quarta-feira, 11 de julho de 2012

II Confraria Brasileira de Tarot - Eu fui... e eu irei!


Olá pessoal. Eu tinha a impressão que esse evento seria maravilhoso. Eu estava errado.
Maravilhoso é pouco, é adjetivo medíocre frente à experiência que tive. Foi fantástico, estupendo reencontrar amigos, conhecer novos, partilhar, vivenciar, experienciar outros pontos de vista. Porque Cartomancia é estudo, não nos esqueçamos disso! Além de livros, cursos e da própria prática, aprender com os estudos de caso apresentados pelos nossos colegas de profissão é de natureza ímpar. E que time de peso tivemos por lá!
Pessoas amadas à distância finalmente próximas. Conheci  pessoalmente Zoe de Camaris, responsável pelo Zoe Tarot, um dos melhores blogs de Tarot da blogsfera e Regina Guigou, do Universo Guigou, uma grande amiga, querida e amada. Conversas online são prazerosas, sem dúvida; mas pessoalmente, é outra história. E os reencontros com as pessoas amadas? Doraci, Drika, André, Edy, Giancarlo, Isabel, Karan, Constantino, tantos nomes que é difícil citar um sem ser injusto com os demais. E claro, os organizadores Edu Scarfon e Pietra di Chiaro Luna

Infelizmente não pude estar com o irmão Euclydes Cardoso Jr., do TarotCabala, que guiou uma meditação que deixou os participantes reflexivos por longo tempo. Estava na oficina da Sarah Helena, de reflexão e criação de Arcanos menores. Depois de duas experiências com os Arcanos Maiores - na I Confraria Brasileira de Tarot e na Mystic Fair São Paulo - partimos para os Menores, e eu fiquei com o Três de Copas.

Os conceitos que eu levantei para o Três de Copas foram surpreendentes
até para mim. Pensei nos estudos de Crowley, nas suas taças de romã e na
relação que ele constroi entre Binah e o naipe de Copas, e recordei que uma
das Deusas relacionadas a Binah é Prosérpina, a Rainha do Hades. 
Pensando nisso, elenquei os seguintes termos: liberação de velhos traumas |
Mercúrio e Vênus geram Harmonia | Um ponto de equilíbrio numa velha 
questão | Tranquilidade afetiva | Vitórias emocionais | Calma diante dos 
eventos. Tendência favorável ao encaminhamento | Amplia o potencial 
positivo das cartas as quais se avizinha | Evento por volta de julho.


Depois de um brainstorm coletivo, partimos para o desenho. Giz de cera na mão, vamos ver o que sai.

Prosérpina e suas taças derramando 
eflúvios carmesins.

Saiu. E eu fiquei pensando no quão poderosa é a ideia que norteia a criação da imagem a partir do conceito-palavra. Palavras e imagens tem o seu poder, que não é pouco e nem questionável. Simplesmente, tem.

Resultados da oficina.

Palestra da Kelma Mazziero (responsável pelo Cartas na Mesa) sobre ética e Taromancia. Ouvir a Kelma palestrar é sempre gratificante, porque acima de tudo, ela é prática. Prática para correlacionar soluções aos problemas que passamos em nossa profissão, sua experiência que dita o que ela fala. O que ouço da Kelma é algo que aplico imediatamente, que reconheço imediatamente. Além de tudo, ela é um doce. 

Kelma Mazziero

Pessoal na palestra da Kelma Mazziero

Eu perdi algumas palestras. Não intencionalmente; atrasos não são programados... Mas acho que aprendi tanto nos corredores, conversando rapidinho com o pessoal que saía, que fica difícil dizer que saí perdendo. Perdi por um lado, ganhei pelo outro. E as que perdi, já corri atrás do conteúdo, e venho partilhar por aqui depois. Ano que vem eu me programo melhor - não dá para comparar a locomoção em São Paulo com a locomoção em Três Corações. Tudo é questão de lógica... e hábito.


A palestra do Leonardo Chioda (responsável pelo Café Tarot) foi estupenda. Já falamos por aqui (e aqui, e aqui) sobre a relação entre a prática da magia e a cartomancia. Mas nada tão elaborado e certeiro. Tenho muitos testes para fazer. Porque, como o Leo disse, importante nessa hora é coragem para tentar... e testar.

Priscilla e Sarah Helena

Momento compras com Priscilla Lhacer (Croft Jones). Os mais incríveis baralhos certamente seriam (e foram) encontrados no seu estande. Eu fiquei com um Pixie Lenormand primeira edição (brevemente postagem sobre as duas edições, aguardem), um Game of Thrones playng cards, e o Lenormand Oracle Cards. A coleção cartomântica cresce, novos estudos serão publicados em breve. Para aqueles que não puderam ir mas ainda desejam baralhos, não há problema: clica ali do lado na Rainha de Copas e siga para a loja  do Amor, o Próprio.

Minhas amadas Regina Guigou, Katharina Dupont e Drika.
Sente a beleza do tabuleiro feito pela Nivia Peggion.

A Nivia Peggion mandou-me um presente inesquecível! Um tabuleiro para jogadas de Tarot, com uma magnífica mandala celta! Incrível! Já devidamente estreado na própria Confraria, claro: Regina, André e Doraci que o digam! Abençoada seja, Nivia! A Patrícia Farias me mandou um livro, cujo conteúdo será tema de outra conversa. Abençoada seja, Patty!

Meu coração, mais três.

Além desse, ganhei uma carta de baralho da Edy de Lucca. Abençoada seja, Edy.
Tem mais um presente que eu ganhei, mas ainda não fotografei. Um quadro d'A Imperatriz, feito pela Katharina Dupont (confira o blog dela aqui). 
Saldo final: muito, mas muito amor. De todas as formas. Muito, mas muito, conhecimento partilhado. E a continuidade do mistério desse livreto de 78 páginas com tantos fins que é impossível mensurar todas as suas histórias, mesmo que esforcemo-nos uma vida toda para conhecer seus cenários e personagens.
Bom que, a cada leitura, uma história completa se descortina.
Agradeço a todos, indistintamente, pela partilha, pelo conforto, pelo carinho, pela recepção, pela acolhida. Foi extremamente prazeroso estar com todos vocês. E espero que nos encontremos no próximo evento.

... e eu irei.

Abraços a todos.








3 comentários:

  1. Irmão Emanuel.
    É tão bom relembrar da confraria...
    Parabéns pelo post, consigo sentir sua satisfação e gratidão em cada letra deste artigo.

    um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, querido, pelo carinho, pela presença.
    O tarot é feito de gente. De gente de copas cheias!
    Bjos mts
    e ano que vem, tem mais! Se tem!

    ResponderExcluir
  3. Bateu uma saudadessss...rs
    Como foi bom ver, estar com pessoas amadas!
    bjos

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...