sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Curso presencial no Rio de Janeiro: Petit Lenormand para o cotidiano


Para quem tiver a oportunidade no Rio de Janeiro, estarei no espaço Tribbo Consciência nos dias 6 e 7 de outubro oferecendo o curso Petit Lenormand para o cotidiano.

Ementa: O Petit Lenormand é um oráculo formado por trinta e seis cartas numeradas, com correspondência no baralho comum (Ás, seis a dez, Valete, Dama, Rei dos quatro naipes), dotado de uma imagem simbólica e, por vezes, de um poema. A partir dele, no Brasil, desenvolveu-se uma escola de interpretação e até mesmo imagens próprias que deram origem ao assim chamado Baralho Cigano.
Neste workshop o participante aprenderá a utilizar as cartas do Petit Lenormand com fins divinatórios. Serão traçados os caminhos históricos de desenvolvimento do baralho, as interpretações de cada uma das cartas, abordando a imagem, o naipe, sua numeração e seu poema, conforme a interpretação na Europa e no Brasil; também a Mesa Real, jogada ampla e precisa que utiliza todas as cartas do baralho; jogos menores de pergunta e resposta.
O curso tem a duração de 20 h/a divididas em dois módulos. O primeiro, teórico, aonde são apresentados em detalhes os significados concernentes a cada lâmina; o segundo, prático, onde se aplicarão os conceitos oriundos da primeira parte.
Emanuel J Santos é cartomante hereditário, historiador e técnico em conservação e restauro de bens culturais. Escritor independente, responsável pelo blog Conversas Cartomânticas. Trabalha com Petit Lenormand desde 2002, e pesquisa o caminho que essas cartas percorreram simbolicamente entre Europa e Brasil, sempre dentro do contexto da Cartomancia.

Um comentário:

Quando um monólogo se torna diálogo...