domingo, 6 de fevereiro de 2011

Meu Rider Waite! Sete de Copas... You Gotta Be.


Olá pessoal. FINALMENTE consegui meu Rider Waite!
Comprei a edição da Editora Artha - por sinal, excelente atendimento, muito obrigado a todos de lá por isso! - e estou cá me divertindo com as possibilidades interpretativas de lâminas tão diferentes da tradição latina (o Rider-Waite é o Marselha de língua inglesa - o mais acessível).
Ainda estou esperando meu Commemorative Set, mas este chegará no fim deste mês. Sem agonia, por ora. POR ORA...
Brincando com o meu baralho, achei um detalhe tão legal numa carta não tão legal... Que merece uma conversa cá para nós. Com vocês, Sete de Copas.


O Sete de Copas apresenta o momento da escolha, de cunho emocional, que é, na verdade, a aceitação de um compromisso assumido anteriormente.

You gotta be bad, you gotta be bold, you gotta be wiser
You gotta be hard, you gotta be tough, you gotta be stronger
You gotta be cool, you gotta be calm, you gotta stay together...


Em outras palavras, seria aquele momento em que, a despeito do prejuízo, temos que manter nossa palavra - por um lado - assim como pode ser aquele momento em que não tínhamos nada em mente e de repente pululam opções à nossa frente. A representação pictórica do Rider-Waite é bem interessante: um homem, de costas, aparentando sobressalto, observa uma hierofania, ou uma visão (atestado pelas nuvens ao fundo), onde aparecem sete cálices de onde saem diferentes... "manjares" (?): uma cabeça de mulher, transparente; um castelo; um tesouro, jóias e pedrarias; uma coroa de louros; um draconídeo; uma serpente. Tais taças ladeiam uma central, onde aparentemente uma pessoa está com os braços abertos, já que apenas suas mãos se apresentam por baixo do véu que lhe cobre; uma luz emana do tecido, dando a idéia de sagrado ao que está coberto.
Eu não quero descrever todas as taças. Mas uma, em especial, merece descrição: a que está com a coroa de louros.
Reparem na taça. Viram alguma coisa?
Deixa eu dar um zoom para vocês verem melhor:


Uma caveira
Se fosse na taça com a serpente, ou com o draconídeo, poderia representar envenenamento. Se fosse em qualquer outra taça, não teria sido tão significativa a ideia de perigo como nesta.

No New Vision, a carta perde o significado analisado aqui. 

Vocês se lembram da Espada de Dâmocles? Foi o primeiro mito que me veio à cabeça. A ideia da Fama, tão ligada aos louros e a Apolo, tão ligada ao Sol e ao signo de Leão, é deveras perigosa. Por sua vez, a caveira, um dos símbolos de Saturno, é diametralmente oposta à ideia que hoje fazemos da fama. Mas sem muito esforço percebemos que a fama tem seu preço (ok, eu sei que não é o melhor exemplo, mas é impactante, não é?).
Terei mais cuidado quando me deparar com essa carta...
Abraços a todos.


6 comentários:

  1. Sabe que eu comprei um pra chamar de meu =) Gosto dele, preciso experimentar mais com ele.

    ResponderExcluir
  2. Oi Emanuel!

    Comecei meu estudo pelo Marselha. E continuo utilizando-o para tal finalidade e em tiragens pessoais.
    Desde quando decidi realizar atendimentos, o Rider-Waite tem sido meu companheiro nestes momentos. Apesar de discordar de algumas questões quanto aos Maiores, os Arcanos Menores são de uma riqueza de detalhes que permitem não somente a nós Tarólogos, mas também aos consulentes inúmeros insights quando nos deparamos com seus símbolos.
    Tenho certeza de que vai gostar desse deck!
    "Boas jogadas"!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, já tem o seu Rider-Waite! :)

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Pietra, já estava dificil ficar na expectativa por um baralho clássico como esse! Mas em breve chegará o meu Commemorative Set!
    Não troco o Marselha para atendimentos, Raquel. O Rider será para estudos, para mim, mas continuarei jogando o meu Fournier com a abordagem do Thoth Tarot quando se tratar de atender clientes.
    Logo, logo, Gemini, um novo me acompanhará... ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Emanuel!
    Também estou aqui, ansiosa, esperando meu Commemorative Set!
    E este que você tem da Fournier é lindo! O próximo que quero adquirir é Marselha, apesar de ter o que vem no livro do Carlos Godo.

    Uma coisa que queria comentar contigo sobre a possibilidade das taças desse 7 em relação à envenenamento: quando há usos de drogas, essa carta aparece na jogada.

    ^^!

    ResponderExcluir
  6. Hmmm Raquel, boa dica. Ficarei atento. Não é à toa que ela é a Devassidão...

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...