quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conversas Cartomânticas: Giane Portal e a Carruagem


Olá pessoal. Continuando nossas Conversas Cartomânticas, temos hoje a colaboração de Giane Portal sobre a Carruagem. Giane tem uma forma precisa de expor iconográfica e simbolicamente os Arcanos que dispensa maiores apresentações; a desambiguação simbólica por ela feita é de uma clareza ímpar.
Giane por ela mesma:

Giane Portal estuda Tarot e Astrologia desde 1994. Em 2006 começou a ministrar cursos e palestras, e já teve diversas participações em programas de TV, rádio, jornal e internet. Foi diretora social da Central Nacional de Astrologia e atualmente faz parte do Conselho Deliberativo desta organização.
Em 2010 lançou seu blog “Astrologia, Tarot e Outros Mistérios”: http://gianeportal.wordpress.com/, e a partir de 2011 passou a fazer parte da equipe de redatores da Revista do site Personare: www.personare.com.br.
Virginiana nascida sob a Lua Cheia, é formada em Comunicação Social e apaixonada por animais - especialmente por felinos - aos quais fotografa profissionalmente. Seu trabalho pode ser conferido aqui: www.fofurasfelinascatimages.com.

Nota: Várias terminologias empregadas no texto fazem referência à obra de Nei Naiff, por considerá-lo um dos melhores autores no assunto; além de sintonizar-me quase que integralmente com seu ponto de vista e interpretação a respeito do Tarot.


Scapini Tarot

Le Chariot, The Chariot, O Carro, ou Carruagem – mas o correto mesmo seria traduzir como “A Biga”. Sim, porque a imagem que vemos representada no Arcano é precisamente esta, uma Biga, ou seja, uma carruagem para uma só pessoa, puxada por cavalos. 
Este é um dos Arcanos com a simbologia mais simples e direta dentre os Maiores, e curiosamente - talvez justamente por isso - um dos que mais geram controvérsias em sua interpretação. 
O Arcano do Carro traz, essencialmente, dinamismo, ação, velocidade, progresso, independência. Rumo à conquista dos objetivos e a vitória. Simples assim. Entretanto, muitos insistem em deturpar sua simbologia, atribuindo interpretações como a do carro parado, que precisa ser posto em movimento, ou da falta de direcionamento, já que os cavalos apontam para direções opostas. 
Grande parte da associação com o Carro parado é provocada pelas representações encontradas em Tarots como os de Rider-Waite ou de Crowley (ambos da escola de MacGregor Mathers, que assim como Eliphas Lévi, associava as lâminas à Cabala), onde os cavalos são substituídos por ou complementados com figuras de esfinges estáticas. Mas nas imagens originais dos Tarots mais antigos, a Biga é puxada por cavalos; e sim, eles já estão a galope.

Marselha Grimauld

Outra representação que frequentemente gera controvérsias em relação à interpretação deste Arcano é o fato de que, no Baralho de Marselha, por exemplo, os Cavalos se encontram caminhando para direções diferentes. Pessoalmente, acredito tratar-se apenas de uma forma de resolver um problema de perspectiva. Como representar um carro de frente, com os dois cavalos andando para frente, sem apontar uma direção específica? Talvez num estilo de desenho mais sofisticado, isso não fosse problema; mas no Tarot de Marselha, onde os traços e a pintura são bastante simplificados, essa questão pode ter sido bastante problemática.  O mesmo pode ser notado nas rodas da biga, abertas cada uma para um lado. Como mostrar uma roda de frente, em vez de apenas um filete (que corresponderia a essa vista da roda?). Além disso, notamos também que os dois cavalos olham para o MESMO lado que o condutor, ou seja, HÁ um sentido claro de direção e coesão. Se esses argumentos não forem convincentes, vale dizer que o Tarot de Marselha surgiu apenas no século XVII, enquanto que o Tarot abaixo, de Visconti-Sforza, data do século XV. Os dois cavalos seguem obviamente para a MESMA direção, o que sem dúvida mostra a conotação original da lâmina. Entretanto, a figura não está “de frente”, e a tentativa de retratar uma postura mais dinâmica do Arcano, posicionando-o nesse sentido, acabou gerando essas confusões. 

Visconti-Sforza

A falta de uma visão sobre as lâminas do Tarot como um encadeamento lógico (nesse caso,  Os Enamorados > O Carro > A Justiça), também contribui para a atribuição de significados não condizentes ao Arcano.  Nos Enamorados, as opções são oferecidas e é o momento da tomada de decisão. No Carro, partimos para a ação, para a conquista de nossos objetivos; e na Justiça chegamos ao momento de avaliação e cautela, gerenciando o impulso do Arcano anterior.
Todos os demais Arcanos utilizam um simbolismo direto na representação de seu significado. Por que no Carro seria diferente? O estágio de tomar decisões é o Arcano anterior - os Enamorados. No Arcano VII as coisas já estão acontecendo, a direção já foi escolhida e rota caminho já foi traçada. Para falar do suposto “carro parado”, temos o Arcano XII, O Pendurado para um momento de estagnação; ou o Arcano XIV, a Temperança, para um momento de análise e espera. Para expressar um momento de confusão ou dualidade, “cada cavalo indo para um lado” temos o Arcano XVIII, A Lua. Então porque o Carro traria em si esses atributos, já encontrados nos demais?Claro que se este Arcano se encontra em casas NEGATIVAS ou de OBSTÁCULO presentes em determinados jogos, ele pode adquirir atributos semelhantes aos citados acima. Mas isso tem a ver com a posição onde a carta se encontra, e não com a simbologia intrínseca ao Arcano.

Reversibilidade do Arcano VII

Negativo: inércia, obstáculo, irreflexão, atraso
Obstáculo:  falta de motivação e /ou planejamento adequado
(Nei Naiff – Tarô, Oráculo e Terapia – Estudos Completos do Tarô, Volume III)


Quando menciono o fator posição, não me refiro de forma alguma ao uso dos Arcanos invertidos. Não trabalho com esse sistema, em primeiro lugar, porque para cada valor e atributo existe um Arcano definido. Muitas das interpretações atribuídas a um Arcano invertido correspondem à descrição e aos atributos de outro Arcano.
Em segundo lugar, porque para mim, inverter o significado de um símbolo pelo fato de ele aparecer “de ponta cabeça” não faz sentido. Exceto em símbolos gráficos, como o pentagrama, algumas cruzes, a suástica, etc. o símbolo não muda seu valor por aparecer invertido. Um sol não deixa de brilhar e representar a vida por aparecer “ao contrário”, tampouco um Imperador deixa de sê-lo por encontrar-se eventualmente “de cabeça para baixo”. Para representar o homem desprovido de seu poder, temos o Arcano XII. Citando o grande astrólogo Rodrigo Araês, “esta é apenas a minha opinião, se não gostarem, tenho outras.”

Simbologia do Arcano VII



Um homem, portando símbolos de poder (certo, coroa e/ou orbe) conduz uma biga em movimento puxada por dois cavalos.
Esta caracterização, por si só, já denota poder pessoal (nota do editor: vide o texto sobre o Imperador, dentro dessa mesma blogagem coletiva). Apesar disso, o homem encontra-se protegido por uma armadura, o que significa que há planejamento; ele não é ingênuo em relação às possíveis ameaças que encontrará em seu caminho, está preparado para a empreitada. A biga é coberta, reforçando essa proteção; e seu dossel é sustentando por quatro vigas, representando os quatro elementos.A biga é um símbolo de velocidade, e como era amplamente utilizada nas guerras, também está relacionada à vitória. Entretanto, ela só entra em movimento com a conjugação da força humana e da força animal. O racional (condutor) está em harmonia e direciona o instintivo (cavalos) para a conquista de seu objetivo. É nesse plano instintivo que reside a potência, a força explosiva necessária para gerar a velocidade no movimento. A integração entre humano e animal é tamanha, que na maioria das representações desse Arcano o condutor nem ao menos segura as rédeas (ou o faz sem tensão), indicando total sintonia entre o plano mental e a ação. Cavalos também estão relacionados, simbolicamente, à nobreza e à coragem. O desenho das rodas da biga se assemelha bastante ao desenho da roda da fortuna... é o Homem colocando o próprio destino em movimento.Assim, tudo no Carro é dinâmico e progressista, move-se no presente em direção ao futuro; o impulso é direcionado e bem conduzindo, rumando ao triunfo e ao sucesso.No livro Tarô, Ocultismo & Modernidade, Nei Naiff classifica o Carro como um Arcano realizador, dinâmico e aberto, fazendo parte da Via Solar na estrutura binária e do Caminho do Prazer na interação desta estrutura; da Via da Indução na estrutura ternária, e da Via de Criação na estrutura setenária.As palavras-chave atribuídas a esses conceitos ajudam a compreender muito da natureza desse Arcano.

O Carro é:

Realizador: onde tudo se encontra a seu favor / os ideais estão bem estruturados / a realização é possível.
Dinâmico: onde o poder da ação, do desejo e do ideal são ilimitados e atemporais.
Aberto: onde não há obstáculo oriundo de terceiros / tudo está livre para a ação do desejo e das ideias.

O Carro pertence a:

Via solar: onde os Arcanos são racionais / ativos / falam de iniciativa.
O Caminho do Prazer: onde tudo acontece conforme foi planejado.
Via da Indução: onde os Arcanos são ativos, progressistas, indutivos. 
Via da Criação: onde os Arcanos são ativos, pertencem ao poderes latentes do homem, buscando todo tipo de iniciativa e possibilidade para conclusão dos objetivos.

Nenhuma das atribuições está relacionada à simbologia da estagnação ou confusão nos propósitos. Quando você estiver sintonizado com este Arcano, é momento de seguir em frente e conquistar seus objetivos. Avante!

5 comentários:

  1. Belíssimo.
    Rico em detalhes.
    Explicativo.

    Amei!!!

    Aproveito e agradeço a menção a minha blogagem.

    Parabéns Giane Portal.

    Euclydes Cardoso Jr.
    www.tarotcabala.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei.
    Mts informações!!!

    E queria comentar que O Carro é uma carta que dificilmente sai pra mim... que coisa, né?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! é sempre muito bom ter o retorno dos colegas! :) Confesso que deixei para ler os textos de vcs depois de ter publicado o meu, para manter um estilo próprio.

    Escrever sobre o Carro foi um desafio para mim, escrevi isso no meu blog.

    E Pietra, talvez O Carro quase nunca saia para você, pq vc já tem esse plano bem resolvido em sua vida.

    Aproveitando, agora que vc comentou isso... tem cartas que saem mais raramente mesmo, não é? Até nas tiradas para clientes (pelo menos é o que eu noto) - talvez até pela sua natureza mais decisiva ou crucial.

    ResponderExcluir
  4. tenho dificuldade em saber e ver quando o arcano está em negativo ou positivo. Será que me podem exclarecer um pouco este tema.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Anônimo. Essas questão varia muito de acordo com o sistema e com o jogo escolhido. Mas tentarei responder em uma postagem específica, tudo bem? Abraços!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...