domingo, 1 de janeiro de 2012

Sete Naipes de Trezentas Postagens



Chegamos a tricentésima postagem. Um número considerável de reflexões. Em três anos, seriam cem por ano - ainda que o ano não tenha terminado (o Ano III, na verdade, acabou de começar, assim como 2012) e eu não pretenda parar de postar por ora. Mas números são significativos e merecem atenção (eu que o diga - estou cada vez mais surpreso com a Numerologia).
E a tricentésima primeira é um convite e um desafio do meu irmão Euclydes Cardoso Jr., do TarotCabala. É uma honra participar dessa blogagem que me faz rever o Conversas Cartomânticas com olhos de primeira vez, numa data tão própria para revisões e reavaliações dos rumos a tomar. Makhtub.
Seguem abaixo meus sete links.

1. Meu post mais bonito:

Engraçado. Sem demagogia, tento fazer todos os posts "bonitos". Acho que a inter-relação entre imagem e texto é fundamental, já que lidamos com uma arte mnemônica por aqui. Mas, se fosse para eleger, elegeria Lenine e o Tarot, porque ver o Shadowscapes depois de ouvir é o que me interessa é uma experiência única, e divisora de águas.

2. Meu post mais popular:

Sem sombra de dúvidas, Poker e Cartomancia: uma análise possível?. É o mais acessado desde que foi publicado. As relações entre os jogos de cartas merecem atenção para além do óbvio. Sempre. Ou pelo menos, todas as vezes possíveis.

3. Meu post que gerou mais controvérsia:

Foi sobre o Guia do Tarô. Essa obra, que propunha a obtenção de um Waite-Smith, me enganou direitinho. Mas acho que não fui claro na exposição de meus argumentos.

4. Meu post que ajudou mais gente:

"Ajudar", nesse caso, é um termo bem capcioso. Existem os posts que tocam mais, e recebo feedbacks extremamente satisfatórios. Mas em termos de Cartomancia, creio que foi o post significados do Petit Lenormand/Baralho Cigano, um "resumão" de como interpretar as cartas deste baralho.

5. Meu post cujo sucesso me surpreendeu:

O post sobre a Carta Diagnóstico. Para mim, é algo tão cotidiano saber se posso jogar cartas antes de efetivamente abrir o oráculo que não pensei que pudesse modificar a metodologia de abertura de tantos colegas. 

6. Meu post que não recebeu a atenção que deveria:

Em termos de estudo, seria o Tarô e a Monalisa. Acho que a ideia ali lançada mereceria maior diálogo. Se falássemos de participação dos leitores, creio que o Música e Cartomancia: sonoridades dos Arcanos. Adoraria mais colaborações.

7. Meu post que mais me dá orgulho:
O que eu analiso a dead man's hand. Eu me surpreendi com a ideia, e mais ainda com o resultado. Tem coisas que a gente só sabe o começo quando começa a escrever, cujo final segue linhas próprias.

Sete blogueiros a quem sugeriria fazerem o mesmo:

Bem, aí complica. Conheço pessoas excelentes nesse sentido, e faço a listagem do Euclydes a minha, como a do Leo Chioda, que o antecedeu - o que faz com que minha lista tenha 21, e não sete, membros. Acho que a ideia original era essa... Seguimos indicando sem perder de vista quem já foi indicado. Então, indico:

1. Priscilla Lhacer, do Amor, o Próprio.
2. Barbara Guerreiro, do Guerreira Interior.
3. Luciana Onofre, do Taroteando.
4. Deborah Jazzini, do blog homônimo.
5. Regina Guigou, do Universus Guigou.
6. Igor Freire, do Taralho
7. Sandra Ayana, do Ayanatarot.

Aproveito o ensejo para agradecer ao irmão Euclydes e a todos que por cá passam. Obrigado.  Pela partilha, pelo aproveitamento, pela celebração e divertimento - porque a Arte é digna de respeito, não de seriedade excessiva. Cada coisa em seu lugar.
E aqui nos divertimos enquanto partilhamos. 
Abraços a todos.

4 comentários:

  1. Obrigado pelo carinho! Sem palavras contigo, você é um amigo muito querido! Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Que deleite reler estes artigos mano.
    Fraternalmente... Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  3. Valew pela dica do livro, de fato estou me divertindo com o Taro Zen, bjs!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...