quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Jornada do Louco em sua Autodescoberta: A Carruagem.



Se quiser ter uma experiência mais intensa da leitura desse texto, coloque essa música aqui para carregar. Depois comece a ler.

Carruagem
Ancient Italian

Olá pessoal. Esse é um ponto crítico e fundamental da Aventura do Herói. A Carruagem é uma Iniciação, a primeira de três. E, como toda Iniciação, ela tem os seus perigos e melindres próprios. Tolo aquele que se sente pronto para ser iniciado: a iniciação é como uma estreia no teatro, ou a primeira vez que se entoa uma canção, ou quando se entra em combate em um campeonato, ou quando se presta um vestibular. Você pode ter treinado, estudado, se dedicado integralmente ao pré-processo, mas é o evento que faz seus esforços valerem a pena... ou não. Ninguém quer nadar, nadar e morrer na praia, mas querer, poder e ocorrer são verbos diferentes que dialogam em um evento só.
O Herói aprendeu a lição dos Quatro Sábios. Descobriu que isso não era o suficiente. Se, com a devida humildade, está na hora do primeiro passo consciente. Se, imbuído de orgulho, está na hora do primeiro passo à derrocada. E o curioso, e perigoso, aqui, é que ambos os passos são possíveis e não há ninguém que possa demovê-lo do seu movimento. O Herói vai a caminho do seu destino, seja ele qual for. 
Se tomarmos geometricamente os Arcanos V, VI e VII (lembra que disse que o Arcano V preparava a vivência dos outros dois?), temos três triângulos ascendentes. O primeiro, formado pela cabeça dos noviços, tendo por vértice superior o próprio Hierofante – a sabedoria da Tradição. O segundo, formado pela linha das cabeças das personagens humanas, tendo como vértice superior o Anjo – o Chamado. E agora, na Carruagem, a base é formada pelas cabeças dos cavalos tendo por vértice superior a cabeça do próprio Herói – é a tomada das rédeas do próprio destino (ou pelo menos, a tentativa de algo próximo a isso, como descobriremos adiante).
É hora de dar o “primeiro” passo. Sem esquecer todos os passos anteriores, que permitiram o “primeiro passo”. O Herói engatinhou até agora. Suas pernas estão firmes. É hora de caminhar.
Você tem coragem? Vai precisar.
Se você tirou essa carta na posição de Separação, entenda que as dificuldades de compreensão que você vem sofrendo decorrem do fato de você ainda buscar a aprovação dos outros, como medida de segurança. Até funciona no começo, mas vale a pena sentir-se tão incomodado por isso? Creio que não. Reveja seus conceitos. Se você tirou essa carta para a Iniciação, é momento de você colocar em andamento seus planos. Está tudo no lugar certo. Para quê medo? Você não perderá nada. Na pior das hipóteses, adquirirá experiência. Na pior. Imagine o que há de melhor por vir? Tudo é lucro nesse caso. Se você tirou essa carta na posição do Retorno, bem, veja que você não está ainda satisfeito. Até mesmo o retorno pode ser uma nova aventura – depende para que posição você se direciona. 
Os exercícios propostos e a bibliografia utilizada estão em um arquivo PDF. Para baixar, clique aqui. Caso queira conhecer outras versões dessa carta, clique aqui.
Direcione-se bem.

3 comentários:

  1. Você diz que A Carruagem é uma Iniciação, a primeira de três. Fiquei com uma enorme dúvida sobre quais são as outras cartas/iniciações. Pode adiantar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temperança e Universo.
      Seria por isso que os textos estão demorando, tanto?
      Todo texto é uma oportunidade de vivenciar o processo. ;)

      Beijos! E obrigado pelo incentivo!

      Excluir
    2. Que interessante. A próxima iniciação é também a próxima lâmina a ser postada. Sábias palavras. Eu que agradeço por você compartilhar seus textos. _/I\_

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...