quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 20. Carolina Bamberg e o Jardim.



Olá pessoal. Posso confessar uma coisa? Eu sou fã do trabalho da Carolina Bamberg.
Nas terapias alternativas e assuntos afins, nada melhor que a referência boca a boca: alguém experimenta e recomenda. Num momento em que a internet sofre um boom de “terapeutas” (com aspas bem ásperas) de quem você nunca ouviu falar (e possivelmente não ouvirá falar duas vezes), eu tenho o cuidado de aguardar comentários e feedbacks para escolher um momento de sibilar (de conversar tête-à-tête com a Sibilla). Quem me recomendou o trabalho da Carolina foi o Marcelo Bueno (o responsável pela carta 04 da nossa Blogagem Coletiva), alguém que para mim é hours concours no assunto. Como estava num momento em que precisava de uma consulta, achei por bem procurá-la, e ela foi mais que atenciosa. Foi sensacional.
O “problema” – se podemos considerar de fato um problema – de você conhecer os oráculos é que, por vezes, você não acompanha a mensagem. Acompanha o raciocínio do oraculista, e, por vezes, pode não concordar com os caminhos e descaminhos que sua psique percorre no desvelar dos símbolos. Particularmente, eu considero um bom oraculista para mim aquele com o qual não consigo esse efeito de acompanhar a leitura, senão a mensagem.
A Carolina foi uma dessas pessoas.
Quando recebi a análise cármica, li exatamente uma descrição pormenorizada da minha psique. Ela não me conhece pessoalmente, sequer nos falamos por telefone, e conheço pessoas há anos que não me descreveriam com metade do acuro com o qual ela conseguiu me descrever. Estupefato, passei os olhos, página a página, e de novo, e mais uma vez, e fui mergulhando em camadas em mais que um texto, em um espelho. Evidente que não gostei de tudo o que li – senão seria um elogio, não uma descrição – e tão evidente quanto, estou me esforçando para modificar os aspectos-sombra que vi no texto. Por outro lado, senti-me extremamente grato pelos aspectos que reconheço como fortes em mim, por justamente lê-los de alguém que me leu em metáforas e símbolos, sem nunca ter me visto para ler visceralmente. Sinal que, na maior parte das vezes, encaminho-me bem. Encaminho-me corretamente.
Eu gostaria, a propósito, de recomendar o trabalho da Carolina. Num preço justo, num cuidado extremo, numa presença de espírito que é singular no meio e com uma visão que, sinceramente, não encontrei em outros profissionais que se propõem ao mesmo trabalho, recomendo, veementemente, que você corra o risco e o prazer de ler a Carolina descrever você. Um espelho não faria melhor.
Definitivamente, não faria.
Hoje, particularmente, vamos com ela conhecer um jardim. Passeemos de mãos dadas por esse texto. E, depois, vamos até a casa dela.


Ao assistir filmes de época com personagens pertencentes à burguesia ou à realeza, sempre há cenas em que os mesmos fazem um passeio à luz do dia, as damas com suas respectivas sombrinhas e os cavalheiros com suas cartolas. Os passeios sob a luz do sol são regados de boas conversas, promessas de romances, confabulações de traições, além de fofocas tomando um gostoso chá. Esta é a imagem da carta 20 do Tarot de Lenormand – O Jardim: um lugar para passeios, encontros românticos, um gostoso pic-nic ao ar livre e lazer para as crianças. Estes lugares existiam mais como parques e grandes jardins reais, dentro dos portões de palácios e além dos muros dos castelos medievais. É óbvio que em grande parte temos a imagem dos jardins europeus em nossa mente, mas a maioria das cidades em todo o mundo possui um lugar com estas características, onde é mais frequentado aos finais de semana por famílias e casais.


Fachada neoclássica do Palácio de São Cristóvão – Museu Nacional
Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ

Analisando por esse aspecto, podemos entender que este arcano fala sobre lugares públicos, encontros ao ar livre e também a prática de esportes, pois é necessário que a pessoa entre em contato com a natureza. Remetendo-se às pessoas, é sinônimo de que precisa ter um maior contato com o público, ampliar a rede de relacionamentos pessoais ou profissionais, deverá ter uma maior exposição em algum tipo de mídia social, marcar mais encontros e entrevistas, fazer mais passeios e excursões, ou seja, todo tipo de atividade que engloba pessoas.

Esta carta também significa o Mundo, uma gama de possibilidades para os seus anseios e projetos. Todos os caminhos estão abertos para os seus sonhos, suas mensagens, seus feitos, tudo terá uma grande repercussão em cadeia e com longa duração. Portanto, deve-se pensar muito bem ao se expor desta maneira, pois um passo em falso ou uma palavra mal colocada, terá uma repercussão terrível e sua reputação ficará manchada.

Como personalidade, é uma carta que identifica celebridades, pessoas públicas e com grande repercussão, pessoas expansivas e que não sabem guardar segredos. Como profissão, sempre aquilo que for público, dependendo das cartas que estiver acompanhando é uma ótima carta para identificar jornalistas, políticos, e quem trabalha com eventos. Representando um tipo de amor, é o amor ágape, caridade, comum, fraterno, pois vê a todos como iguais. Espiritualmente, um momento de muita energia exposta, de grandes trocas energéticas e muita projeção para quem estiver a sua volta.

Jardim na casa de repouso – Fotos e fotos

Um lugar para encontrar a paz, o equilíbrio e a cura, são os significados do Jardim para uma grande corrente de tarólogos. Neste caso, o Jardim é visto de uma maneira mais restrita, imaginando que você tenha um espaço em sua casa onde procura cultivar flores e ervas, não só para ter uma bela paisagem em seu terreno, mas também ter temperos e remédios ao seu alcance a qualquer momento. O que você resolver plantar, com bom cultivo, você terá aquilo que merece. Plantando temperos, você está disposto a dar sabor à sua vida, significando alegria de viver. Plantando ervas, você busca cura terapêutica. Por este ângulo, vemos o significado do Jardim como uma visão mais interior, de cultivo de bons hábitos alimentares e espirituais, procurando calma e o equilíbrio vindo da natureza. Cultivar o seu próprio jardim nos faz pensar que devemos trabalhar nossas imperfeições e manter a beleza de nosso interior, deixando as coisas ruins para trás, semeando boas sementes para colher um futuro promissor.


Ter acesso a um jardim de ervas para obter a cura não é um privilégio para muitos. Quem lê desta forma, está sendo abençoado pelo orixá Ossaiyn (Ossanhê), o senhor das folhas, detentor dos segredos das ervas. Quem tiver acesso à medida certa, consegue encontrar a cura do seu mal e o tratamento para aliviar suas dores. Não se deve esquecer que as mesmas folhas que podem trazer a cura, também podem ter efeitos entorpecentes, tirando o seu juízo normal, além do efeito de envenenar e matar. Vendo por esse lado, é uma atenção redobrada quando o mesmo aparece no jogo mostrando esse acesso, pois tudo vai depender da ação correta e da sua justa medida.


Adentrando mais no significado de Ossaiyn, ele é um orixá de fundamento essencial nos segredos de iniciação ao Candomblé. Religião onde tudo o que é feito deve-se ter a bênção de Ossaiyn, seus adeptos acreditam que onde não tem folha, não tem orixá, portanto não há vida e não há verdadeira iniciação. Sendo um grande senhor dos segredos, quem identificar este orixá por esta carta, ela já ganha um terceiro tom: um grande mistério espiritual, onde só se pode ter acesso aquele que passou pelos rituais apropriados. Pode até mesmo identificar rituais fechados de qualquer doutrina, dependendo das cartas próximas. O tarólogo que tiver este tipo de identificação da carta, pode confirmar se o seu consulente é verdadeiramente iniciado quando Ossaiyn responde.


Um aviso de antemão: nem todos os tarólogos identificam Ossaiyn, muito menos os seus significados. É uma visão para poucos, portanto não pode se tornar uma regra.


Como personalidade, identifica pessoas que tem bom gosto e gosta do que é belo, de lugares reservados porém considerados mágicos, com bastante contato com a natureza. Como profissão, identifica trabalho com a natureza como biólogo, botânico, tudo o que remeter o auxílio de plantas. No amor, significa que é necessário um encontro mais íntimo com si mesmo e com a pessoa amada, momentos de romance e amor. Espiritualmente, significa o acesso a segredos e mistérios restritos de doutrinas e religiões, tornando-se um curandeiro, ou mesmo tendo que procurar por um para solução de seu conflito.


Com muito prazer fiz esse texto, onde a escolha da carta foi totalmente vinda do meu baralho. Ao terminar falando de Ossaiyn, tenho só agradecer a este orixá que me abençoou em vários momentos, permitindo-me o acesso a segredos e mistérios.

Paz, luz, amor e toda a boa sorte do mundo a todos vocês.


Carolina d’Oxoguian

9 comentários:

  1. Texto lindíssimo, Carol. Parabéns! _/\_

    ResponderExcluir
  2. Nossa !!! Maravilhoso texto . Confesso que esta carta até então não era uma das minhas preferidas , achava ela até meio sem graça . Mas tenho que reconhecer que o texto da Carolina me fez olhá-la de outro modo . Muito esclarecedor ,fiquei suspirando com o jardim . Linda carta . Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda!!! Que bom que pude ajudar a elucidar sobre esta carta! Mil beijos :*

      Excluir
  3. Excelentes linhas, gostosas de ler e enriquecedoras para reflexão. Tinha que ser de Oxaguiã rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Tato, seu lindo, somos filhos dele e é uma responsabilidade muito grande!!! Obrigada mesmo! :* ♥

      Excluir
  4. Um postt gostoso de fato e me fez pensar num lugar assim gostoso em Floripa!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...