sábado, 16 de julho de 2011

A Carruagem como veículo. De comunicação.



Olá pessoal. Aproveitando que ainda estamos em clima de Carruagem - depois do excelente texto da Giane Portal para a Blogagem Coletiva - e eu gostaria de explorar um aspecto deste Arcano que, confesso, nunca tinha passado pela minha cabeça, até ontem.


Em um jogo, precisando confirmar se deveria participar de um evento ou de outro, a Carruagem regeu a tiragem. A primeira ideia que passou pela cabeça - o insight, em outras palavras - foi o fato de que a Carruagem leva o auriga aonde, somente com suas pernas, ele chegaria com muito esforço ou gastando muito tempo. Isso me fez pensar no telefone - uma forma de evitar que eu me deslocasse fisicamente para obter a resposta que esperava.


Comunicação é um atributo próprio dos Arcanos Mago e Hierofante. No Mago, ele é o comunicador sem palavras, o exemplo, o que movimenta-nos sem necessariamente dialogar conosco diretamente.  É como os diálogos da moda - a gente usa e segue, sem nem saber muito bem o porquê. Ou então, seguimos porque alguém famoso faz isso. O Mago tem bem desses desejos de fama, que só concretizará, se tiver sorte, dezoito Arcanos depois. (cf. o texto do Giancarlo, para a Blogagem Coletivaaqui)


Já o Hierofante é o professor. Já dialogamos sobre esse aspecto antes, aqui e aqui, além de termos o texto delicioso da Pietra aqui, por isso não me estenderei a respeito. 

Mas... Aonde a Carruagem entraria como aspecto comunicativo? Qual é o atributo que lhe concede esse aspecto - ou por que eu Vi isso no meu baralho?
A Carruagem é um veículo. Simples e diretamente expresso em toda a sua iconografia. A noção de movimento, dada pelos cavalos, não participa da ideia de parada dada pelo auriga - não é que ele esteja estático, ele está parado, mas atento; não há como haver controle sem que ele acompanhe o movimento com seu corpo; no entanto, movimentar-se fica difícil. Tenta tomar água dentro de um ônibus... estando de pé.
Mas esse movimento, com o guia aparentemente parado - já que ele participa do movimento -  é algo que, hoje, podemos fazer sem, necessariamente, mudarmos de lugar. O que é o Skype nessa hora? Não é estarmos em outro lugar que não aqui?


A Carruagem me leva a novos voos. Não, não estou dizendo que ela é puxada por Pégasos. Mas os seus significados se ampliam sem, no entanto, fugirmos à raiz que os norteia. Estamos ainda falando de movimento. De veiculação de informação. Eu vou... Mas eu fico. Do lado de cá enquanto você, leitor, do lado daí, está dialogando comigo...
Abraços a todos...

5 comentários:

  1. Me veio um verso do Liber para essa questão:
    Liber Aleph - Aleister Crowley

    117 DE SUO PROELIO

    AGORA pois tu vês como os Homens tomam o Filho da Ciência, e queimam-no como Feiticeiro ou Herético; o Poeta, e expulsam-no como um Réprobo; o Pintor, acusando-o de deformar a Natureza; o Músico, acusando-o de negar a Harmonia; e assim com toda e cada Palavra Nova. Quanto mais, então, se a Palavra for de Importância Universal? Uma Palavra de Revolução, e de Revelação nas Profundezas da Alma? Uma nova Estrela; isso é para os Astrônomos, e talvez os alvoroce. Mas um novo Sol! Isso seria para todos os Homens, e uma Semente de Tumulto e Levante em toda e cada Nação. Considera em ti, portanto, qual é a Pujança dos Adeptos, a Energia do Santuário, que pode conferir sobre um Homem a Palavra de um Aeon, e traze-lo ao Fim em Vitória, com seu Carro adornado de Flores, e sua Cabeça atada com um Filete de Louros honrado com seu sangue! Meu Filho, tu ingressaste na Batalha; e os Homens de nossa Raça e nosso Clã não retornam salvo em Glória.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ari, e não é? Eu fiquei pensando sobre isso, é um daqueles resultados de jogos que merecem o comentário, pelo efeito adequado que geram...

    "Meu Filho, tu ingressaste na Batalha; e os Homens de nossa Raça e nosso Clã não retornam salvo em Glória."
    Nelise, deixaste-me pensando profundamente a respeito do sentido dessa frase.

    ResponderExcluir
  3. Quer ouvir uma coisa louca? Hoje, o Markus Katz, da Tarot Professionals colocou um tweet falando: some os números de seu celular e vc tem a sua carta de sua forma de comunicação. O meu? 7!!!!!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...