quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Jornada do Louco em sua autodescoberta: O Hierofante.


Olá pessoal. Encontramo-nos hoje com o quarto e último sábio desse momento da jornada. O Hierofante rege nossa interação com os outros. Se, na Sacerdotisa, aprendemos a lidar com nosso mundo interno, na Imperatriz com o mundo externo e no Imperador com os limites, no Hierofante aprendemos a lidar com as possibilidades. O Pontífice – feitor de pontes – nos ensina a criar caminhos entre os nossos limites e os limites do outro. Através de diálogos somos capazes de ir além do nosso mundinho.




Se na lição anterior o herói aprendeu a lidar com os seus limites, aqui, no Hierofante, ele aprende a lidar com os limites dos outros através da comunicação sincera.

Todos nós, em algum momento da vida, nos deparamos com a chamada “comunicação sem palavras”. É aquele entendimento que transcende explicações. Também, em algum momento, nos deparamos com a sensação de pertencimento, como se, desde sempre, estivéssemos em contato com um lugar, com uma pessoa, com uma situação ou serviço, com um grupo. Na verdade, ansiamos por isso – todos aqueles testes de “qual é o signo que combina com o seu”, “qual é seu número pessoal”, “qual é seu arcano pessoal” e afins nos levam à mesma conclusão: em nossa individualidade, precisamos nos encaixar em alguma categoria.
A carta do Hierofante também é um umbral de uma nova parte da aventura, que se liga às duas cartas seguintes. É a primeira carta da sequência numérica que possui mais de um personagem.Os dois noviços à sua frente tem sido interpretados de diferentes maneiras, de acordo com a linha tarológica que se propõe. Como aqui se propõe utilizar os baralhos inspirados em Marseille, são dois noviços. Depois de encontrarmos o limite do nosso universo pessoal no Imperador, somos convidados a entender os limites dos universos daqueles que nos rodeiam, estejam ou não no mesmo nível que nós.
O risco que corremos nessa etapa, contudo, é o mais perigoso entre os quatro sábios. Na Sacerdotisa, corríamos o risco de dedicarmo-nos integralmente às nossas emoções; na Imperatriz, o mesmo risco em relação às sensações; no Imperador, o risco de temermos por perder o espaço conquistado, vivendo uma eterna defesa de fronteiras; mas, no Hierofante, o risco é de acreditar que a aventura está completa por termos apreendido algum sentido para ela.
Nada mais longe da verdade. Agora que a parte divertida começa. 
Se o Hierofante sair na posição de Separação, é hora de conhecer seu potencial como um todo. Lembre-se, você é fruto de uma linhagem hereditária, que formou o seu DNA e o seu caráter. Quem é você frente à isso? Se o Hierofante sair na posição de Iniciação, é hora de você começar a por em prática aquilo que já conhece na teoria. É muito bacana conhecer coisas, mas saber como usá-las são outros quinhentos. A aventura o desafia a colocar em prática a teoria que tanto lhe é familiar. Por outro lado, se o Hierofante sair na posição de Retorno, o que você aprendeu na viagem que considera essencial? Reveja os seus conceitos. Ainda há muito o que aprender.
Os exercícios propostos e a bibliografia utilizada estão em um arquivo PDF. Para baixar, clique aqui. Caso queira conhecer outras versões dessa carta, clique aqui.
Abraços a todos, até o próximo passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...