sábado, 2 de março de 2013

Blogagem coletiva: Incentivo a leitura.


Fui indicado pelo querido Flávio Cardoso para a blogagem coletiva de incentivo à leitura. 
Quem é convidado a participar tem que aceitar duas condições:

1. Indicar livros, na quantidade que quiser.
2. Indicar outros dez blogs para participar.

Bem, esse ano estou me dedicando às leituras cartomânticas em duas vertentes: a primeira, em relação aos oráculos antigos, aos oráculos sibilinos, ao método antigo de leitura dos oráculos (e, quando falo antigo, penso em trezentos anos atrás, não mais que isso). A segunda, em relação à série Aventura do Louco em sua Autodescoberta, na qual estou revendo toda a bibliografia tarológica que li até hoje e encontrando algumas coisas bem interessantes. Seguem os meus livros de cabeceira, pelo menos no momento. Ah, e não tomem pela ordem os números, porque o grau de interesse é homogêneo e a leitura é simultânea.

1. DICKERMAN, Alexandra Collins. A aventura da autodescoberta: usando os símbolos do Tarô, os mitos e as imagens que revelam a sua vida interior. (Cultrix)
BANZHAF, Hajo. O Tarô e a viagem do herói: a chave mitológica para os Arcanos Maiores (Cultrix)

Essa dupla é o coração da blogagem Aventura do Louco em sua Autodescoberta. Minha leitura primeira antes de qualquer consideração sobre o caminho dos Arcanos. Recomendo a leitura crítica de ambos, para encontrar seu próprio caminho, como eu encontrei o meu.

2. HADÉS. Cartas e destino. (Edições 70)
SCIUTO, Giovanni. ABC da Cartomancia. (Nórdica)
AUBIER, Catherine. Adivinhação: Quirologia, Numerologia, Cartomancia. (Edições 70)

Livros muito interessantes no que concerne à leitura sobre a cartomancia com 32 cartas.

3. BERGMAN, Klaus. El Poder del Tarot. (ME Editores)

Descoberta, achado em um sebo em Belo Horizonte. Marselha pela acepção da G. D., ilustrado com imagens do Tarô Espanhol da US Games.

Tomando a liberdade de alterar um pouco a proposta da blogagem, ficam aqui também os meus baralhos de cabeceira, os que tenho estudado por esses dias. Novamente, simultaneidade é referência.

1. Mother Nature Oracle Cards (LoS). Presente da Socorro Van Aerts, do De Keizerin Boutique. Fazia muito tempo que não ficava tão embasbacado e inspirado a ir além com um oráculo como com esse. Trinta e duas cartas preciosas. Recomendo.

2. The Gilded Reverie Petit Lenormand, de Ciro Marchetti. Não existem palavras para referenciar esse baralho. Ou melhor, existem sim, mas estou guardando para uma resenha que publicarei em breve. :)

3. Ancient Italian (LoS). Meu eterno material de estudo. Medito diariamente com suas cartas, busco sempre novos textos e contextos em suas setenta e oito páginas.

4. French Cartomancy (LoS). Um baralho delicioso de ler. Sutilmente diferente daquilo a que estou acostumado com o Baralho Para Ver a Sorte (COPAG), meu baralho de coração.  

Dez amigos para apresentarem suas leituras: 

2. Regina Guigou, do UniveRsus Supernova.
3. Tânia Durão, do As Cartas Ciganas.
4.  Prem Mangla, do Tarô e Meditação.
5. Flávia Kytanna, do Kytanna's Blog.
6. Iony, do Alma Rubra.
7. Luciana Onofre, do Amor y Otros Demonios.
8. Leandro Roque, do Mr. Postman.
9. Daniele Andrade, do Singelas Tragédias.
10. Michele D'Oxum, do Anima Arcano Tarot.

Abraços a todos, e excelentes leituras.

3 comentários:

  1. tinha certeza que iam sair coisas muito legais por aqui. E claro que já vou anotar na minha lista de busca, Grande Abraço e grato por entrar nesta camapanha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo convite, querido, espero ter correspondido ao seu desejo. E, sim, espero que experimente essa lista!

      Forte abraço!

      Excluir
  2. Manu,me perdoe...só hoje eu vi que vc me citou aqui!!!! :(

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...