sábado, 9 de julho de 2016

O baralho de Dona Maria Mulambo agora tem livro!


Olá pessoal. Eu acompanho o trabalho de Sonia Boechat Salema com muito carinho. Ela é uma pessoa criteriosa no que faz e devota ao seu povo como poucas vezes vi na vida. Dotada de uma sensibilidade ímpar, conversar com ela é certeza de querer conversar de novo. 
Ela sabe o que faz. 


Já há algum tempo, recebi meu baralho de Dona Maria Mulambo, a guardiã da Sonia, sua parceira de magia. É um baralho magnífico. É um dos baralhos das Senhoras. E é um desafio fascinante. A Karla Souza, autora do Esmeralda Lenormand e responsável pelo Falando Lenormandês, escreveu um artigo sobre ele também.
Agora, contamos com o companion escrito pela Sonia! São 312 páginas de teoria e prática não apenas de leitura cartomântica, como de rituais associados à Dona Maria Mulambo. 
Os Exus e Pombogiras são espíritos muito cultuados pelos devotos das religiões afrobrasileiras, mas sofrem de uma má interpretação pelos leigos. Associados ao mal - numa perspectiva maniqueísta rasa - são melhor entendidos quando apresentados por alguém que sabe o que está fazendo e do que está falando. Com a delicadeza que lhe é própria e a autoridade que lhe cabe, Sonia abre o livro explicando didaticamente sobre a natureza de tais entidades para aqueles que, como eu, não os conhecem o suficiente. 
Em seguida, apresenta cada uma das trinta e seis cartas, pormenorizadamente, conforme seu comportamento no jogo - da mensagem como carta do dia, à aplicação em áreas distintas e no posicionamento no Grande Jogo (semelhante à Mesa Real, mas com peculiaridades próprias do sistema).


Na terceira parte, fala sobre a consagração e sobre a mística do baralho. Ainda que não seja fundamental - baralho funciona se o cartomante funciona - esse é um baralho especial, ligado a uma egrégora específica e que atrai pessoas afinadas com ela. Sendo assim, acho pertinente que o baralho seja consagrado, não apenas por tornar-se um instrumento oracular, mas porque é um laço com alguém querido - estamos adentrando a seara de Dona Maria Mulambo, é no mínimo gentil que a agrademos para selar a amizade. 


Na quarta parte, fala sobre a prática, sobre os jogos mais adequados conforme a sua experiência na construção do oráculo e sobre a construção do diário de jogos. Embora o baralho aceite bem qualquer jogo que proponhamos, minha tendência é sempre acompanhar o raciocínio do autor, e, sendo a Sonia, eu acompanho tranquilo.
Na quinta parte, a mística, os rituais, mirongas, mandingas, conjuros e encantamentos de Dona Maria Mulambo. Para aqueles que, como eu, não se contentam em ler, sem viver o lido. 



Tudo o que eu disser aqui é pouco. Esse é um baralho para ser vivenciado, sendo ou não da religião afro. Vale o desafio, vale o encontro, vale o conjuro.


Para adquiri-lo, entre em contato com Sonia Boechat Salema na Tzara da Estrela - blog e página no Facebook.

5 comentários:

  1. Impossível passar por um post onde o tema é Sônia Boechat e Maria Mulambo, e não deixar umas linhas. Assim como você, eu acompanho o trabalho ímpar dela, e ao falarmos parece até uma rasgação de seda, que merece, mas não podemos deixar de apontá-las como especiais, no momento em que fazem, como fazem. E eu recebi o Baralho, comecei a utilizá-lo, e como também sou assistido por Dona Mulambo, acabei ficando pasmalizado - como diz minha segunda mãe - com a didática e dinâmica do jogo. Sabemos que o exercício da cartomancia não necessita prioritariamente de rituais, mas o baralho de Mulambo em especial, tem dona, e é bom construir um pouco de amizade. Em seguida recebi o livro, que acabou por abrir ainda mais a minha visão quanto ao baralho, e também a minha intimidade com Mulambo, no momento em que me preparo para consultá-la, através do baralho.
    Recomendo tudo: baralho, livro e Sônia, que é um presente especial para todos nós - rasgo seda mesmo - rsrsrs.
    Abraço querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mudo uma linha do que você disse. Recomendamos tudo: Baralho, livro e Sonia!
      Abraços!!!

      Excluir
  2. boa tarde
    Pessoal esse curso tem presencial?
    Gostaria muito de fazer.

    ResponderExcluir
  3. Amei!!! Eu querO!!! Amo o baralho da Dona Padilha e já estou amando o baralho da Dona Mulambo, minhas amadas Rainhas Guardiãs. ♥️♥️👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  4. Engraçado iniciei minha videncia desde de sempre com 17 anos aflorou tive diferenças com minha familia adoeçi quase morri agora não largo mais essa minha vida um bjo .Gostaria que vc não publicasse esse desabafo pois me sinto envergonhada de ter desobedecido minha missão

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...