sábado, 3 de março de 2012

Conversas Cartomânticas: Lúcia Sindoya e o Rei de Ouros

Um doce de pessoa. Essa é a melhor definição que posso oferecer sobre a Lúcia. Conhecemo-nos na Mystic Fair e conversamos pouco frente ao desejo que tínhamos. Mas já foi o suficiente para ingressarmos em uma sincera amizade. E cá ela nos guia ao encontro do Rei de Ouros - fora e dentro de nós mesmos.
Contatos com a autora:

Blog pessoal: http://sindoyatarot.blogspot.com/
Site: http://espacoluzvida.com.br
Blog: http://espacoluzvida.blogspot.com

Rei de Ouros: A personificação do sucesso.

Rei de Ouros
Obaluaiê
Tarô dos Orixás: Senhores dos Destinos

Eu, particularmente gosto muito desse arcano. No Tarô dos Orixás: Senhores do Destino, que é um dos primeiros que eu ganhei e com o qual já joguei muito, ele é representado por Obaluaiê, o Senhor Rei da terra, um Orixá com o qual eu tenho uma ligação muito especial, e que, embora seja conhecido por ser o dono das doenças, é um orixá de grande riqueza e beleza.

Rei de Ouros
Ancient Italian

Representa situações ou pessoas de sucesso. Aqueles que souberam aproveitar as oportunidades e insigths e conseguiram alcançar o patamar desejado; pessoas ambiciosas, de visão estratégica. 
Pessoas que tem esse arquétipo me impressionam, e eu as admiro. Sim, eu sou uma pessoa materialista e não acho isso errado. Eu quero ser bem sucedida, e quem não quer?
E esse arcano me inspira a isso, a por meus ideais em prática, trabalhar para alcançar o meu objetivo, colocar a mão na massa. Para futuramente chegar ao seu patamar, poder olhar para trás e dizer : Fui eu que fiz, fui eu que consegui, é resultado do meu esforço.
Na minha opinião, o Rei de Ouros é o arquétipo do " poderoso", aquela pessoa que se dedicou à algo, e foi inteligente o suficiente para ser e ter o que ela deseja. Alguém que alcançou o verdadeiro sucesso,trabalhando muito, aproveitando oportunidades, e hoje pode desfrutar do que adquiriu, tem status e admiração. 
Vejo nesse arcano pessoas obstinadas a vencer, mas também, pessoas que já vieram com um talento natural para negociar, para convencer, para se sobressair, naturalmente, sem necessidade de trapacear. Independente de que profissão escolham, vejo no arquétipo do rei de ouros aquelas pessoas que vieram para vencer na vida.

Rei de Ouros
Marseille Grimauld
Repare que, entre os Reis deste baralho,
este é o único a não usar coroa.

Quando penso no rei de ouros, penso em alguns empresários que eu conheço que começaram ali vendendo porta a porta, e hoje tem um belo patrimônio. Aquelas pessoas que as vezes não tem faculdade, mas tem vivência. Talvez o que se chama de novos ricos ou emergentes.
É aquela pessoa que, tem uma história de sucesso real para contar, que cresceu, que prosperou batalhando, conquistando,construindo, dando forma aos seus sonhos e projetos. E agora em uma roda de amigos, pode falar com orgulho de como as empresas estão indo bem, da viagem que fez para Paris com a família, dos bens que conquistou e conquista. Tem até um certo ar de metidez, mas quem não se orgulha de poder dizer: Eu venci!!

Abundância
Tarô Zen, de Osho

A obstinação desse arcano e o faro para negócios é que me deixa admirada. Já conheci alguns Reis de Ouros, e começaram ali, dia-a-dia, movimentando-se em busca do que desejavam. Trabalharam duro para conseguir conquistar o seu lugar ao sol, e hoje podem comer nos restaurantes chiques, tem suas propriedades, suas jóias , seus belos carrões, e sua conta bancária recheada de dinheiro. É a recompensa do esforço, do não esperar cair do céu, é o princípio básico da prosperidade. Fazer para ter!
O Rei de Ouros cria as suas condições de sucesso. Tem coragem de arriscar uma nova empreitada, confiando no seu faro para negócios. Prospera porque acredita no que faz.
Em seu lado negativo, esse arquétipo tem muito a ver com o mito de Midas, aquele que tudo que toca vira ouro, ou seja, em determinados momentos pode se focar tanto na questão material, que acaba não dando muita importância à outras coisas, muitas vezes gerando um desequilíbrio na vida amorosa, familiar,na  vida espiritual e até mesmo se descuidando da saúde, que deveria ser o bem mais precioso de uma pessoa. De que adianta acumular riquezas e estar doente, ou não poder usufruir do que conquistou? De que adianta ser rico e não ser amado?

Rei de Ouros
Klimt

Não que ele seja um arquétipo frio, mas representa o tipo de pessoa que acaba se entretendo demais na questão do ficar rico, ganhar muito dinheiro, (essas são suas realizações pessoais mais importantes), e acaba deixando algumas coisas de lado. No mito de Midas, podemos ver, que riqueza material não é tudo, é importante sim (e como!!), mas só a riqueza não traz a verdadeira felicidade. Esse é o desafio do rei de Ouros, se permitir acumular, mas saber depois aproveitar o que acumulou.
Para algumas pessoas, a verdadeira felicidade esta nas coisas simples da vida, num eu te amo, num aconchego, para o rei de ouros a felicidade é TER. Se eu tenho, estou feliz, se não tenho, me empenharei em ter, e só descansarei quando tiver, aí sim estou realizado.
Numa jogada, geralmente eu atribuo esse arcano à situações onde o consulente deve acreditar no seu potencial e colocar em prática o que deseja. Êxitos num geral. Caminhos abertos. Posso dizer também que é aquele momento onde os Deuses olham para você e dizem "Alafiá". Vai dar certo.

Rei de Ouros
Waite-Smith

Ligado a ganhos materiais, crescimento, status. Mas, para haver esse crescimento, é necessário antes se dedicar ao seu projeto, pois nada cairá do céu, virá com muito trabalho.
No seu aspecto negativo, aconselho a tomar cuidado com a ambição exagerada, dar atenção também à outros setores de sua vida , não se deixar deslumbrar pela riqueza.

Rei de Ouros
Elves

Vivenciando o Rei de Ouros

Para que possamos entender o Rei de Ouros, convido você a imaginar essa história e vivenciá-la como o personagem principal.
É uma história baseada em fatos reais.

Rei de Ouros
Visconti-Sforza (US Games)

José Elizeu vem de família pobre. Não paupérrima, mas já passou algumas dificuldades em sua infância. Não viajava nas férias, porque o dinheiro não dava, não estudou nos melhores colégios,  mas sua inteligência sempre foi muito elogiada pelos seus professores. 
A familia era grande, o pai tinha um pequeno comércio no bairro, e desde muito cedo, José Elizeu precisava ajudar o pai na vendinha da família depois que voltava da escola. Essa era a sua rotina diária, sem folga, sem descanso. Ir a escola de manhã, a tarde ser balconista da pequena venda de seu pai. 
Ser bom em matemática foi essencial para dar sempre o troco certo, e nisso ele sempre foi muito bom e muito honesto, criando a confiança da vizinhança. 
Nem sempre tinha tempo para brincar, mas era feliz. Sonhava em um dia ser um homem rico, ter uma casa grande, conhecer a Itália, se casar e ter uma família para a qual ele pudesse dar o conforto que não teve.
Cresceu um pouco mais, e em sua adolescência resolveu pedir ao pai um dinheiro emprestado para investir num novo negócio. Vendas porta a porta. Inicialmente de roupas, roupas de cama, toalhas, essas coisas que se vê muito em periferias, onde o vendedor passa com a mercadoria e volta um tempo depois para receber, valorizando e dando crédito à pessoas que não tem como comprar à vista, mesmo que elas tenham que pagar a mais por isso.
Já tinha a confiança da clientela do bairro e não foi difícil conseguir êxito nessa empreitada.
Trabalhou muito, as vezes aos domingos, as vezes aos feriados, economizava seu dinheiro o mais que podia.
Com o tempo, alugou um local onde montou a sua primeira lojinha, ainda no mesmo bairro, mas agora conquistando novos clientes. 
Não teve como fazer uma faculdade, mas a vida lhe trouxe experiência. Ele aprendeu no seu dia a dia a administrar, economizar, planejar, a fazer o seu marketing. Talvez até melhor do que em qualquer faculdade.

Rei de Ouros
Universal Fantasy

Aos poucos foi prosperando, diversificando os seus negócios, abrindo mais lojas em outros bairros, dando emprego às pessoas,e com o passar dos anos, após muito trabalho e muitos dias de dedicação e empenho, eis que ele já alcançou uma ótima situação financeira, de dar inveja, e de causar orgulho em seu velho pai. 
Hoje em dia, ele tem uma rede de lojas populares, que lhe traz muitos lucros. Lucros esses que permitem que ele tenha uma vida tranquila, sem preocupações financeiras.
E é agora que ele vivencia o arquétipo do rei de Ouros.
Hoje ele pode se dar ao luxo de ter um belo carro para passear, outro para trabalhar, e mais um para viajar.
Tem sua casa da maneira que sempre desejou, grande, com espaço, com segurança e conforto para a sua familia. Sim, ele já tem sua família, e hoje pode pagar bons colégios para seus filhos, sua esposa tem empregadas, e todos os finais de ano, viajam com a família para conhecerem novos lugares. Esse ano irão para Trancoso- BA, e ano que vem planejam passar o natal em New York, mas estão com medo de não se adaptar ao frio dessa época.
Mesmo tendo acumulado tantos ganhos, ele não deixa de estar à frente de seus negócios. Pois acredita que para os negócios irem bem, ele tem que estar sempre ali, atento a tudo que acontece, observando de perto, dando a sua contribuição. Como aprendeu com o seu pai, "o que engorda o boi é o olho do dono".
Hoje ele pode ostentar riqueza, e ostenta mesmo, é visto sempre em bons restaurantes, em eventos da high society, e agora esta investindo em leilões de gados, compra de imóveis, e também, na compra de mais terras no interior de Minas Gerais.
É alguém que conseguiu a admiração das pessoas, por sua história de vida, e por suas conquistas. Pode não ter sido o melhor marido e pai no quesito carinho e atenção, mas com certeza, se empenha o máximo que pode para dar conforto e bens materiais para sua família. Para ele, ser um homem de bem, e bem de vida, é o melhor presente que Deus pode ajuda-lo a ter!


Cavaleiro de Ouros
Thoth Tarot



Nota do editor: Em alguns baralhos, como o Thoth, os Reis são substituídos pelos Cavaleiros. Existem diversas possibilidades de análise dessa perspectiva; porém, em última instância, aplica-se tanto aos Reis quanto aos Cavaleiros os mesmos significados propostos.
Atenção: essa interpretação só é possível quando houver a carta do Príncipe substituindo o Cavaleiro original.

3 comentários:

  1. Olá amigo,
    Gostei muito desta postagem sobre o Rei de Ouros. As palavras-chave do 8 da numerologia definem sucintamente o que a Lúcia sabiamente escreveu:

    Organização
    Eficiência
    Perspicácia
    Oportunidade
    Rentabilidade
    Economia
    Sustentabilidade
    Responsabilidade
    Progresso
    Ambição (saudável)

    Levo daqui uma surpresa agradável, saber que existe um Tarot de Klimt, meu pintor preferido!

    Entretanto, quando puder e se quiser, leia o meu último post. Tem uma história portuguesa, real, maravilhosa e romântica, atual, entre outros entrelaçamentos que eu acho que você vai gostar: A Paixão é tremoço, o Amor é azeitona.
    É uma pré-inspiração para a BCAP.
    8 mil beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para o belo texto da Lucia.
    Manu...bjos procê ;)

    ResponderExcluir
  3. O rei de ouros tem alguma ligação com os signos de terra?
    Especialmente o signo de touro? porque eu vejo na descrição do arcano o homem taurino sem tirar nem por.

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...