segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Para o entendimento da carta 15 do Petit Lenormand.


A carta 15, do Petit Lenormand, representa um Urso, relacionado ao dez de Paus, e seu poema (Lenormand Cartamundi, tradução livre) fala "Bem-estar e alegria é a mensagem com o urso está à vista; mas, diz ele, atente cuidadosamente para a inveja , malevolência e despeito." É tida por Katja Bastos e J. Dellamonica como a "pior carta do Tarô Cigano". Existe um dégradée interpretativo entre as ideias de alegria e bem estar até a inveja e olho gordo conforme interpretado aqui no Brasil. E é esse dégradée que buscarei abordar nesse texto. 


Do site Yahoo!:
Um campista foi dilacerado até a morte por um urso no Parque Nacional do Alasca, nos Estados Unidos, após tirar fotografias do animal, disse neste domingo o Serviço de Parques Nacionais desse estado.
A vítima, de San Diego, Califórnia, estava fotografando o animal a menos de 45 metros de distância - contrariando as diretrizes do Parque Nacional Denali - na sexta-feira, quando foi atacado.
"Três visitantes descobriram uma mochila abandonada (...) e depois viram evidências de uma luta violenta, com roupas rasgadas e sangue", disse Servilo de Parques sobre o ataque, o primeiro registrado na reserva do Alasca.
"As evidências iniciais indicam que o ataque aconteceu nas proximidades do rio Toklat e que depois o urso levou a vítima para um local mais afastado", disse o comunicado.
O animal foi capturado e morto no sábado, segundo o Alaska Dispatch, que cita como fonte o superintendente do Parque Nacional Denali, Paul Anderson.

Nós, brasileiros, conhecemos ursos a partir de circos e zoológicos, quando temos sorte, ou em filmes, ou, na pior das hipóteses (pelo menos no viés interpretativo do Petit Lenormand) apenas como seres fofos e peludos que pulam pelas campinas saídos de uma Nuvem Rosa oferecendo amor e carinho #UrsinhosCarinhosos. Nós não nos relacionamos com o animal. Ele não faz parte de nosso cotidiano. Não faz parte de nossa história, de nosso habitat. Parece pouco, mas isso causa efeitos em nossa interpretação. No texto anterior, falei sobre a ideia de conceito no Tarô ser o resultado da soma imagem + nome + número. No Petit Lenormand não é muito diferente. Aqui, a ideia é formada pela soma da figura + título (quando se aplica) + naipe


Ao invés de Urso, certos baralhos brasileiros de inspiração cigana chamam essa carta de Falsidades. O olho atrás dele não traz as ideias de observação e visão clara, próprias da sua simbologia. Aqui temos o olho gordo, a inveja, o despeito, o desejo de ver você na lama escondido atrás de um sorriso amarelo. E bem sabemos que o olho gordo pode até adoecer uma pessoa. Energias, energias. Mas, apesar de o olho nos ser familiar e garantir o acesso a parte do significado da carta, perceba que só por esse significado limita-se (e muito!) as perspectivas que ele pode oferecer.

Gatsu, protagonista do mangá Berserk

O espírito do Urso (e aqui tomo o termo no sentido de inspiração, de motivação, de exemplo muito mais que em energia transcendental identitária) motivou inclusive uma classe de guerreiros, os Berserk (tradução possível: "capa de urso", dado vestirem-se com peles do animal). Guerreiros que enlouqueciam religiosamente no calor do combate, a ponto de não ligarem para a dor e cometer atrocidades sem consciência e reflexão sobre o ato. Atualmente o termo indica fúria incontrolável, loucura assassina.

Só isso já me faz ver a carta com certa reserva. Mas tem mais.

O Urso pardo (Ursus arctos) "é um animal solitário, contudo sabe conviver pacificamente quando existe abundância de alimento." Ou seja, é um animal selvagem no melhor sentido do termo, o mais selvagem dos animais presentes no Petit Lenormand. Mas não é o mais perigoso.
Ele não vai procurar deliberadamente contato com os humanos. O contato será fortuito, a menos que ele esteja com fome e/ou o humano seja inconsequente demais para procurar por sua morte. Porque o resultado é esse ou uma fuga... Torço pela segunda opção.

Portanto, quando ver o Urso em uma jogada, lembre-se que seus influxos podem ser evitados. Não entre em seu território. Não invada seu espaço. Não altere sua rotina. Viva e deixe viver. Talvez esse seja o maior desafio diante dessa carta - é muito difícil respeitar limites quando estes são colocados no meio da jornada.
Como representante de uma personalidade (adjetivando as cartas 13, 28 e 29), o Urso indica um humor indócil, taciturno, casmurro, protetor e solitário. Conseguir o amor de uma pessoa assim é difícil, mas não impossível - e é um amor difícil de perder... 


...Mesmo que se queira. Ciúme, possessividade, por vezes levados às últimas consequências. Não é só em filmes que ouvimos a famigerada frase "se não for meu/minha, não será de mais ninguém", infelizmente. O Urso é um egoísta, no amplo sentido do termo. Tudo é dele, para ele, senão não interessa, senão não é bom e não vale a pena.


Existe também a possibilidade de correlacionar o Urso a subgrupo homônimo da cultura LGBT. Conforme a Wikipedia,
Urso em comunidades GLBT é uma referência metafórica ao animal do mesmo nome com notáveis características semelhantes. Essas características incluem seus pêlos, suas proporções, e seu perceptível poder masculino. O urso é gordo e poderoso, e da conciliação destas duas qualidades é o cerne do conceito de urso. É também não é coincidência que ursos são normalmente muito semelhantes à aparência do ideal do norte-americano de lenhador. Lenhadores frequentemente encontram ursos e os dois sempre foram associados entre si. 

Ainda que possível, é bom utilizar tal perspectiva hype com cuidado. É visível a correlação com a primeira parte do poema Cartamundi, por relacionar-se a um ideal de beleza - que traz bem-estar e alegria (fiquei MUITO TENTADO a colocar referência a um super-herói que tem essas características e inclusive foi lenhador no Canadá, só que não. Eu tenho amor à vida. Prefiro citar um texto e fiquem à vontade para pensar sobre isso.). Mas nada garante que  opressão faça parte do pacote. Aparência física não garante um humor belicoso... Ou garante?
Que possamos ver a carta 15 em seu devido lugar: longe, sem problemas; seu egoísmo e sua aversão à dependência (sua, não dos outros) lhe mantém seguro frente aos seus influxos. Perto... pode ser perto demais.
Abraços a todos.

3 comentários:

  1. To aproveitando que tenho tempo e venho lendo as postagens que eu não vi, e são várias... e o que eu encontro? o urso?!
    Grata surpresa!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Fiz algumas postagens especificamente sobre o Petit Lenormand. Espero que aprecie as demais. Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Relendo pois sempre é bom rever as diferença em termos de carta e contexto analisado.Abs!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...