sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

The Game of Thrones Lenormand: 06/28. As Nuvens de Ned Stark.



Olá pessoal. Essa é uma possibilidade para a carta 6, como também para a 28; depende do ponto de vista (e da Casa) de cada um. Essa postagem está recheada de spoilers sobre toda a primeira temporada e todo o primeiro livro. Leia por sua conta e risco.


Eddard Stark, também chamado "Ned", chefe da Casa Stark, Senhor de Winterfell, Senhor Supremo do Norte, e Guardião do Norte. Ele e Catelyn Tully tem cinco filhos e ele tem um filho bastardo, Jon Snow.
Após a morte de Jon Arryn, o Rei Robert viajou para Winterfell para pedir a Eddard que substituísse Arryn como Mão do Rei, o conselheiro mais próximo do monarca. Ned teria preferido recusar o pedido, mas foi para o sul pelo pedido da sua esposa para investigar a morte de Arryn. Nesse momento ocorrem os eventos entre Arya, Sansa e Joffrey, com o sacrifício de Lady e a expulsão de Nymeria.


Ao chegar a Porto Real, Eddard ficou chocado ao saber que a coroa estava altamente endividados devido à extravagância de Robert, e Arryn e o Pequeno Conselho nada fizeram para o conter. Robert decretou que um grande torneio deveria ser realizado em honra da nomeação Eddard como Mão do Rei, que Ned tentou sem sucesso impedi-lo. O torneio, com uma justa, corpo a corpo, e concurso de arco e flecha, os atraíram cavaleiros e aproveitadores de todos os cantos dos Sete Reinos.


Ao fazer perguntas sobre as atividades de Jon Arryn antes da sua morte, Eddard descobriu que Jon passou uma grande parte do tempo com Stannis Baratheon e que estava a visitar vários dos filhos bastardos de Robert pela cidade. Ele também soube através de Yoren da Patrulha da Noite, que a sua esposa Catelyn tinha sequestrado Tyrion Lannister.
Quando Robert Baratheon realizou uma reunião do Conselho a exigir que a grávida Daenerys Targaryen fosse condenada à morte, Ned e Sir Barristan Selmy foram os únicos protestar contra este ato. Robert, impulsionado pelo seu ódio contra os Targaryens, insistiu com o assassinato, e Ned renunciou ao cargo como protesto. Antes da sua partida de Porto Real para voltar a Winterfell, Ned visitou um outro bastardo de Robert, uma menina chamada Barra. Regressando deste encontro foi emboscado por Jaime Lannister, que queria vingança por Catelyn ter raptado o seu irmão Tyrion. A perna de Eddard foi gravemente ferida na confusão. Enquanto se recuperava, Robert visitou o seu amigo, perdoando-lhe e devolvendo-lhe o cargo de Mão do Rei.


Eddard sentou-se no Trono de Ferro e ouviu pedidos e protestos do povo, enquanto Robert estava fora numa caçada. Três Senhores das Terras Fluviais trouxeram-lhe a notícia de que vários vilarejos perto da fronteira das Terras do Ocidente tinha sido devastados por Gregor Clegane. Eddard enviou Beric Dondarrion, Thoros de Myr e um número de cavaleiros, e alguns membros da guarda da sua própria casa para trazer Clegane à justiça. 
Enquanto investiga o interesse de Jon Arryn nos bastardos de Robert, Ned descobriu, para seu horror, que os três filhos legítimos de Robert eram, na realidade o produto de incesto entre a Rainha Cersei e o seu irmão Jaime. Eddard decidiu enfrentar Cersei com esse fato, dando-lhe um hipótese de fugir com os seus filhos enquanto podia. No entanto, Cersei usou o tempo de aviso para orquestrar o assassinato de Robert e comprar a Patrulha da Cidade de Porto Real. Quando Robert jazia no seu leito de morte, Ned recusou a sugestão do irmão mais novo de Robert, Renly Baratheon, de tomar controle sobre os filhos do rei, assim como os apelos de Petyr Baelish para governar como Regente enquanto o filho de 13 anos de Cersei e Jaime, Joffrey Baratheon, não tivesse idade para se sentar no Trono de Ferro, em vez de entregar o trono ao mais velho dos irmãos de Robert, Stannis, o legítimo herdeiro. Baelish prometeu a Ned o apoio da Patrulha da Cidade, mas prontamente traí Ned assim que Robert morre. Cersei prende Ned por traição, com a Patrulha da Cidade a apoiá-la graças à traição de Baelish.


Varys visitou Eddard Stark nas masmorras, informando-o que se ele confessar traição a sua vida seria poupada e seria-lhe dada a oportunidade de se juntar à Patrulha da Noite. Ned inicialmente recusa, mas concorda em engolir a sua honra para salvar a vida da sua filha Sansa, que estava sob custódia dos Lannister. Ele é levado para os degraus do Grande Septo de Baelor onde, sem que ele soubesse, Yoren, a sua filha Arya Stark, e o disfarçado Sir Barristan Selmy estavam entre a multidão. Eddard fez uma falsa confissão pública, mas o plano não resultou pois o Rei Joffrey declarou que Eddard deveria ser executado, para choque evidente de Cersei, Varys, e o Alto Septão. Ilyn Payne decapitou Eddard Stark com a sua própria espada longa, Gelo. Joffrey coloca a cabeça de Eddard numa estaca e força a sua filha Sansa a vê-la.


Na série de TV, ele é interpretado por Sean Bean.


Como as Nuvens, Eddard Stark nos mostra situações que poderiam ser evitadas se pudéssemos evitar. Ele não quis ser Senhor de Winterfell. Ele não quis se casar com Catelyn Tully. E, ainda assim, cumpriu seu papel quando Brandon morreu. Ele não quis ser Mão do Rei. ele não quis sair de Winterfell. E ainda assim ele cumpriu seu papel servindo ao seu Rei. Ele não quis mentir, e ainda assim mentiu para proteger Sansa. 
Todos os seus esforços para enfrentar os desafios foram frustrados pela vida. Quando a carta das Nuvens sai no jogo, ela fala de um obstáculo sutil, que demanda tempo para ser vencido, e nada garante que será vencido - pode apenas ser um fardo, um fado, a ser posto sobre os ombros. Ou para perder a cabeça.
Essa é uma das opções para a carta 28. É difícil, nesse momento, quem representaria a ideia de homem nos Sete Reinos. Aceito sugestões.

Fonte das informações, aqui. Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...