sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dando nomes aos bois...

Olá pessoal. Continuando nossa conversa sobre os gêneros e a manipulação das cartas, gostaria de falar um pouco sobre o termo que designa a nossa profissão (ok, pode trocar "profissão" por "hobby", ou por "passatempo" ou por "missão de vida"... Não importa; gosto de "profissão" porque, ao se tornar verbo, mostra que eu "professo" a Cartomancia)
Qual é o termo para definir o que somos? Cartomantes? Tarólogos? Consultores de Tarot? Adivinhos? "@ moç@ que põe cartas?"
Entre todos os termos que vejo, o mais abrangente, para mim, é Cartomante mesmo, e é com ele que eu me defino. Cartomante é aquele que manipula as cartas - independente de qual seja a natureza do baralho. Como eu jogo vários tipos, prefiro essa denominação. Além disso, é uma homenagem aos meus antepassados que faziam disso um meio de vida, e que, a despeito de todo o preconceito que os cercava, mantiveram a tradição, as imagens e os significados para que hoje eu pudesse ser o que sou.
Todos os tarólogos são cartomantes, mas nem todo cartomante é tarólogo. Sendo assim, acho o termo restrito aqueles que se dedicam ao estudo intensivo das lâminas do Tarot como meio de autoconhecimento, previsão do futuro e/ou estudos iconográficos e simbólicos das imagens que o compõe.
Sinceramente, racho de rir com "@ moç@ que põe cartas". É uma forma pueril de se dirigir ao Oráculo, mas com prerrogativas um tanto quanto perigosas. São as pessoas que, por não saberem como se dirigir, se apegam aos estereótipos. Com essas pessoas, é necessário nao só um trabalho de orientação, mas também de direcionamento, para que essa pessoa, ao invés de manter um padrão vicioso de reconhecimento das cartas como "Ver a Sorte" ou coisa que o valha, passe a ser uma propagadora dos reais efeitos de um bom jogo, que são o autoconhecimento e o reconhecimento do potencial criador.
Abraços a todos.

Um comentário:

  1. Emanuel,

    nomes bem dados! Gosto até de algumas expressões como tirar sorte (e colocar onde, né?) ou moço(a) que põe cartas...

    Eu me entendo como Taromante (Diletante), mas no fundo é mister fazer estas explicações.
    E aqui estão ótimas!

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...