segunda-feira, 27 de julho de 2009

Significados do Petit Lenormand / Baralho Cigano.

Olá pessoal. Esse post foi retirado do meu blog antigo, Cartomancia - Por Emmanuel. Como esse post foi feito há alguns anos, eu perdi alguns dos links que me serviram de fonte, eximindo-os deste post, e modifiquei algumas informações que, com o tempo, verifiquei serem anacrônicas. Essa versão portanto é atualizada e ampliada em relação à anterior.
Conforme sabemos, não existe um baralho cigano, mas sim um baralho dito cigano e uma dita forma cigana de jogar (incluo uma aqui, só que com o Tarot). O baralho dito Cigano foi creditado, ainda no século XIX a uma francesa, Marie Anne Adelaide Lenormand, nascida em 27 de maio de 1772 em Alençon, França. Era uma cartomante muito popular e entre seus clientes podemos citar Napoleão, Josephine de Beauharnais, Robespierre, Louis XVIII entre outros. Uma resenha excelente sobre sua vida e seu baralho encontra-se no Clube do Tarô, de autoria de Constantino K. Riemma.
Além de cartomante, Mademoiselle Lenormand era astróloga, quiromante, numeróloga e tinha muitos outros conhecimentos como geomancia, dominomancia, cafeomancia. Ela revolucionou o conhecimento da Cartomancia, na época, utilizando flores, ervas e talismãs junto com seu jogo de cartas, como podemos observar no Grand Jeu de Mlle. Lenormand, de 54 cartas. - as 52 do baralho comum mais duas, representando o homem e a mulher mais importantes para a consulta. Segundo o Alexander, do blog Lenormando, esse baralho bebe diretamente na fonte aberta por Etteilla, a hipótese mais plausível e mais aceita até então pelos que buscam uma origem para essas cartas.
Sendo esse baralho de 54 cartas complexo e de difícil compreensão, Mlle. Lenormand criou uma segunda versão, o Petit Lenormand, de 36 cartas. E é esse último que foi adotado pelos Ciganos. Sabendo que Etteilla trabalhou com o Baralho de Piquet, de 32 cartas, somando mais uma, o consultante, e vendo nos baralhos de Lenormand tal referência, fica atestada sua referência em Etteilla.
Com seu desencarne, em 25 de junho de 1843, muita desta sabedoria desapareceu com ela. incluindo suas fontes e métodos que utilizou para desenvolver o seu próprio Somente cinqüenta anos depois, alguns manuscritos de Lenormand foram recuperados e mais tarde divulgados - ou melhor dizendo, relidos.
Nesse vídeo temos algumas atribuições às cartas Lenormand, em inglês, que correspondem ao livretinho que acompanha qualquer desses baralhos mais simples, aqui no Brasil. Esses significados, muitas vezes estão impressos nos baralhos; são oriundos de pequenos poemas que são vistos, por exemplo nas Cartas Mundi - por exemplo, na carta 24 (thanks, Alex, por essa informação). Os poemas, é importante dizer, diferem de edição para edição do baralho.
Todavia, sendo nômades e de natureza mágica, os Ciganos se apropriaram do oráculo e dele usufruiram, assim como da Quiromancia e do Tarot, desempenhando, muito bem devo dizer, tais mancias. Por isso, podemos dizer também que o fato desse oráculo não ter sido perdido foi devido ao esforço desse povo mágico e sofrido para sobreviver, tendo nas mancias um meio de troca que lhes permitia conseguir algum dinheiro.
Minha experiência particular com esse baralho me permite dizer que embora simples, de forma alguma esse oráculo é superficial. Ao contrário, suas respostas são diretas e francas, como as de um bom amigo. Mais que isso: com a devida compreensão, estudo e - claro - com o auxílio de egrégoras podemos ver além da compreensão literal das lâminas.
É importante, porém, frisarmos que esse baralho sofreu modificações com o tempo, desde sua utilização na França até sua chegada no Brasil. Devemos, inclusive, a Katja Bastos e César Bastos, com sua edição do Tarot Cigano, algumas da interpretações que perpetraram no nosso imaginário e nas publicações seguintes à essa publicação, que acresceram a esse baralho um quê de Brasil, aproximando-o de nossa realidade, mas afastando-se da tradição - vale a pena comparar a edição, de 1993, dos referidos autores, com as edições posteriores de diversas editoras, sobretudo no que concerne à atribuição de determinados Orixás à certas cartas.
A melhor edição deste baralho que encontrei, aida que com imagens simples, foi o Baralho de Ver a Sorte, Série Pingüim, da COPAG. Contudo, essa edição está esgotada e, pelo que percebi quando entrei em contato com a empresa, não há interesse em reeditá-lo. Uma pena, pois além de bonito, o baralho possui a durabilidade das cartas COPAG, garantindo uma vida útil bem bacana e possuindo um deslize entre as mãos muito bom; seu tamanho também facilita a manipulação. Minha versão favorita desse baralho, sem dúvida.

Mas voltando...
Mesmo sem uma história coesa, devidamente organizada, estamos diante de um oráculo fascinante, sem dúvida.
Segue minha interpretação das lâminas. Creio que, obviamente, não é a melhor, dado ser baseada em palavras-chave, mas foi a que abriu as portas do oráculo para mim. Baseado na apostila Tarô Cigano: Breves considerações... de Silvia Theberge. Como esse post foi retirado de um blog anterior, resolvi ampliá-lo, baseado em meus estudos da cartomancia.

01 - O Cavaleiro - 09 de Copas
Concretização, sexualidade, velocidade (acelera o tempo da previsão). Carta sob influência de Exu.
02 - O Trevo ou os Obstáculos - 06 de Ouros
Dificuldades momentâneas, atrasos. Se bem que já ouvi falar que significa sorte passageira. - para aqueles que seguem a tradição francesa, inclusive esse significado está no vídeo que postei. Mas não funcionou para mim com esse significado não.
03 - O Mar ou o Navio - 10 de Espadas
Viagem, saúde (alguns cartomantes vêem saúde na carta 05), mudança inexorável. Indica velocidade também, mas ao invés de ser uma aceleração, como o Cavaleiro, está mais próximo do sentido de "tempo certo". Carta sob influência de Yemanjá.
04 - O Equilíbrio ou a Casa - Rei de Copas
A casa, a família, o lar, em alguns casos o corpo físico. Indica homem gentil, psicólogo (se junto a 20) ou médico (junto a 30)
05 - As Árvores - 07 de Copas
Comunicação, troca, compartilhar, prosperidade. Alguns cartomantes vêem nessa carta questões de saúde. Carta sob influência de Oxóssi e dos Caboclos.
06 - As Nuvens - Rei de Paus
Confusões, instabilidade, stress, brigas. Carta sob influência de Iansã.
07 - A Serpente do Arco Íris - Rainha de Paus
Fofoca, intriga, inimizade próxima, traição, esperteza. Representa geralmente a(o) amante. Carta sob influência de Oxumaré.
08 - O Caixão ou a Vela ou a Caveira - 09 de Ouros
Morte, perda, prejuízo. Atrasos. Pode representar também uma vida passada. essa carta também representa os espíritos que ainda não conseguiram Luz para recuperar a consciência (Eguns).
09 - A Chuva ou o Ramalhete - Rainha de Espadas
Sabedoria, felicidade, sonhos realizados, lentidão (torna lenta a realização da previsão). Representa pessoas mais velhas, geralmente a avó. Carta regida por Nanã Buruquê.
10 - A Foice - Valete de Ouros
Transformações, cortes. Carta sob influência de Obaluaiê.
11 - O Chicote - Valete de Paus
Magia, poder, força de vontade. Competição. Ambição.
12 - Os Pássaros - 07 de Ouros
Alegrias, affairs, "namoricos", pequenas coisas que muito significam. Emoções leves. Neutraliza a influência da carta 07.
13 - A Criança - Valete de Espadas
Pureza, inocência, imaturidade, os filhos, o jovem mais importante da vida do consulente - os demais serão representados pelos outros três valetes (10, 11, 24). Influência dos Erês.
14 - A Raposa - 09 de Paus
Armadilhas, covardias, problemas inesperados, contudo, relaciona-se com situações, não necessariamente com pessoas - uma situação tensa, não necessariamente causada de maneira intencional por uma pessoa.
15 - O Urso - 10 de Paus
Amizades falsas, o "amigo urso", influências negativas de outros planos ("encostos"). Aqui temos a intenção de alguém em prejudicar ou oprimir o consulente.
16 - A Estrela - 06 de Copas
Sorte, karma - no sentido de sorte ou destino - , confiança, alegria, felicidade. Recompensa.
17 - A Cegonha - Rainha de Copas
Novidades, gravidez, mulher amiga, confidente, auxiliar.
18 - O Cão - 10 de Copas
Amigo fiel, Anjo da Guarda, neutraliza 15.
19 - A Torre - 06 de Espadas
Isolamento, espiritualidade, "ver de cima". Solidão ou solitude - depende da postura do consulente.
20 - O Jardim ou as Ervas - 08 de Espadas
Cura, medicina (pode indicar intervenção médica ou cirúrgica), coisas/situações a caminho devido ao esforço e postura do consulente. Resultados. Influência de Ossain.
21 - A Montanha - 08 de Paus
Justiça, o Poder Maior, Direito. Carta kármica: o que você merece lhe será dado, independentemente do que você acha que merece. Influência de Xangô. Essa carta também é interpretada como dificuldades e obstáculos que se mostram intransponíveis, ou que necessitam de um grande esforço para serem transpostos.
22 - Os Caminhos - Rainha de Ouros
Possibilidades, caminhos a serem trilhados ou desvios dos problemas. Carta sob influência de Ogum.
23 - O(s) Rato(s) - 07 de Paus
Desgastes, pequenos roubos, obssessão espiritual. Atente para essa carta pois ela pode indicar tanto indolência quanto depressão - o que pode ser exatamente a raiz do problema do consulente.
24 - O Coração - Valete de Copas
Todos os sentimentos são representados por essa carta, desde os mais puros aos mais sombrios, de acordo com as cartas que a acompanham. De qualquer forma, sempre representa emoções intensas. Emoções suaves são em 12.
25 - O Anel ou as Alianças - Ás de Paus
Alianças, sociedades, casamento. A natureza dessas alianças é dada pelas cartas que lhe cercam.
26 - O Livro - 10 de Ouros
Trabalho, estudo, negócios. Materialismo. Mistério, segredo.
27 - A Carta - 07 de Espadas
Convites, cartas, recados, sonhos, avisos. Atente para as cartas ao redor de 27; elas indicam os primeiros passos que o consulente pode dar em direção à solução do que o motivou a se consultar.
28 - O Homem - Ás de Copas
A figura masculina mais importante da vida da consulente, o próprio consulente. As demais figuras masculinas estarão representadas nos Reis (06, 04, 30, 34)
29 - A Mulher - Ás de Espadas
A figura feminina mais importante da vida do consulente, a própria consulente. Representa a energia Cigana do baralho. As demais mulheres estarão representadas pelas Rainhas (07, 09, 17, 22)
30 - Os Lírios ou os Rios - Rei de Espadas
Paz, tranquilidade, ser guiado ao caminho certo e desviado dos obstáculos suavemente. Recebe influência de Oxum. Pode indicar um homem da lei, militar, médico (junto com 04) ou advogado (junto com 21)
31 - O Sol - Ás de Ouros
Iluminação, cura, purificação, sabedoria, sucesso, prosperidade. Recebe influência de Oxalá: Oxalufan, se rodeado de cartas Yin, Oxanguian, se rodeado de cartas Yang.
32 - A Lua
Honrarias, merecimentos, intuição, inimigos ocultos, segredos e mistérios, mediunidade ou herança (material ou espiritual - atente-se para o derredor dessa carta).
33 - A Chave - 08 de Ouros
Soluções para os problemas apresentados. Fechamento ou abertura de alguma questão.
34 - Os Peixes - Rei de Ouros
Matéria, dinheiro, riqueza. Carta neutra; são as cartas que a ladeiam que lhe dão o devido significado. Pode representar o chefe ou superior imediato. O provedor de recursos.
35 - A Âncora
Fé, firmeza, resoluções, segurança. Indica muito mais uma postura do consulente do que uma situação externa.
36 - A Cruz - 06 de Paus
Vitória. Finalização proveitosa. Influência dos Pretos-Velhos.

Como efetuo o jogo

Abro o jogo com uma oração pessoal, pedindo que a Visão se abra para que eu diga apenas a Verdade que o consulente precisa ouvir, mesmo que ele tenha vindo buscar outra;em seguida, corto e retiro uma carta para saber se posso abrir o jogo e quais energias influenciarão a consulta, assim como quais são as áreas da vida do consulente que serão mais focadas. Em seguida, disponho as cartas pelo sistema da Mesa Real (vide post abaixo), que se utiliza de todas as 36 cartas. Após a leitura, caso o consulente ainda tenha dúvidas, respondo cada uma de suas perguntas com cinco cartas e, após sanar suas dúvidas, retiro uma mensagem final contatando a energia cigana.
Encerro com uma oração pessoal, dizendo "fecho este jogo mas não fecho seus caminhos. que você possa caminhar sempre para a Luz, e eu possa ver cada vez mais e melhor, para o bem de todos os envolvidos."

Até o próximo post.

22 comentários:

  1. OLá Emanuel,

    Entrei por acaso no seu blog atarvés da busca por interpretação do Baralho cigano da Lenormand e adorei alguns tópicos. Sempre gostei de cartas elas me atraem , ou eu atraio elas , não sei, mas em todo caso quero aprender mais e quem sabe algum dia vir a colocar as cartas , mas como ajuda para as pessoas que as vezes querem esclarecer , clarear ou tomar decisões; Sou espírita e temos compromisso com o plano superior. E como venho sonhando com essas cartas e não sei pq, vejo que possa ser o sinal para fazer a iniciação e se puder me orientar agradeceria. Um abraço e parabéns pelo seu lindo Blog.

    ResponderExcluir
  2. tarotoraculos.blogspot.com, um abraço e continue

    ResponderExcluir
  3. Olá smedella. Muito obrigado por seu contato! Tentei entrar em contato através do seu blog, mas não consegui. Caso queira entrar em contato novamente, estarei às ordens!
    E, novamente, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Na minha loja eu tenho o Baralho para ler a sorte da Pinguim!

    www.magiadeamor.com.br

    página loja virtual categoria baralho cigano

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela indicação, fica a dica e o contato para os interessados em adquirir tão excelente material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATUALIZAÇÃO: A Copag reeditou o baralho, em um preço muito acessível. E o livreto, atualizado, foi escrito por mim.

      Excluir
  6. olá gostaria de saber se alguém teria o baralho da katia bastos para vender, obrigada
    Mônica flomeri@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Mônica, entrei em contato com a Katja, ela tem para vender... www.trybocosmica.com.br. Entre em contato!

    ResponderExcluir
  8. curti muito seu blog e suas dicas
    sorte!

    ResponderExcluir
  9. adorei!!
    Estou ha alguns anos estudando o LENORMAND de 36 cartas,fiquei surpreso o quanto este simples oraculo pode nos envolver com tanto amor.

    ass LEONARDO SANTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, são mais de dez anos de história comigo. E espero que continue, e por muito tempo.

      Excluir
  10. Parabens pelo blog,Emanuel!

    ResponderExcluir
  11. Olá Emanuel!
    Estou estudando um baralho que caiu em minhas mãos, e eu estava procurando algumas interpretações de combinações, e qual foi minha surpresa ao encontrar seu site, tão rico em informações! Que gentileza! Aprendi muito! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, muito obrigado! Qualquer questão, estou às ordens!

      Excluir
  12. Adorei esse blog!!!!! gostaria de pedi-lhe para colocar as personaliddes das pessoas atraves do baralho cigano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, desculpe a demora. Prepararei um artigo só sobre isso.

      Excluir
  13. Adorei esse blog!!!!!! voce poderia descrever as persolalidades das pessoas através do baralho cigano????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Providenciarei sim! Pode deixar!

      Excluir
  14. Maravilhada com o mundo dos Ciganos. Em 2012 fiz um curso do baralho, entendí que precisava me aprofundar e mês passado fiz outro curso e agora estou devorando as informações e os oraculistas. Tenho atendido algumas pessoas e me realizado com as Graças, que "recebemos. Enfim, estou anestesiada de tanta alegria. Parabéns pelo seu blog, por seu carisma e por todas as coisas. Gratidão Profunda. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, que gostoso ler seu comentário. Estou com um curso de Lenormand, sobre os naipes, no Espaço Merkaba, no finalzinho de setembro. Seria um prazer encontrar você lá.

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...