sexta-feira, 17 de julho de 2009

Um ponto de partida para um novo ritmo...



Olá pessoal. Depois de muito tempo, voltei a escrever, em 2009, alguma coisa sobre Cartomancia. Veja só: estamos em 2016 e esse blog permanece sendo referência no assunto. Sim, essa é minha vida; e é muito difícil escrever sobre aquilo que faz parte de nós. Inicialmente, esse blog tinha como intenção lidar com três cartomancias específicas: o Tarô, o Petit Lenormand e as Cartas Comuns de jogar. Com o tempo e com os feedbacks que obtive, acabei mudando a perspectiva do blog, ampliando a leitura para todos os oráculos com cartas. E está sendo MUITO divertido viver essa experiência - são sete anos já - caminhando para oito - desde a construção desse espaço. A proposta inicial era crescer junto, e ela se manteve!
Eu lido com cartomancia há aproximadamente vinte anos. Fui iniciado nessa arte por minha avó, que conhecia bem o baralho comum. Entre um jogo e outro de buraco – sua grande paixão – ela foi me ensinando os primeiros passos nesse caminho, que hoje chamo de meu. Em seguida, iniciei os estudos do Tarot, de forma autodidata, com as 78 lâminas de um Jean Payen, e em 2002 fiz um curso de Baralho Cigano, seguindo com os estudos por conta própria. Continuei escrevendo esse blog... E, em 2012 ele virou livro (brevemente,teremos uma versão revisada - já são quatro anos desde o seu lançamento, que comemorou quatro anos de blog!) Mais à frente, já com o blog em andamento, iniciei os estudos do Sibilla Della Zingara, que gerou um livro também. Por fim, eu acabei escrevendo um livro sobre Cartomancia Francesa.  E tem um livro de Petit Lenormand em andamento para sair em breve.
Acho que ser cartomante é como andar de bicicleta. Muitas pessoas falam em Dom, mas acredito que o Dom em si é o Dom da profecia – um Dom que se manifesta independentemente do método utilizado para desenvolvê-lo. A Cartomancia, como disse, é como andar de bicicleta: qualquer um pode aprender, e é o gosto, o interesse, a paixão e o instinto que dirão quem será ciclista/cartomante e quem se contentará em andar de bicicleta apenas/conhecer o baralho.
Eu, acho que deu para perceber, decidi ser ciclista...
Bem, já dei o ponto de partida de um novo momento, mas falemos de ritmo agora. Segundo a Wikipedia, ritmo “vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na nossa vida.” E, dentro de nossa prática psíquica, ritmo é fundamental.
De nada adianta um estudo exaustivo das lâminas, uma vivência exagerada do assunto, aberturas intermináveis para desenvolver determinado ponto ... Se o ritmo não estiver presente. Ritmo é que determina a constância de nossa prática, que garante a sedimentação dos conceitos que, respeitando a velocidade do mundo que vivemos, se multiplicam ao infinito e se despejam aos borbotões quando acessamos o Google. Isso seria impensável para cartomantes de 20, 30 anos atrás, que tinham que se valer unicamente da vivência e dos livros.
Acontece que, como já sabemos, o processo referente ao aprendizado da Ars Magica não segue esse ritmo absurdamente rápido de uma pesquisa de Internet. Não basta baixarmos duzentos textos acerca da prática, sem efetuarmos, de maneira correta, a mesma. Ou melhor: de nada adianta baixar se não lermos os textos. Assim como não se aprende a andar de bicicleta apenas vendo vídeos de ciclistas.
Bem, mas eu falei de ritmo por uma outra coisa. Não basta iniciar coisas, é preciso mantê-las, cuidar para que se desenvolvam, pois a semente cai na terra e se desenvolve, se o jardineiro, além de paciente, for cuidadoso com seu intento de vê-la florescer.
Pretendo continuar sendo cuidadoso com esse blog. Dependo, claro, do diálogo com vocês, leitores – foi um de meus amigos que me motivou a voltar, e serão vocês que manterão esse blog ativo, dialogando com os textos que aqui virem.
Obrigado a todos, e até o próximo post.

4 comentários:

  1. Olá Emanuel! Vi sua postagem no Orkut e fiquei curioso para ver o seu blog. Até agora, gostei de tudo que li, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow! E cá estamos, Orkut nem existe mais, mas Conversas Cartomânticas continuam! Abraços meu caro!

      Excluir
  2. QUE LUGAR LINDO!
    Estou seguindo... vou começar a ler desde o início!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra, Samara! Será um prazer acompanhar você!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...