quarta-feira, 3 de julho de 2013

Confraria Brasileira de Tarot: EU VOU... palestrar!!!


Olá pessoal. Sei que estou sumido daqui do Conversas, e há uma explicação lógica para isso, risos. Estou preparando o texto para a Confraria Brasileira de Tarot - esse ano não só participarei, como palestrarei ao lado de tantos queridos, para tantos queridos!
A minha palestra, Lendo imagens como textos, tem a seguinte proposta:
A Cartomancia é um estudo alegórico, simbólico e metafórico cujo único limite é a capacidade de interconexão de dados do praticante. Cada carta possui um significado específico que a difere das demais que estão no mesmo baralho, ainda que, quando combinadas, possam mesclar e até mesmo alterar suas significações em função do contexto total.
Possuímos atualmente uma bibliografia razoavelmente extensa sobre significações e combinações mas, paradoxalmente, percebe-se que os textos produzidos para auxiliar na compreensão das imagens as estão suplantando. O objetivo dessa comunicação é apresentar características óbvias das cartas e a possibilidade de, a partir delas, construir novos significados para as mesmas cartas, tendo em vista a imagem e não a significação como prioridade.
Alguns questionamentos nortearam a construção da minha apresentação. Por quê escolher um baralho específico? Como as imagens nos afetam? Como podemos aprender a utilizar isso a nosso favor? E qual é o efeito que a leitura da bibliografia disponível pode causar em nós?
A ideia não é obter respostas (se elas vierem, eu ficarei feliz demais de convidá-las para um café). A ideia (inicial, pelo menos) é internalizar questões. Afinal de contas, Cartomancia é vivência... com consciência.
Aguardo vocês lá. E, até lá, fico com o coração acelerado.

Um comentário:

  1. Pena que não poderei estar lá para prestigiá-lo e tenho certeza que será um sucesso!
    Estarei lá em coração. Sucesso, meu querido amigo!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...