segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia do médico. As profissões e a Cartomancia


Olá pessoal. O Rei de Espadas tem realmente estado presente aqui no Conversas. Mesmo. Gostou do papo, por aqui ficou. E hoje, cá estamos para falar um pouco mais dele. 


Lendo uma postagem do Senhor da Vida, sobre o dia do Médico, que ele correlacionou ao Rei de Espadas, pensei sobre as profissões e a Cartomancia. 
Ainda que já tenham sido feitas, e possivelmente funcionem, não sou muito afeito a tabelas, já que as cartas combinadas são mais incisivas que as cartas em particular. Mas, pelo conteúdo da carta, é possível perceber potencialidades latentes no referido momento, tanto para oferecer subsídios para o reconhecimento de indivíduos concernentes à consulta, como também para oferecer caminhos de atuação ao consulente em si. 


O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. 
Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador; um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.


Hoje, Dia do Médico, como o veríamos nas cartas? 
A área de cura é naturalmente ligada ao signo de Copas. O corpo físico ao de Ouros. Paralelamente, na Astrologia, o metabolismo é visto no eixo 06-12 - a casa 6 representando a saúde, casa natural de Virgem, e as doenças na Casa 12, Casa natural de Peixes. Claro que essas Casas são pontos de partida para análises dos aspectos com os demais pontos do mapa. Da mesma forma, na Cartomancia os naipes são pontos de referência. 
Mas, num caso pontual, utilizaria a carta correspondente a Peixes, o Valete de Copas, ou a carta correspondente à Virgem, o Valete de Ouros, para me aprofundar em uma questão relativa à saúde, vendo como as demais cartas que representam personagens na consulta interagem com essas duas.


No caso do Petit Lenormand, utilizaria as combinações de cartas referentes a 03 e 10, a primeira para ver o metabolismo, a segunda para ver intervenções médico-cirúrgicas.
Dentro do Tarot, a combinação dos elementos dos naipes supracitados (Agua e Terra, respectivamente) daria origem à Princesa de Copas e à Rainha de Ouros, que não são, essencialmente, ligadas à cura, mas talvez à nutrição e processos metabólicos em si. Indo um pouco mais fundo, utilizaria talvez o Príncipe de Espadas, por seu caráter incisivo (sobretudo nas cartas do Thoth Tarot) ou o Príncipe de Copas, que talvez esteja ainda mais ligado por seu aspecto dúbio veneno/antídoto.


E, partindo da percepção própria do Tarot, voltamos à Cartomancia. Sendo assim veria o Médico na combinação entre o Rei de Espadas e o Rei de Copas. Rei de Espadas porque frio e inflexível, quando é necessário manipular um bisturi com precisão; Rei de Copas porque sensível à necessidade de seus pacientes, no diagnóstico e no feedback. Inclusive, é nesse sentido que o vemos no Osho Zen Tarot.


Abraços a todos. 

2 comentários:

  1. Sim, perfeito, nao podemos esquecer desse lado humano, e também creio que a pratica da medicina também faça com que esse profissional desenvolva a intuição a cerca de doenças ocultas.Entao o Rei de copas também pode sim, tratando dos males da alma, dos liquidos corporais, do lado humano do doente.Abs!

    ResponderExcluir
  2. Fatalmente, se houvesse maior conscientização do lado psíquico da doença, mais espaço haveria para uma medicina holística.
    Abraços, Senhor da Vida!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...