quarta-feira, 30 de abril de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 33. Iony Ming e a Chave.



Iony Ming. Um nome poderoso para uma mulher poderosa, que hoje nos guia através de portas [como não lembrar de Lugar Nenhum, do Neil Gaiman, ao dizer isso?]
Atravessemos. 

Contatos com a autora: Alma Rubra.


Chave lembra porta.
Chave lembra coração.
Chave lembra abrir/fechar.
A Chave está em suas mãos.
Chave é uma possibilidade de abertura, de encerramento,de encontro com algo desconhecido que passa a ser conhecido. A Chave em si é uma possibilidade de novo .A Chave é uma busca e não um fim,pois de nada adianta uma chave sem que ela possa abrir/fechar algo. Seguimos buscando algo com a chave nas mãos ,com  ímpeto,vontade.Pode-se ver essa situação da Chave no filme A Invenção de Hugo Cabret onde uma chave - coração (opa! Outra carta Lenormand!) é a tentativa do resgate da presença de algo perdido e que no fim se torna um novo caminho,uma expressão de afeto atemporal  mas acessível (falar mais que isso seria spoiller).


“ Para todo homem, como para toda fechadura, é preciso encontrar a chave certa.” Provérbio russo.
Seguindo, temos o famoso São Pedro que é o guardião das Chaves do céu segundo a tradição Católica (Mt 16,19: “E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” - Bíblia on line)  com seus devotos orando a ele para abertura de caminhos da Terra e do céu:


"Glorioso apóstolo São Pedro, com suas 7 chaves de ferro abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda. Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas 7 chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos. Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja. Amém." 


 “Hécate, como guardiã da porta, possuía a chave do Hades. Quem possuía as chaves da região dos mortos é seu senhor e pode despertar os mortos para a ressurreição (Ap 1,18). Na iconografia cristã encontra-se a chave sobretudo na cena da donatio clavis(transmissão da chave) e como atributo de Pedro; a chave dupla, exageradamente grande, que lhe é atribuída com frequência no portal da igreja (= porta do céu) indica o seu direito de ligar e desligar (Mt 16,19). Segundo uma lenda, a chave perdida por Pedro transformou-se na prímula, também chamada de “chave do céu” (como alusão simbólica em Hannelas Himmelfahrt, de Gerhart Hauptmann). O molho de chaves é sinal da dignidade da dona de casa e atributo de S. Marta, padroeira das donas de casa. Na obra agnóstica Pistis Sophia, a chave serve como metáfora dos mistérios que abrem o céu ao iniciado. No Conto de fada, a chave pode indicar o acesso dificultado a segredos e tesouros. “ LURKER, Manfred. Dicionário de Simbologia. Tradução Mário Krauss e Vera Barkow. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Esgotando muitas das possibilidades de significado da Chave, podemos dizer que dentro do que o Lenormand propõe essa carta é, de maneira geral, positiva. Positiva, pois com ela decidimos algo,solucionamos mas, o querer também é nosso afinal,é uma carta de ação já que uma chave precisa do ato do girar para poder existir. 
Ainda sou uma iniciante nos caminhos Lenormanicos,este é meu primeiro texto e minha primeira debruçada séria e pública sobre o assunto ,mas vou arriscar umas combinações e significados ,enfim: No campo material = sucesso; saúde = cura ou sintomas amenizados (no caso de doença crônica); relacionamentos = receptividade. Prudente é,observar as cartas que rodeiam a chave para sabermos como girá-la. 
Curiosamente ,quando procurava uma imagem bonita para ilustrar esse post e que saísse da imagem da carta em si, encontrei imagens que me remetem a possíveis combinações em jogadas, que são:


Chave + caixão = difícil solução para problema
Chave + coração = compromisso forte e significativo
Chave + cruz= um sacrifício por vir
Chave + Trevo= Situação de sorte,positividade
Chave + livro = Um segredo revelado rapidamente , solução
Chave + lua + estrela = sucesso e reconhecimento
Obviamente essas combinações necessitam de um maior aprofundamento e vão depender de tantas outras cartas ao redor e da questão a ser analisada,mas coloquei-as aqui para termos um gostinho da amplitude que a nossa Chave pode oferecer !
Enfim, agradeço a oportunidade de escrever sobre esse assunto fascinante e agradeço infinitamente à carta 33, foi ela que abriu o meu caminho rumo ao Lenormand. Até a próxima!

6 comentários:

  1. Olá, boa noite. É com imenso prazer que digo que estou sentada olhando suas matérias a pelo menos 6 horas, estou fascinada. Encontrei por acaso suas postagens, estava buscando no google como entender que carta revelava a morte física numa mesa real e acabei lendo todas as postagens anteriores sobre as 36 cartas e tomando notas. Também gostaria se possível que me passasse os dados da pessoa que escreveu sobre a carta O Cavaleiro, que tem um livro em italiano, gostaria de adquirir. E se puder dar um dica para uma iniciante, continuo tentando entender a carta que, ou as cartas que revelam a morte física. Abraço e Obrigada por dividir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma honra para mim ler seu comentário. A maior parte dos textos aqui são meus, mas conto com a colaboração brilhante de profissionais gabaritados também, e o prazer é todo nosso!
      O livro da Odete Lopes tem à venda com a Socorro, do De Keizerin Boutique, dá uma olhada.
      Quanto à morte... Ah, meu bem, esse assunto dá pano pra manga.

      Um beijo!

      Excluir
  2. Gostei muito do texto ! Parabéns ! ;)

    ResponderExcluir
  3. Encontrei a oportunidade feliz de conhecer esse seu trabalho e estou muito grata. Sim, seu conteúdo é rico e prazeroso, como elucidativo. Pra nós, iniciantes nessa arte, as frases curtas são tão restritas de força e encanto que só conseguem inibir ou negar a expressão de cada carta. Mas, ao ler seus textos, sinto como um manto quente me aquecesse na noite fria da ignorância. Concluo a leitura com um sentimento bom de termos encontrado algo no caminho. Obrigada, Emanuel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mércia, tudo bem?
      Que coisa boa ler um comentário como o seu. O Conversas Cartomânticas é espaço para isso - para conversas. Para irmos além dos livretinhos.
      Nesse caso específico, a Iony Ming foi deliciosamente precisa e abriu portas (com o perdão do trocadilho) para que fôssemos além do óbvio.
      Aqui, sou só um escriba. Todos os méritos à autora.

      Um abraço!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...