domingo, 10 de abril de 2016

As Três Senhoras do Baralho.


George Owen Wynne Apperley (British, 1884-1960) The afternoon of the Corrida, Granada


MEA CULPA: esse texto já está escrito dentro de mim faz tempo. Perdão por só colocá-lo agora para fora.

É notável como o mercado cartomântico tem se ampliado e qualificado. Temos um acesso muito maior a baralhos importados (e quem começou na cartomancia há pouco mais de dez anos sabe o quão difícil era conseguir um baralho assim; contava-se com a sorte de chegar pelo correio ou pela sorte maior ainda de um amigo ir para fora do país). A criação nacional também tem sido profícua. Claro está que, na mesma medida em que o cenário se expande, a qualidade não acompanha sempre. Temos baralhos muito bons e baralhos nem tanto.
Mas temos baralhos e é isso que importa.

Paralelamente, os cartomantes tornaram-se mais exigentes. Vê-se um esforço em entender a cartomancia de forma extensiva, testando baralhos em função das necessidades de trabalho. O tempo de um baralho só para a vida toda, por falta de opção, acabou. Atualmente, você pode escolher ter um baralho só, vários, e o melhor: você pode escolher mudar de ideia e partir de um campo a outro.
Além disso, a própria experiência dos cartomantes, não só com nossa arte, mas com experiências artísticas, religiosas e alegóricas permitiu a criação de baralhos específicos, experimentos calcados na experiência de muito tempo com os baralhos tradicionais. Eu gostaria de citar, não sem certo orgulho, três senhoras que, em nome de três senhoras, desenvolveram três baralhos que, mais que adivinhatórios, são devocionais. 
A elas meu brinde, minha celebração e meu carinho.
A todas elas.

KATJA BASTOS E O TAROT CIGANO


Já falamos sobre o Tarot Cigano nessa postagem, mas não posso deixar de homenageá-la aqui. A Rainha Cigana, que trabalha com Katja Bastos há décadas, auxiliou-a na encomenda dessas 36 imagens ao artista espanhol Julio Spinoso. O baralho é inovador por incluir em suas imagens a proposta da correlação com os Orixás. Entretanto, ele não possui correlação com os naipes e alguns de seus significados são inversamente proporcionais àqueles tidos como tradicionais.
E lindo. Desnecessário dizer o quanto esse baralho é lindo.
É notável a diferença na interpretação que esse baralho proporciona. Recomendo seu uso para quem queira mergulhar de fato na forma como a Cartomancia com Petit Lenormand se desenvolveu no Brasil - todas as imagens são coesas com a proposta, o que facilita e muito o processo intelectual, psíquico e espiritual de conexão com a egrégora cigana e com a forma de leitura.
O baralho pode ser adquirido aqui.  

ELIANE ARTHMAN E O BARALHO DA MARIA PADILHA


Quando estive na Mystic Fair, no Rio de Janeiro, Prem Mangla me viu de longe e disse: "Cigano! Olha o que eu trouxe para você!" enquanto balançava em sua mão esse baralho. Confesso que num primeiro momento pensei de que maneira poderia usar adequadamente tal cartomancia; entretanto, assim que o embaralhei, senti o quanto esse baralho é poderoso, no sentido de ter sido feito dentro de um espírito de ritual e de plena confiança entre a autora e sua guia. Se a egrégora do baralho te dá a confiança que você precisa para ter a firmeza da mão, o que poderia dar errado?
O baralho está em sua terceira edição, atestando seu sucesso. Impresso em vermelho, branco e dourado sobre fundo preto, minimalista e direto em suas leituras. Não é um oráculo difícil de ser aprendido, mas, embora também possua 36 cartas, e as técnicas utilizadas para a leitura de um Petit Lenormand também possam ser utilizadas com ele, não deve ser confundido com um Lenormand. É uma proposta diferente, com resultados diferentes e não menos eficazes. 
O baralho pode ser adquirido aqui.

SONIA BOECHAT SALEMA E O BARALHO DE MARIA MULAMBO


O tempo passa e o mundo gira... e o relógio de Maria Mulambo não tem ponteiro!

Conheci Sonia pessoalmente em minha primeira visita à Tsara. Foi plena identificação; uma amizade de anos que tem ares de décadas. Desde então nos encontramos sempre que é possível, e quaisquer cinco minutos são como se valessem por horas. 
E valem.
Acompanhei de longe o desenvolvimento do Baralho de Maria Mulambo. Passo a passo, com calma e de acordo com as orientações que recebia, Sonia ia cumprindo o que Dona Maria queria, numa parceria amorosa, sem cobranças e sem indolências. Era o ritmo certo, no processo correto. E quando, enfim, o baralho veio à luz, não poderia ser diferente: 36 cartas coloridas e de simbolismo riquíssimo. Da mesma forma que o baralho de Dona Maria Padilha, este não é um Lenormand, mas todas as técnicas de leitura do Petit Lenormand podem ser utilizadas com ele.
O baralho pode ser adquirido aqui.

Eu saúdo as Três Senhoras que se mostram tão bem assessoradas pelas três senhoras que, para minha alegria e contentamento, tenho tão caras ao meu coração. 
Minha gratidão ao trabalho que as Senhoras vem fazendo onde os mundos se cruzam e as esquinas são mistérios. 
E você, que se interessar por quaisquer desses trabalhos, saiba: são baralhos produzidos com devoção e alinhados com o que há de mais puro do mundo devocional. Ou seja: embaralhar um desses baralhos, já é, por si só, uma oração.

Eu escrevi ouvindo isso aqui

6 comentários:

  1. Querido você me levou às lágrimas. Boas lagrimas! Me revi sentada na sala com papel e lápis agindo rápida e obediente aos pedidos de Sinhá Mulambo. Aprendi a calar para que Ela falasse e hoje ao ler seu texto, a palavra "devoção" soou mais linda Emanuel. 5 minutos para nós é o suficiente para dar a volta ao mundo. Bjus com meu muito obrigada!❤️☕️🌟🌟🌟

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fui às mesmas lágrimas, de alegria. É uma honra contar com sua amizade, tão íntima da Senhora Mulambo. Que venham mais parcerias!
      Abençoada seja!

      Excluir
  2. Você escreve nos fazendo visualizar tudo que escreve através do seu prisma cigano, cheio de fitas coloridas balouçando alegremente nos pandeiros e das roupas de visual marcante, sempre tendendo para o vermelho, o alaranjado e o amarelo vibrante! Viva o Rei! E qual é o nome do Rei? É o Cigano, é o que dança e nos alegra com sua presença magnética! Dona Padilha sacode os ombros, segura as saias e lhe saúda amorosamente, agradecendo a sua força é o seu Axé! Salve o Rei! Salve o Povo de Sarah! Optchá!
    ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que a Mãe cuide de nós como crias Dela que somos!
      Não vejo a hora de te conhecer pessoalmente, pois a admiração é sincera, mesmo ainda apenas virtual!
      Beijos meu bem!!! Abençoada seja e obrigado por seu trabalho junto à Senhora!

      Excluir
  3. Emanuel querido Cigano, é um privilegio ser mencionada em seu texto , no meio de tantas lindas palavras cobertas de gratidão, alegrando o coração das moças do Céu e da Terra tambem, nossos mundos se encontram em varias dimensoes , tempos e epocas , o relogio não existe quando iniciamos uma Conversa Cartomantica, não importa se e virtual ou presencial, a gratidão e admiração e respeito são mutuos. Gratidão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bem, eu que me sinto honrado! Foi você quem primeiro colocou em minhas mãos o baralho de Dona Maria Padilha e, desde então, ninguém mais o tocou senão eu!
      Muito obrigado por tudo!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...