quinta-feira, 22 de novembro de 2012

The Game of Thrones Lenormand: 03. O Navio de Theon Greyjoy


Olá pessoal. Seguimos com nossas reflexões com Theon Greyjoy, o capitão do Navio Cadela do Mar. Theon é o filho e herdeiro presumido do Senhor Balon Greyjoy. No final da Rebelião Greyjoy, Theon foi levado como refém e protegido de Eddard Stark. Theon é conhecido pela sua arrogância e seu sorriso convencido. Ele é um magro e bonito jovem de 19 anos.

Jon Snow, Theon Greyjoy, Robb Stark

Theon tinha dez anos quando a rebelião de seu pai foi esmagada e seus dois irmãos foram mortos. Tornou-se, presumidamente, o herdeiro da Casa Greyjoy e das Ilhas de Ferro. Ao fim da rebelião, foi levado como refém e escudeiro pelo Senhor Eddard Stark e foi criado em Winterfell pelos nove anos seguintes, sendo ensinado juntamente com as crianças Stark em todas as disciplinas, tornando-se um arqueiro habilidoso. Theon considerava Robb Stark um grande amigo e irmão, mantendo um relacionamento respeitoso com os demais Stark. No entanto, ele não se dava bem com Jon Snow, o outro 'forasteiro' da família. 


Theon salva Bran de um ataque de selvagens, flechando um homem que segurava uma adaga junto ao pescoço do rapaz; porém é duramente criticado por Robb Stark por não ter atuado antes. Isso o magoa profundamente.


Durante a Guerra dos Cinco Reis (segunda temporada), Robb envia Theon para casa às Ilhas de Ferro para oferecer a Balon uma realeza sobre as Ilhas de Ferro, se ele devastar costa dos Lannister com os seus navios longos. Uma jovem o recebe, mostrando reconhecê-lo, e ninguém mais; ela aceita suas carícias e palavras doces mas, para seu espanto e humilhação, vem a descobrir, mais tarde, ser sua irmã Yara (Asha, nos livros).


Balon e critica as maneiras do norte de Theon e rejeita a proposta de Robb. Nota-se que Balon Greyjoy transferiu todo o ressentimento que sentia pelos Starks para o seu único filho que acabou sendo criado por eles. Com isso, Theon acabou caindo num limbo, já que sempre foi tratado com um certo desdém pela família de Robb e agora ganhou o desprezo do pai e da irmã (fonte).



 Theon aprende de planos de Balon para dominar o Norte, mas recebe uma posição de baixa autoridade. Por um momento, pensa em avisar Robb, mas muda de ideia. Em minha opinião, esse é um dos momentos mais intensos de Theon na segunda temporada - mostra claramente que ele está pelo menos tentando adaptar-se às regras de seu antigo lar, ainda que, dadas as circunstâncias, isso seja humanamente impossível.


Theon é batizado na fé do Deus Afogado e recebe o Navio Cadela do Mar (Sea Bitch). Aqui começa a ventura e tragédia do rapaz, que não sabe lidar com a perspectiva de ser para sempre uma sombra - primeiro de Robb Stark, depois de Yara Greyjoy.


Insatisfeito com os seus deveres e ciumento da aquisição de Yara do Bosque Profundo, Theon formula um plano para ir contra as ordens e capturar Winterfell para si. Uma parte dos homens que o acompanhavam marcha na Praça Torrhen para tirar a guarnição de Winterfell. Com um pequeno grupo, Theon ataca Winterfell e esmaga os seus guardas restantes.

Com Winterfell sob o seu controle, Theon tem Bran e Rickon como reféns. Theon tem muita dificuldade em controlar a população de Winterfell, muitos dos quais são conhecidos por ele. Maester Luwin serve Theon, e implora-lhe que mostre misericórdia e tolerância. Bran e Rickon Stark conseguem escapar com a ajuda de Osha e Hodor. Theon não encontra os meninos; mata dois meninos moleiros com a mesma idade e apresenta os seus cadáveres preservados como os 'Starks'. 



Como o retorno da guarnição Winterfell, Theon pede ajuda a Yara. Ela chega com seus homens, mas diz a Theon que os Homens de Ferro nunca conseguirão manter castelos que não estejam perto da costa. Ela abandona Winterfell e aconselha Theon a fazer o mesmo. Theon percebe que mesmo a sua maior conquista não lhe rendeu nenhum respeito, nem dos homens do norte ou dos homens de ferro, e cai em desespero - uma das cenas mais psicológicas do seriado até então. Luwin convence Theon a juntar-se à Patrulha da Noite, onde seus crimes serão perdoados e ele pode ganhar respeito. Porém, antes que isso ocorra, Winterfell é cercada e Theon é traído por seus próprios homens - o que demonstra, acima de tudo, que ele continuava mantendo a fidelidade Stark em meio aos homens de ferro. Uma combinação que nunca iria dar certo.



No seriado, Theon Greyjoy é interpretado por Alfie Allen, irmão da cantora Lily Allen. Inclusive, a cantora fez uma música para Alfie, que você pode ouvir aqui.



Theon Greyjoy é um dos personagens mais psicológicos da segunda temporada. Além da relação óbvia com o Navio, nessa combinação podemos explorar outros aspectos da carta que ficam subentendidos em tiragens.




O Navio representa viagens longas. Nunca voltamos os mesmos depois de uma viagem. Com o cotidiano, raramente percebemos grandes modificações em nós mesmos; mas a distância permite que os outros percebam que não somos mais os mesmos - assim como percebemos, também, que quem nos observa também não o é.
Depois de nove anos afastado de Pike, tudo que Theon tinha eram lembranças e projeções, muito mais essas últimas que as primeiras. Ao deparar-se com a realidade, percebeu que ele mesmo não era mais um Greyjoy como supunha ser.
Quando a carta do Navio surge num jogo, prepare-se para reconhecer, em uma viagem física ou psicológica, que você não é mais o mesmo, e seu ambiente também não. Esteja pronto para fazer escolhas difíceis. E preste atenção se não é momento de partir.
Abraços a todos.

Fonte da consulta: http://www.gameofthronesbr.com/2011/01/theon-greyjoy.html

2 comentários:

  1. Perfeita sintonia,me fez lembrar dos efeitos que uma viagem que fiz teve na minha visão pessoal, foi de fato muito interessante embora dificil reconhecer que algo tinha que mudar no contato com algumas pessoas da minha cidade.Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Augusto. A ideia é essa: vá, sabendo que não vai voltar. Pelo menos, não o mesmo.

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...