domingo, 15 de dezembro de 2013

Conversas Cartomânticas: Ano V!



Olá pessoal! Quem diria, quem diria que chegaríamos ao ano V!
Sinceramente, tem momentos em que paro e penso, puxa, como o tempo passou rápido. De uma ideia simples - conversar com as pessoas sobre o que eu pensava sobre a Cartomancia em geral - surgiu esse universo de conversas. Várias, pluridisciplinares.
Esse ano, em especial, quando adentramos a combinação do planeta Saturno com o Arcano VI, confesso que tive medo. Medo mesmo, de pensar na responsabilidade que é estar em contato com vocês, o tempo todo. Estar à disposição, estar à serviço, como professor e como cartomante. A coisa é muito séria, gente. Aquilo que é dito tem que ser balizado por dois crivos, um menor que o outro: base teórica e base prática. Em Cartomancia, como posso afirmar algo que não entendi, visceralmente? 


Falando em entendimento visceral, a série Doze Meses com os Enamorados me impressionou, muito. Dez colaborações que se entrecruzaram, cavando em mim um vazio pleno de fertilidade. Se tinha algumas dúvidas na leitura dos Enamorados, elas ficaram para trás com tamanho esclarecimento. Agradeço enormemente os participantes. Sugiro que leia todos os textos:
Janeiro: Robert M Place; Fevereiro: Claudia MelloMarço: Kelma Mazziero;  Abril: Yubertson MirandaMaio: Regina GuigouJunho: Euclydes Cardoso JrJulho: Veet PramadAgosto: Pietra di Chiaro LunaSetembro: Giordano BertiDezembro: Giancarlo Schmid


Eu tive que dar um tempo na série A Aventura do Herói em sua Autodescoberta. Haviam lições que eu precisava aprender. Coisas que eu precisava digerir. E, como disse acima, não sei escrever sem sentir o processo dentro de mim. Por mais bobo que isso possa parecer, cada linha que eu escrevo é sentida, e se você sente também, é porque o sentimento foi compartilhado. Nunca é unilateral, retórico. É uma conversa, oras, tem que ser assim. 
A parte boa é que esse ano ela volta com tudo! 


Da mesma forma, dei um tempo no Game of Thrones Lenormand. Deste, no caso, porque me cansei, enjoei. Qualquer pessoa que leia com sofreguidão os cinco livros entenderá perfeitamente meus motivos. Retomarei esse ano, também, com novo fôlego e novas impressões. Mas, sério, precisava me afastar dessa história um tempo. 
Visceral demais até para mim.


Por outro lado, mesmo com esses vazios nas postagens iniciadas na primeira metade do ano, a nossa produção foi alta. Temos as mais diversas contribuições na blogagem coletiva Petit Lenormand, em homenagem à Odete Lopes. Estamos na metade do baralho, ainda temos muito para ler. E, sabe? Só coisa boa. Mesmo. Todos de parabéns no processo.


Esse ano foi muito produtivo, em amplo sentido, para além do blog. Participei do processo de desenvolvimento do livreto para o Gilded Reverie Lenormand, de Ciro Marchetti. Uma honra participar como o único representante do Hemisfério Sul dessa publicação. Adquira aqui o livretinho em pdf.


Contamos, para a alegria geral da nação, com a reimpressão do Baralho Para Ver a Sorte, atualizado - tive a honra de escrever o livretinho que o acompanha. Para quem acompanha o blog já há algum tempo, essa é uma vitória. Estive, há alguns anos, caçando um baralho desses, de segunda mão, de tão desesperado que estava por não ter um para trabalhar. A COPAG, uma das maiores empresas de baralhos do mundo, foi generosa comigo, e é parceira do Conversas desde então. E hoje, não só eu tenho, como qualquer um pode ter - é um dos baralhos de maior acessibilidade do mercado brasileiro, unindo um preço fantasticamente barato à qualidade incomparável da COPAG [Falando nisso, esse foi o primeiro ano em que tivemos o Dia do Baralho!]. Preciso dizer mais? 


Preciso. Sou co-autor do primeiro livro da Lo Scarabeo em português. Agora, temos um Petit Lenormand com conteúdo atualizado conforme nossa prática no Brasil. Brevemente teremos o lançamento oficial, mas, ainda assim ele já está acessível - é só entrar em contato com o Amor, o Próprio.


Estive em quatro eventos esse ano como participante, que comento abaixo, um como ouvinte - Mystic Fair Sampa - e de um fui entusiasta - o Tarolog, embora não tenha podido ir. Na Mystic Fair Rio, estive com meus queridos, conversei, carteei, aprendi e ensinei. O bom de todo evento é o encontro, o diálogo, a perspectiva de abrir a mente para outras possibilidades. Nesse evento, em especial, quero deixar aqui meu agradecimento ao Giancarlo Schmid, um querido. Nossas conversas são sempre proveitosas, aprendo muito contigo. E, como não poderia deixar de ser, às minhas queridas Prem Mangla, Tânia Durão, Sonia Boechat e Chris Wolf. Vocês dão sentido ao que é ser cigano nesse mundo.


Na II Mesa Redonda sobre as Cartas Ciganas, organizada pela Tânia Durão, além de estar entre pessoas maravilhosas com as quais tinha contato prévio online ou que tive a oportunidade de admirar ao vivo (Julia e Paulinha, meus amores!), tive a oportunidade de dialogar e apresentar minha pesquisa sobre os naipes do Petit Lenormand. Algo inédito até então e que, dados os feedbacks que recebi, só me estimula a escrever mais sobre isso. Muito obrigado, pessoal. Aqui, quero agradecer em especial ao Alexsander Lepletier pelo apoio, e ao Marcelo Bueno e a Cris Mendonça pelos constantes toques.


Na III Confraria Brasileira do Tarot, organizada pela Pietra Di Chiaro Luna e pelo Edu Scarfon, estive novamente entre queridos - a melhor parte! - pude falar sobre algo que inspira grande reflexão na minha prática: a questão de qual baralho utilizar. Dessa palestra surgiu um texto que foi publicado no Clube do Tarô, e que pode ser baixado aqui, cujos feedbacks me deixaram muito satisfeito. Mais coisas virão daí, pessoal. 


Por fim, no III Fórum Nacional de Tarô, ocorrido em Belo Horizonte, fui convidado a refletir sobre  o ensino do Tarô, algo bem desafiador para um tarólogo autodidata. Estive em diálogo com os queridos Giancarlo Schmid e Sávia Moraes, vindo a conhecer pessoalmente Cyddo de Ignis e Ilma Queiroga no nosso bate papo. Gente, sério: foi um dos melhores eventos dos quais participei. Luciene Ferreira, minha querida, como já disse várias vezes: qualquer tempo é pouco tempo para conversarmos. Sempre precisa mais, sempre tem mais assunto. Yub, meu amigo, você é outro com quem quero ter tempo de conversar mais, poxa! Profhelius, você foi a maior descoberta do meu dia. Muito obrigado por nossa conversa.Uma das melhores companhias que poderia ter, a dona Yedda Paranhos, foi minha companheira de almoço. Poderia querer mais? Ah, e a dona Yedda acabou de publicar o seu Tarô, o Tarô do Eremita. Vale muito a pena adquirir!

E cá estamos, indo para o ano da Carruagem, em um ano regido por Júpiter. O que esperar desse ano? Mais empenho e comprometimento aqui no Conversas Cartomânticas, mais diálogos, mais promoções, mais presença e presentes! Inclusive, aguardem um sorteio para breve, muito breve, de um prêmio para lá de especial!

Abraços a todos, e sigamos a jornada.
O caminho é longo, aproveitemos a paisagem.

16 comentários:

  1. Oi, meu querido,

    Parabéns pelos 5 anos do Conversas Cartomânticas. Nós, leitores ávidos e assíduos só tivemos a ganhar....e a aprender.

    Você é grande, muito grande. Acredite.

    O mundo precisa de mestres como você. Com a sua postura simples de passar os ensinamentos, como uma conversa clara e gostosa.

    Te admiro muito. Que venham mais 55 anos para o Conversas Cartomânticas.

    E você sabe, você tem o meu apoio e sempre terá. E o meu carinho também.

    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu querido,

    Parabéns pelos 5 anos do Conversas Cartomânticas. Tenho aprendido muito com ele e indico os meus alunos a visitarem o seu blog para aprenderem também.

    O mundo precisa de mestres como você, que passam as informações como se estivesse na cozinha, tomando café e batendo papo.

    A sua simplicidade e clareza me inspiram e pela sua trajetória, você está mais do que no caminho certo. Muitos outros acontecimentos virão. Eu sinto isso. Chamo isso de mérito. A sua dedicação e transparência já está sendo recompensada.

    Tenho gratidão por você engrandecer a II Mesa Redonda sobre As Cartas Ciganas. Já estou ansiosa pela III Mesa Redonda em outubro de 2014. Você sempre terá espaço para falar, pois eu quero te ouvir, pois tenho muito o que aprender com você.

    Que Santa Sara continue abençoando os teus caminhos.

    Beijos no coração.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito obrigado, meu bem. Eu só tenho a agradecer. Mesmo.
      Se alguém da sua amplitude me vê dessa forma, estou fazendo algo certo.
      E pode deixar, vou continuar. Temos muito, muito o que conversar.
      Muito o que crescer.
      Obrigado, muito obrigado.

      Excluir
  3. Manu, irmão... Você é um querido e sabe disso... Indo além, é um mestre no que faz... Já disse e repito para quem quiser (ler) ouvir que faz um pouco mais de um ano eu estava indo te conhecer como 'tiete', e hoje sou feliz por ter você sob "minhas asas", rs... Sempre fui e continuarei sendo leitora assídua do 'Conversas', parabéns por este momento!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu bem. Você é amada e querida. Uma preciosidade que tenho a oportunidade de ter comigo.

      Excluir
  4. Bah, Emanuel, tenho acompanhado teu trabalho a um tempo... Não tão de perto quanto gostaria, mas como sempre assumo, sou atrapalhada mesmo... heheheheeh... Mas ADORO teu trabalho e tudo que Saturno tem te concedido esse ano está sendo por puro merecimento... E 2014 vai ser melhor ainda! ^_^

    Abração da Morgan!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, MESMO! Que venham mais Conversas para nós!

      Excluir
    2. E virão!!!! \o/ Espero que eu possa participar mais nesse ano que chegou!
      Abração!!!

      (Desculpa pelos coments repetidos... é que acabo fazendo login depois que escrevo e não me vem nada dizendo que o comentário tinha ido... heheheheheh - quando eu fizer isso não precisa aprovar os dois! huahauhauah! bjuuuu)

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emanuel. Assim como Morgan, volta e meia dou uma passada por aqui, acho fantástica a paixão que dedica à sua arte. Lembrei que ano passado você foi meu amigo secreto em uma troca virtual, lembra? :)
    Desejo um Natal de prosperidade e alegria, que o novo ano seja iluminado e que tenha muitas oportunidades de compartilhar seu conhecimento.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu bem! Obrigado pelos votos! E que possamos conversar mais! Esse é um ponto que sinto falta: mais conversas, mais presença.
      Celebremos!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...