sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conversas Cartomânticas: Aline Gois e o Rei de Espadas


Olá pessoal. Vamos agora para o naipe mais controverso e passível de discussão de todo o baralho. Favorito de uns, temido por outros, execrado pela maioria, Espadas mete medo. Mas tudo o que mete medo, é porque não é devidamente conhecido... Vamos juntos, respirar o Ar desse naipe, aproximando-nos de sua essência, para além da esperança e do medo. Quem nos guia hoje é Aline Gois, pela figura do Rei de Espadas.
Aline Gois por ela mesma:

Estudo Tarô, Runas e tenho uma curiosidade enorme por Astrologia e a tudo que se refere a Simbologia e a Psiquê Humana. A prática com o oráculo se estende por 20 anos, comecei a oferecer consultas aos 15. Moro em Brasília, trabalho como Consultora Comercial e paralelo a tudo que faço, dou consultas tanto de Tarô como de Runas, compartilhando o conhecimento adquirido como Professora de Tarô e Runas também.
Então... Vamos com ela.

Análise sobre o Rei de Espadas

Rei de Espadas
Waite-Smith

Quando recebi o convite para dialogar sobre o Rei de Espadas, pensei que seria uma tarefa fácil. Ledo engano. Como descrever com veemência um personagem tão vasto de contornos e nuances? Antes de qualquer coisa é preciso que se diga que há parâmetros muito amplos para analisá-lo com respeito e fidelidade as características mais marcantes nessa carta. Tive a oportunidade de observá-lo em vários ângulos. Tanto numa vivência pessoal contextualizada, como a análise cuidadosa de pessoas que exercem na prática as características presentes no Rei de Espadas. É sobre essas experiências, vividas e absorvidas através da prática do Tarô que busquei embasar minha leitura sobre o Rei de Espadas. Como ele surge do movimento trazido pelo ar, o percebo rarefeito, com contornos bem particulares e que se alteram com o movimento leve ou ate mesmo brusco que esse elemento pode atribuir.

Rei de Espadas
Anna K.

Identificar situações geradas por esse Arcano é um passeio prático e analítico sobre os fatos. O reino mental pertence a ele, e este o domina por completo. Partisse do principio da razão, um verdadeiro estrategista. Jogar contra a um Rei de Espadas, é cair no abismo. Pois ele percebe todas as possibilidades, prevendo sabiamente onde isso o levará. Se aliar a ele, é causa ganha! Em alguns momentos se torna realmente necessário uma aplicação prática desse arcano. Pois como ele tem o dom de antever por meio da razão e objetividade, é possível traçar todo um perfil de planejamento e organização. Bem como medir seus riscos. Profissionalmente, coloca tudo em ordem, e não adianta fazer muita manha, é preciso ser firme e aceitar os desafios que a vida impõe para que as tarefas sejam concluídas com êxito. Não basta fazer, tem que ser feito do jeito certo. Para um Rei de Espadas a medida de certo e errado é muito firme. Não existe mais ou menos certo, e ele torna a vida um verdadeiro inferno se isso não é tomado ao pé da letra.

Rei de Espadas
Secret

Por outro lado, observando os tipos psicológicos que “sofrem” a influência do Rei de Espadas é possível observar essas considerações feitas e ir além delas. Se envolver emocionalmente com um tipo como esse, requer no mínimo, ter o espírito forte. São relacionamentos baseados em um contexto mental, é pela mente que ele se seduz e conquista tudo e a todos a sua volta. Observando bem de perto, são manipuladores e envolventes. Há um quê de ardiloso nisso. Embora essa seja uma característica mais comum em tipos de personalidades mal integradas e que se encontram, por alguma razão, contidas em seus sentimentos. Esses dilemas emocionais são muito comuns para um Rei de Espadas, pois é um reino que ele não tem acesso. O sentimento para ele é algo analisado e medido, quase como uma fórmula. E como isso não costuma funcionar muito bem pra ninguém nessa vida, ele se fragiliza. E procura envolvimentos emocionais onde  tenha total controle e domínio. Quando isso foge da regra, surgem os tipos arrogantes, ciumentos e manipuladores. Tornando suas relações passionais e de extremo risco, especialmente para a parceira.

Rei de Espadas
Visconti-Sforza
US Games

Um Rei de Espadas escolhe seus amantes por outros atributos. É preciso que haja algo realmente compensador para que ele se mantenha fiel ou ate mesmo firme num relacionamento. Ele pensa primeiro nele, depois nele e por último nele também. E todo resto deve obedecer essa regra. Como isso também não costuma funcionar muito bem, ele termina ficando sozinho e se concentrando no trabalho, em questões práticas, em flertes. Em  relações onde possa ter mais controle dos sentimentos e da quantidade mínima que terá que doar para ter o que precisa, deixando-o satisfeito.

"O homem que dá a sentença empunha a Espada."
Ned Stark, um Rei de Espadas.
Game of Thrones, primeira temporada, episódio 1.

Bom, com tantos atributos complicados, da vontade de mudar de rua para não ter que cruzar com um tipo como esse. Outro grande engano. O Rei de Espadas é uma figura iluminada, impossível não percebê-lo num local, dar mesmo vontade de se aproximar, são muito magnéticos. Especialmente, se você for alvo do interesse dele. São intelectualmente incríveis, excelentes professores, educadores incansáveis para tornar tudo mais perfeito e completo. Uma noitada ao lado de um Rei de Espadas nunca será uma perda de tempo, muito menos monótono. Ele transforma todas as conversas em algo rico e preciso de detalhes, repleto de informações técnicas, acadêmicas, culturais, sobre tudo, tudo mesmo que se possa imaginar. 
São pessoas de alma firme, realistas e muito práticos, e que encantam por possuir um charme elegante, humor refinado e cuidados essências com a aparência. Como disse anteriormente, são excelentes estrategistas e costumam conseguir sempre tudo que desejam, e com a habilidade única de extrair das pessoas aquilo que elas tem de melhor.

Rei de Espadas
Ancient Italian

Essa energia contida na carta do Rei de Espadas o confere todo o poder de transformação inconsciente para um estado de consciência plena. Transferindo para a realidade o que somos capazes de realizar, e nos revelando o tamanho da nossa inteligência em trabalharmos em prol de algo melhor e mais concreto. Observar o Arcano em suas potencialidades, e desenvolvê-lo em qualidades é tarefa complexa e praticamente se leva uma vida inteira nessa missão. Mas vale a pena! Porque nos permite explorar melhor nossos recursos e talentos, tornando a vida algo que requer muito mais discernimento do que somente boa vontade. 

Cavaleiro de Espadas
Hermetic

Nota do editor: Em alguns baralhos, como o Hermetic, os Reis são substituídos pelos Cavaleiros. Existem diversas possibilidades de análise dessa perspectiva; porém, em última instância, aplica-se tanto aos Reis quanto aos Cavaleiros os mesmos significados propostos.
Atenção: essa interpretação só é possível quando houver a carta do Príncipe substituindo o Cavaleiro original.


3 comentários:

  1. Belo texto, de fato necessitamos muito da inteligência desse Rei!

    ResponderExcluir
  2. A carta do rei de espadas apareceu-me mas não a compreendo... mais parece o meu autoretrato do que propriamente uma informação util para uma situação que vivencio...
    deve ser a minha falta de intuição momentanea...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser. As cartas da Corte possuem três possibilidades de leitura: cenário, psique ou persona.

      Por que não tirar mais uma, para confirmar?

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...