Dois de Espadas
Paz
Thoth Tarot
Talvez nenhum outro título proposto por Crowley para as cartas numeradas seja tão controverso quanto o dado ao Dois de Espadas. Paz. Será mesmo? Para entendermos o título, vamos de encontro aos aspectos circundantes: a imagem e a atribuição astrológica.
Reparemos na empunhadura.
Anjos em prece. Mas não se engane; são anjos que imploram pela lambida da lâmina. Nada em Espadas é o que parece ser, embora entender o que parece auxilie no entendimento do que é de fato.
A rosa azul é perfurada pelas duas lâminas e, veja só, aparentemente, é justamente o cruzar das lâminas que mantém as pétalas unidas. Até quando?
Miniatura do Códice "Decretos de Smithfield"
( final do século XIII, início do XIV)
Biblioteca Britânica, Londres.
Libra acaba sendo um posicionamento complicado pra se ter a lua, porque o bem estar da pessoa acaba dependendo de fatores que frequentemente, mesmo sob as melhores condições, fogem ao controle: a harmonia em sua relação com o ambiente. Esperar pela cooperação alheia pode ser frustrante, e muitas vezes a lua em libra acaba gastando um excesso de energia na tentativa de estabelecer um equilíbrio
que no final das contas é muito delicado e se desfaz por motivos estúpidos. Nem todas as pessoas são dispostas a cooperação, nem todas as pessoas aceitam facilmente que sua liberdade termina quando começa a do outro. Quanto mais a pessoa tentar viver sem a dependência da aprovação pública e sem tentar intervir no equilíbrio do seu ambiente, mais harmonia ela vai obter, porque o equilíbrio no final das contas acaba sendo um processamento interno, passa por uma capacidade de se aprender a conviver e aceitar as diferenças.
A grande vantagem da lua em Libra reside na sua "super-percepção dos outros". É como um super poder, existe uma consciência social muito forte, onde ela consegue perceber as disposições, medos, vontades e desejos das pessoas através do convívio, com uma velocidade muito alta. Isso garante as pessoas que tem a lua em libra a capacidade de se antecipar aos outros e faz com que sua interação com as pessoas seja amplamente facilitada. A inteligência social, e a capacidade de "manejar" outras pessoas é muito desenvolvida.
Ficam questões a serem pensadas, aqui. Para acompanhar mais de perto meus pensamentos sobre o naipe de Espadas do Tarô Thoth, sugiro a leitura desse texto aqui, que eu escrevi para o Clube do Tarô.
Abraços a todos.
Abraços a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quando um monólogo se torna diálogo...