sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mentiras e a Cartomancia





Olá pessoal. Primeiro de abril, dia de mentir, dia de divertir-se com a confiança dos outros... Será mesmo?




As mentiras são formas evasivas de se convencer alguém de algo que se deseja, frequentemente para prejuízo daquele que as ouve ou outrem, relacionado ao tema, ou ainda benemérito de quem as conta. Contudo, a sabedoria popular nos mostra que suas possibilidades são limitadas, ou, conforme o próprio dito, "suas pernas são curtas".


Conforme a Wikipédia, "Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]" (...)


(...)na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente."

Para a Cartomancia, as mentiras não são novidade. Desde, ou até mesmo, Machado de Assis deu a entender que Cartomancia e embuste seriam sinônimos. É aí que reside o nosso maior problema. Mentir já não é boa coisa. Mentir com as cartas no meio, é confusão, no mínimo, na certa.
Não há explicações ainda, precisas, do porquê da Cartomancia funcionar. Teorias temos aos montes, questionáveis como deveria ser. Contudo, e ainda bem, a cartomancia não precisa de justificativas para funcionar. Ela funciona.
Mas, se a postura adequada é manter a mente serena e livre de preconceitos, julgamentos e prerrogativas, o que acontece quando tentamos manipular as cartas? Normalmente, duas possibilidades se apresentam: 1. O baralho trunca e as respostas não vêm. 2. O baralho responde exatamente do jeito que você quer ler.
Na primeira possibilidade, é apenas um aviso de que é melhor parar. Normalmente se aplica aos casos em que a ansiedade, prima-irmã da mentira, aguarda uma resposta precisa para algo que naturalmente se encaminharia para o outro lado. A segunda possibilidade se aplica aos casos em que a primeira não consegue frear o cartomante e/ou o consulente.
Por favor, pare na primeira, se você for o cartomante.
Agora, caso seja o consulente, atente-se para alguns sinais de que a consulta é furada: 1. O Cartomante conversa muito com você antes da consulta, não para esclarecer o método do jogo, mas para colher informações sobre o seu problema; 2. o Cartomante utiliza formas evasivas de abordagem do tema, sem apresentar o panorama que as cartas oferecem para tal prognóstico; 3. O cartomante apela para o medo, para espíritos de outro mundo, seres estranhos e outras possibilidades, que pedem um trabalho ou coisa parecida. Cartomancia é diagnóstico, não é feitiçaria. 
Abraços a todos, e feliz dia de hoje! Em verdade no trabalho, mentindo (um pouquinho só) pra se divertir!

5 comentários:

  1. Fica sempre o ponto de interrogação (?) no ar, não é mesmo!!
    Dá para acreditar nestas "coisas" divinatórias ou não dá? E como saber se a pessoa é verdadeiramente espiritual ou amplamente materialista?
    Gostei das dicas para detetar uma consulta furada. Muito uteis. Obrigada. Porém nunca visitei um/a cartomante.
    Por falar em mentira, aliás muito bem colocado esse post no dia 1 ABR, já ouviu falar no filme:
    A Invenção da Mentira

    Se não assistiu, recomendo q o faça. Isto no caso de gostar de cinema. Eu A-D-O-R-O!
    Beijo além-mar,
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Muito bom manu, adorei saber da existência do periodico A Mentira hahaha. Deixo aqui um carinho pra vc, amigo cartomante querido.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rute! Sempre é bom procurar um profissional. Contudo, um bom profissional não significa, necessariamente, um profissional caro. Em cartomancia, a confiança vale mais que quaisquer cursos ou tempo de leitura que o Cartomante possa ter.
    E quanto ao cinema, SIM! Eu gosto muito. Estão engatilhadas postagens sobre o filme Cisne Negro (já assistiu?) Ainda que ele não verse sobre Cartomancia, existem ali aspectos passíveis de análise que são de deixar qualquer um pensando por dias. Aproveitando o ensejo, obrigado por ter me ensinado a programar postagens para dias específicos!
    Oi Gabi! Carinho sempre recíproco, tenha certeza!!!

    ResponderExcluir
  4. Emanuel,

    achologia e chutemancia (mentir com as cartas) ainda fazem parte do currículo de meia dúzia de 3 ou 4... o_O (O #BT veio ao mundo num 1º de abril)

    []'s no6!

    ResponderExcluir
  5. Arierom, parabéns! É um prazer lê-lo, e desejo que nossas conversas cartomânticas continuem por muito tempo...
    Falando em mentiras... http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/cartomantes-e-videntes-prometem-solucao-ate-para-problemas-que-nao-existem/1476891/

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...