sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Doze meses com os Enamorados: Claudia Mello.



Conosco hoje Cacau Gonçalves, minha querida Cláudia Mello, falando sobre o nosso regente do ano. Uma carta curiosa, que merece reflexões sinceras para superarmos as idiossincrasias interpretativas que vieram, ao longo do tempo, tomar conta da literatura cartomântica. E a Cláudia faz isso com maestria.
Contatos com a autora: Via Tarot

Enamorados
Old English

Ser ou não ter? Este é o Arcano 6...
As duas interpretações mais comuns da carta dos Enamorados são: as questões emocionais ligadas, normalmente, aos relacionamentos amorosos, e as decisões que precisam ser tomadas. No entanto, com algumas variações sobre esses temas, podemos refletir juntos sobre as sutilezas do Arcano 6.
Primeiramente, gostaria de recorrer ao meu amado Hajo Banzhaf, em seu livro “Manual do Tarô” e transcrever algumas das suas observações:
“O número de Deus no mundo – dois triângulos que resultam num quadrado.”
“Mensagem Marselha: Não há problemas, apenas indecisão. Suas decisões são corretas na medida em que você as mantém.”
“Mensagem Waite: Não se pode obrigar ninguém a nos amar. Você é digno de ser amado na medida em que aceitar a si mesmo.” (Segundo Banzhaf, Waite renunciou conscientemente ao tema da decisão)
“Experiência cotidiana: Decisões de todo tipo, isto é, decidir-se a favor ou contra alguma coisa. Apaixonar-se, encontrar o grande amor; nos relacionamentos/casamentos, experimentar uma nova fase de amor intenso. Conhecer alguém novo e importante. No entanto, também dedicar-se com amor a algum trabalho.”
Bem, com isso já temos ingredientes para começar a nossa reflexão.
O número 6 é, por excelência, um número de união. Entre céu e terra, entre masculino e feminino, entre extremos opostos em busca do equilíbrio. Um detalhe que talvez poucos reparem é que desta energia de união e, portanto, soma, venha a dificuldade da subtração existente na escolha. Pois é preciso abrir mão de uma coisa para se conquistar outra.
Com os Enamorados vamos ter reuniões de grupos, associações, pessoas que possuem objetivos em comum ou as mesmas metas a serem alcançadas. Também, claro, vamos ver os romances acontecerem, se manifestarem. Vamos ver a emoção sendo o foco dos fatos muito mais do que a razão.
Em termos práticos, também veremos a necessidade de trabalhar o amor próprio, a autoestima, o autocuidado. Mas eu chamo a atenção para um processo que costuma ser a maior razão de conflito nas fases de Enamorados: o amadurecimento.
Só é possível saber escolher, decidir com sabedoria, tendo maturidade. A imagem clássica dos Enamorados, ao contrário do que muitos pensam, não mostra um homem dividido entre duas mulheres... Mostra um homem dividido entre a sua mãe e a sua mulher. Este é o processo de passagem de ciclo, em que o homem deixa de ser filho e passa a ser pai, deixa de ser cuidado e passa a cuidar, deixa de ser dependente de uma mulher para ser companheiro, parceiro de uma mulher.
O grande aprendizado do Arcano 6 não é saber escolher uma coisa, é ter a sabedoria do desapego para abandonar outra. O mais comum é vermos pessoas que querem algo, mas não conseguem deixar de olhar pra trás, ficam presas naquilo que não foi escolhido e perdem a leveza do fluir, do seguir em frente. Viram estátuas de sal!
Os Enamorados vêm para mostrar a importância do desapego e o saber administrar este jogo de ganha-e-perde que a vida sempre nos apresenta em algum momento. A dúvida, normalmente, é resultante de um sentimento infantil de querer tudo, de escolher o novo sem soltar o velho. Quando a maturidade vem e compreendemos os ciclos de transformação da vida, fica mais fácil saber o que se quer e saber abrir mão do que for necessário para realizar essa conquista.
Que o Arcano 6 possa nos ensinar o SER – íntegros, plenos e completos – para que as escolhas sejam sábias e as passagens suaves...

Um comentário:

  1. Oi, Emannuel. É sem dúvida uma bela lição essa que o Arcano tem a nos ensinar...o Ser plenamente. Essa é uma das minhas buscas. Um abraço!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...