quinta-feira, 29 de julho de 2010

O livro e o baralho Wicca e meu jogo semestral


Olá pessoal. Adquiri, recentemente - e novamente (o primeiro eu dei de presente), o Livro e o Baralho Wicca, da Sally Morningstar (Ed. Pensamento). O livro, acompanhado de 42 cartas, esteve comigo no meu período de Neófito na Bruxaria (isso lá pra 2003, realmente não me lembro).
É um belíssimo baralho. Belíssimo mesmo. Suas cartas representam Deuses, apetrechos e atos do cotidiano da Wicca. É muito didático para quem está começando, ainda que não represente uma síntese dos estudos, mas o começo dos mesmos. (Aqui temos uma apresentação das cartas, por Cacilda Guerra)
Outra coisa importante: Sally não denomina (abençoada seja) seu baralho como um Tarot!
Senti muita falta desse baralho. Mas, sobretudo, do jogo que ele possui, de sete cartas. Adaptei-o para o Marselha e o faço há alguns anos, semestralmente; assusta o grau de acerto que ele possui.
O jogo chama-se Sequência da Estrela e compõe-se por sete cartas, formando um hexagrama com uma carta ao centro. Os planetas estão organizados conforme o hexagrama presente no centro da Árvore da Vida cabalística, então não é muito difícil conseguir um diagrama semelhante. As cartas significam:


1 - SATURNO. As restrições que você ou o ambiente lhe propõem no período do jogo.
2 - LUA. Os fatores inconscientes e as influências da programação infantil, do atual mundo interior.
3 - MERCÚRIO. As lições que serão aprendidas no período concernente ao jogo; revela o seu potencial.
4 - JÚPITER. Representa as forças que o ampararão e aonde buscar ajuda. Representa também o que pode estar bloqueando seu caminho.
5 - VÊNUS. O caminho da beleza. O compartilhar, o dar e receber. o seu Dom.
6 - MARTE. A ação efetiva necessária no período do jogo.
7 - SOL. Síntese do jogo e questão central que norteia o desenvolvimento das questões periféricas.
Nessas sete posições eu coloco os Arcanos Maiores. Depois dessas, embaralho os Arcanos Menores, selecionando seis - um para cada mês do porvir.
Faço esse jogo, naturalmente, duas vezes por ano: uma no dia 31 de dezembro e outra no dia 30 de junho.
Além de ser muito claro, ainda me auxilia nos estudos dos Arcanos Menores - tenho um mês para experimentar cada um deles, um por vez.
Para todos os Wiccanos, Bruxos ou interessados no Caminho Pagão, recomendo o livro. Para todos os Cartomantes, recomendo o jogo.
Abraços a todos.

Ficha catalográfica: MORNINGSTAR, Sally. O livro e o baralho wicca: dê um toque de magia à sua vida. 5 ed. Tradução de Denise de C. Rocha Delela, ilustrações de Danuta Mayer. São Paulo: Pensamento, 2008. 128 p. Acompanhado de 42 cartas coloridas.  

5 comentários:

  1. Oi Emanuel. Achei legal mencionar esse baralho. Eu o tenho ha 7 anos, foi o meu primeiro baralho, antes mesmo de começara jogar o tarô, gosto muito dele. Além dele, jogo tarô e o baralho cigano (embora não tenha me adaptado muito a esse último). É difícil encontrar alguém que jogue com o baralho wicca. Se quiser conversar sobre ele, experiências, pontos de vista, enfim, me adiciona: otter-88@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora em responder, Vini. adicionei seu msn para podermos conversar sobre a prática do Livro e Baralho Wicca. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Leonardo e eu também jogo o baralho wicca! gostaria de fazer contato com vc para saber um pouco mais.
    meu msn é: anjtaurus@hotmail.com

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Td bem pela demora, eu tb tenho que me desculpar com vc: não uso mais o msn que te passei. rsrs
    Então se quiser adicionar o que estou usando agora, é esse: vinekko@hotmail.com
    Abraço.

    Vinicius

    ResponderExcluir
  5. Para mim o baralho wicca é o único com que me dei bem. Os símbolos são-me familiares e sempre que o consulto sinto-me esclarecida. Acho que ele interessante não apenas no aspecto divinatório mas também para reflectirmos acerca do nosso interior.

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...