terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Cartomancia e as Crianças


Olá pessoal. Aproveitando a comemoração de hoje, vejamos como os baralhos falam sobre as crianças, e também sobre a Cartomancia envolvendo crianças.


Não é corriqueiro jogar pra crianças (e aqui, a despeito das transformações globalizadoras etc e talz, considero até os doze, treze anos, o indivíduo como uma criança). eu fui treinado quando ainda era criança (eu tinha dez para onze anos); para minha sorte, o treinamento teve êxito.
Mas... e se não tivesse? #coisasquenaosedevepensar
Lembro-me que me assustei mais de uma vez com os prognósticos que faziam a mim em relação ao meu interesse pela Cartomancia: era "coisa do Demônio" (até então eu não tinha feito o 78 = 7+8 = 15 para entender isso :); "coisa de gente doida"; "coisa de gente à-toa"... "macumba". (Uma experiência bem diferente da minha, aqui).
Mas, quando estamos voltados para o que nos realmente interessa, não há o que possa nos desmotivar. Aos sete anos, eu dormia com um baralho como se ele fosse um ursinho de pelúcia! Imagina se opiniões adversas iriam me fazer retroceder!


Mas, hoje, com a prática, creio que não é muito favorável prognosticar crianças. Podemos despertar-lhes o interesse, mas não acho adequado fazer previsões de longa duração. Quem sabe, se o jogo de futebol vai ser favorável, ou se existe um interesse da parte de um primeiro amor?
Mas não prognósticos longos, como profissão ou casamento, para não acomodar-lhes os sonhos. Ainda que para toda regra hajam exceções...


Existe um Tarô das Crianças, o Tarô da Criança Interior, que revisita os Contos de Fadas. No Tarot Tradicional, a Criança é o Arcano Zero. O Louco, no Tarot da Golden Dawn (outra versão), é justamente aquele que tem todas as possibilidades oriundas do seu Dharma, mas ainda não tem consciência delas, experienciando o mundo com seus cinco sentidos até que os suprafísicos estejam prontos. 

Nos Arcanos Menores, as crianças são representadas pelos Pajens, ou Valetes, sobretudo na interpretação francesa, de Papus e Etteilla. As meninas são vistas nos Oitos, enquanto os meninos nos Pajens. Essa estrutura é seguida na leitura das cartas comuns.
Nos Tarots de estrutura Cavaleiro/ Rainha/ Príncipe/ Princesa, opto pelos Príncipes (para os meninos) e Princesas (para as meninas). 


O Petit Lenormand possui uma carta específica: a carta número 13, que corresponde, na Cartomancia, ao Valete de Espadas. Indica não só a Criança, fisicamente falando, como também a Criança Interior; os filhos, sobrinhos, afilhados, o jovem mais importante ou o primogênito [os demais filhos serão vistos nos demais Valetes (24, 11, 10) e nos Oitos (21, 32, 20, 33)].
Abraços a todos.

5 comentários:

  1. Le Petit Prince, como não sabia pra qual mail enviar a Lenda, deixei no meu blog http://isempingos.blogspot.com/2010/10/barca-dos-amantes.html

    espero que goste.

    ResponderExcluir
  2. Nunca imaginei que existisse um Tarot infantil.
    Que tesourinho magnifico vc nos trouxe. Obrigada.

    Sempre amei cartas. Quando era criança minha mãe comprou para ela, um livro de "deitar cartas" e fui eu que li todinho. Inclusive cheguei mesmo a deitar cartas e interpretar para minha mãe de acordo com os esquemas do livro.

    Na altura era um baralho normal, daqueles de jogar. Olha, se eu tivesse tido a sorte de alguém me oferecer um Tarot de contos infanties!!
    Abraços,
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Gabi, obrigado! *.*


    Oi Rute! Eu também comecei pelo baralho comum, pelo qual tenho profundo carinho! Você ainda possui o livro... ou parou de jogar? Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Aprendi cartas quando criança, facilitou um bocado...Parabéns pelo blog.
    Nádia Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia! Obrigado. Pois é, acho que agora é algo meio tatuado em nós, porque crescemos com isso...

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...