sábado, 24 de março de 2012

Conversas Cartomânticas: Priscilla Lhacer e o Pajem de Ouros


Apesar da minha aversão aos relacionamentos virtuais, sou obrigado a aceitar o quanto eles são preciosos para aprofundarmos laços que, por pura falta de tempo, não puderam se estabelecer antes. Esse é o meu caso com a Priscilla. Nos conhecemos na Confraria Brasileira de Tarot (evento este, fundamental e divisor de águas neste meu ano), e nos reencontramos no Fórum Nacional de Tarô. Mas foi a internet que permitiu que conversássemos mais. E, em conversas de horas sem que percebêssemos, fomos nos aproximando mais do que as cartas querem dizer em relação ao nosso cotidiano. E, em relação ao nosso cotidiano, que hoje ela nos apresenta o Pajem de Ouros.
Priscilla Lhacer é economista com mestrado em Economia pela USP. Atualmente cursa doutorado em Finanças na FGV e é analista do Banco Central, mas sabe que sua verdadeira vocação é ajudar as pessoas através do Tarô e da terapia floral, o que faz através do site Amor, o Próprio.

Valete de Ouros
Radiant Rider-Waite

Como todo Pajem, o Pajem de Ouros está associado a crianças, jovens, ou ao início de uma nova jornada na vida. A criança de ouros é aquela criança curiosa, aventureira, que caça minhoca e tatu-bola quando está ao ar livre, demonta relógios para remontar um robô, e pergunta a todo momento como as coisas são feitas (“mamãe, como é feito o chão? E como se faz uma casa? E um sabonete? E a sobrancelha?”, me perguntou certa vez o Pajem de Ouros que tenho lá em casa). Mas não confunda: o pajem de ouros não é aventureiro por ser sapeca, levado da breca, como o pajem de paus. Nem faz perguntas porque precisa satisfazer sua curiosidade intelectual, como o de espadas. Em suas peraltices, ele não está atrás de diversão; quer é tocar em tudo o que vê, ver para crer em o que lhe ensinam. Experimentar o mundo é o seu jeito – único jeito – de aprender.

Valete de Ouros
Marseille Dusserre

Quando representa um novo começo, o Pajem de Ouros está associado à concepção e renovação de tudo aquilo que tem existência material. Sabe aquele momento no qual escolhemos a faculdade que vamos cursar? Ou que decidimos fazer uma faxina no armário e jogar for a tudo o que não serve mais, só para dar espaço ao novo? Esses são momentos do pajem de ouros.
Os pajens estão tradicionalemente associados ao elemento terra, assim como o naipe de ouros. O pajem de ouros é, então, duplamente terra. Por isso está associado também a uma ligação profunda e espiritual com a natureza, com os animais, com o que é tangível e com tudo aquilo que nos cerca. Fazer uma caminhada na mata fechada, escalar montanhas, sentar à beira do lado e passar horas em silêncio, pescando: ele certamente o acompanhará em todas essas atividades. 
Toda mulher que já esteve grávida entende perfeitamente o que é ser um pajem de ouros. A gravidez é, talvez, o momento mais sublime desse arcano da corte. A sensação de ter dentro de si uma nova pessoa em formação… existe algo mais ligado a um começo, àquilo que é  terreno, ao tornar tangível o intangível, do que isso? Não por acaso esse arcano está relacionado à gestação – de uma criança, mas também de um novo emprego ou de um projeto que passará a ter existência física em breve. E – por que não? – do dinheiro e dos recursos materiais que ele faz brotar em nossa vida.

Pajem de Ouros
Visconti-Sforza (US Games)

O Pajem de Ouros é um aprendiz. Ele quer aprender coisas específcas, que tenham utilidade prática para ele e para o mundo. Na Idade Média podíamos encontrá-lo como o aprendizes-auxiliares nas oficinas dos artesãos e dos ferreiros. Na época renascentista, era o artista bancado pelo mecenas. É também uma amigo diligente, mas como todo arcano, ele também tem seu lado sombra: se o seu talento não for bem usado, pode se tornar preguiçoso, como aquele colega de trabalho que empurra tudo com a barriga e obriga a gente a fazer o service de dois. Aquele momento em que a gente acorda e fica enrolando na cama, mesmo sabendo que estamos atrasados, também pertence a esse pajem. Há um mundo lá fora cheio de possibilidades a serem vividas, exploradas, e é tanta coisa que chega a dar preguiça. O pajem precisa usar bem seu dom,do contrário ele sera levado à inércia, à inação. 

Valete de Ouros
Universal Waite

Nos baralhos mais tradicionais, como o Marselha, ele é representado por um rapaz jovem, segurando um pentáculo ou uma moeda. O Rider-Waite também segue essa iconografia. Em outros baralhos, os pajens são substituídos por princesas, o que cria uma igualdade de gêneros na corte do tarô, mas que mantém a característica de passividade, ingenuidade e imaturidade que os pajens trazem. 
Dois baralhos, a meu ver, representam o Pajem de Ouros de uma forma mais interessante para entendermos quem ele é e descobrirmos quem somos quando ele nos habita: o Osho Zen Tarot e o Inner Child Tarot.


Valete de Ouros
Aventura
Osho Zen Tarot

No Osho Zen, seu nome é Aventura. Ela nos fala de aceitar os novos caminhos sem medo e sabendo que nenhum resultado é garantido. São as novas aventuras que nos fazem crescer, mesmo que nos tenhamos com elas os frutos desejados. Nas palavras do próprio Osho, "a insegurança é o único caminho para crescer, enfrentar o perigo é o único caminho para crescer, aceitar o desafio do desconhecido é o único caminho para crescer."


Criança de Cristal
Inner Child Tarot

No Inner Child, um baralho que associa a cada arcano um personagem das histórias infantis, o Pajem de Ouros é representado por Huckleberry Finn, o melhor amigo de Tom Sawyer, de Mark Twain. Filho de um bêbado, Huck Finn foi criado sem mãe, dormindo na porta das casas dos outros ou nas casinhas de cachorro. Tinha amor à natureza, horror à bebida, e uma alma absolutamente livre. Era notável por fazer aquilo que julgava ser o certo, mesmo achando que iria ao inferno por isso , como quando ajudou  o escravo Jim a se libertar (e viveu um livro inteiro com ele, em As Aventuras de Huckleberry Finn, a sequência de Tom Sawyer). 
Esses dois baralhos me trazem uma conexão com a ideia de que o Pajem de Ouros é, de certa forma, um irmão mais novo d'O Louco (como todos os Pajens, talvez). A diferença é que o campo de aventura dele é mais limitado e mais voltado ao aprendizado, ao contato com a matéria. E, quando crescer, ele não sera como o Louco, ele terá aprendido algumas lições e as experiências o terão deixado mais cauteloso, um pouco menos divertido, mas muito obstinado, transformando-se em um trabalhador incansável. Ele sera Cavaleiro e terá abandonado esse espírito aventureiro para ir em busca de uma segurança, estabilidade e crescimento interior que lhe fizeram falta quando menor.

Princesa de Ouros
Spiral Tarot

Para finalizar, deixe de presente a vocês uma pequena meditação para entrar em contato com o pajem de ouros que está dentro de nós. 

Pajem de Ouros
Morgan-Greer 

Feche os olhos e respire profundamente três vezes. Imagine-se entrando em um caminho desconhecido, de terra, todo gramado em volta. Aos poucos, o gramado vai crescendo e se transformando primeiro emu ma mata fechada, depois uma floresta.  Você anda lentamente, respirando a cada passo, sentindo o cheiro da terra úmida e da vegetação. Ao longe, há o barulho de um rio e de alguns animais que habitam este espaço.
Enquanto caminha, preste atenção a si mesmo. O que você sente? 
Tome o tempo necessário para explorer esse ambiente. A poucos metros de ti, há um banco de madeira rústico, com um pentáculo encravado nele. Sente-se e descanse.Uma voz suave avisará: “este é o lugar em que contactamos o Pajem de Ouros. Quem fala com ele é sempre um aprendiz. O que você quer aprender com ele?” 
Pausadamente, pergunte o que quiser. 
Uma figura surge de dentro de uma caverna distante e vem em sua direção. É o Pajem de Ouros. Converse com ele o tempo necessário sobre aquilo que perguntou e escute atentamente tudo o que ele tiver a dizer a respeito.
No final, ele diz: “Você aprendeu como ter poder no mundo terreno e adquirir as habilidades necessárias para seguir seu caminho. Não espere obter tudo isso sem trabalho árduo e paciencia. Não se atrase para encontrar o que quer por preguiça. A hora é essa. Faça acontecer e eu o guiarei em cada passo.”
Despeça-se. Caminhe lentamente pela trilha de terra na direção da volta pela floresta, depois pela mata fechada, até encontrar o ponto de partida. Respire lentamente e lembre-se de onde está. Escute os sons à sua vonta e abra os olhos. 
Seja bem vindo ao mundo material novamente, aquele do seu cotidiano, em que o seu Pajem de Ouros habita.

Pajem de Ouros
Anna K Tarot

Ao Emanuel, que me convidou para participar dessa blogagem coletiva, um abraço enorme. Que o Pajem de Ouros te guie em suas novas empreitadas terrenas!

Princesa de Pentáculos
Golden Dawn Tarot

Nota do editor: Em alguns baralhos, como o Tarô da Golden Dawn (1977), os Pajens são substituídos pelas Princesas. Existem diversas possibilidades de análise dessa perspectiva; porém, em última instância, aplica-se tanto às Princesas quanto aos Pajens os mesmos significados propostos.

Um comentário:

Quando um monólogo se torna diálogo...