelionato é crime.
Da mesma forma, que não haja entre nós quem ache que cartomancia resolve problemas, pois isso é pueril; a cartomancia apresenta a situação como está, direcionando o consulente para o que for mais adequado, de acordo com sua vontade.
Em contraponto a essa reportagem, leiam o texto do Nei Naiff sobre a regulamentação da profissão de cartomante e tarólogo, no Clube do Tarô.
Abraços a todos.


Em tempo: Participe da enquete que está no canto superior direito, e me conte o que você quer ler no Conversas Cartomânticas!

5 comentários:

  1. Emanuel,

    a ruma de picaretas é grande, mas creio não ser maior que as dos profissionais sérios.

    O sensacionalismo joga todos oraculistas e espiritualistas na vala comum ou debaixo do mesmo guarda-chuva da pilantragem...

    Pena que não fazerem reportagem com as pessoas que prestam serviços responsáveis...

    Ou sobre jornalistas sem ética e moral...

    Continuemos nós a fazer o que temos de discernimento em nosso melhor!

    Abraços do Ari.

    ResponderExcluir
  2. Oi Arieron. Verdade seja dita: a gente se revolta, depois cai na real que não há a intenção de balizar as coisas, de se olhar o outro lado da balança...
    Quantas dessas pessoas, atendidas desse modo, não receberam previamente um "não executo serviços desse tipo" de profissionais devidamente gabaritados?
    Quem procura, acha.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. É certo que a culpa não morre solteira. Quem procura respostas desse tipo, está em parte procurando vigarice.

    Isso me faz lembrar o crédito ao consumo. Sabe porquê? Porque as pessoas quando vão procurar quem lhes empreste dinheiro, não ligam para que % de juro vão pagar, nem se terão capacidade financeira para satisfazer as prestações. Mas depois quando não têm como pagar e são penhorados, a culpa é sempre da financeira que emprestou. Não do consumismo desenfreado.

    Aqui é o mesmo, as pessoas em vez de fazerem auto-análise e reflexão, desenvolverem o seu auto-conhecimento pessoal, vão buscar respostas em magia. Sem entenderem que nada acontece por acaso, não há milagres!

    Até acredito em ciência divinatória mas creio que grande parte das respostas são para clarear nossos raciocinios. Iluminar o que está oculto. Há sempre o livre arbitrio no meio de tudo que nos permite optar dentro do que aparentemente está pré-destinado.
    Beijo e não esquenta cabeça,
    há sempre joio no meio do trigo,
    mas, nem todo o trigo é joio!
    Rute
    P.s.-Amanhã é a Teia Ambiental, se estiver a fim já sabe...será bem vindo nesta blogagem também.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rute! Tudo bem?
    Pois é, a culpa não morre solteira, e geralmente deixa filhos e netos!
    Perfeita sua observação. Acredito que o papel do bom cartomante está em apresentar prognósticos, não resolver problemas - o que, aliás, ele não poderia nem se quisesse!
    E quanto à blogagem, já está pronta! Obrigado por ter me ensinado a postar com data marcada!
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Emanuel, eu adorei o Blog!
    Uma pena meu Pc estar zuadinho agora.Vou ter que formatar amanhã e logo mergulharei aqui! Já está salvo e amanhã deixarei em meus favoritos!
    Há tempos busco saber mais sobre cartas, tarôs e afins... Eu não acreditava muito nisso até ter tido a prova...
    Vou espalhar o Blog pra pessoas tão interessadas quanto eu.
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...