quarta-feira, 30 de abril de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 33. Iony Ming e a Chave.



Iony Ming. Um nome poderoso para uma mulher poderosa, que hoje nos guia através de portas [como não lembrar de Lugar Nenhum, do Neil Gaiman, ao dizer isso?]
Atravessemos. 

Contatos com a autora: Alma Rubra.


Chave lembra porta.
Chave lembra coração.
Chave lembra abrir/fechar.
A Chave está em suas mãos.
Chave é uma possibilidade de abertura, de encerramento,de encontro com algo desconhecido que passa a ser conhecido. A Chave em si é uma possibilidade de novo .A Chave é uma busca e não um fim,pois de nada adianta uma chave sem que ela possa abrir/fechar algo. Seguimos buscando algo com a chave nas mãos ,com  ímpeto,vontade.Pode-se ver essa situação da Chave no filme A Invenção de Hugo Cabret onde uma chave - coração (opa! Outra carta Lenormand!) é a tentativa do resgate da presença de algo perdido e que no fim se torna um novo caminho,uma expressão de afeto atemporal  mas acessível (falar mais que isso seria spoiller).


“ Para todo homem, como para toda fechadura, é preciso encontrar a chave certa.” Provérbio russo.
Seguindo, temos o famoso São Pedro que é o guardião das Chaves do céu segundo a tradição Católica (Mt 16,19: “E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” - Bíblia on line)  com seus devotos orando a ele para abertura de caminhos da Terra e do céu:


"Glorioso apóstolo São Pedro, com suas 7 chaves de ferro abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda. Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas 7 chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos. Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja. Amém." 


 “Hécate, como guardiã da porta, possuía a chave do Hades. Quem possuía as chaves da região dos mortos é seu senhor e pode despertar os mortos para a ressurreição (Ap 1,18). Na iconografia cristã encontra-se a chave sobretudo na cena da donatio clavis(transmissão da chave) e como atributo de Pedro; a chave dupla, exageradamente grande, que lhe é atribuída com frequência no portal da igreja (= porta do céu) indica o seu direito de ligar e desligar (Mt 16,19). Segundo uma lenda, a chave perdida por Pedro transformou-se na prímula, também chamada de “chave do céu” (como alusão simbólica em Hannelas Himmelfahrt, de Gerhart Hauptmann). O molho de chaves é sinal da dignidade da dona de casa e atributo de S. Marta, padroeira das donas de casa. Na obra agnóstica Pistis Sophia, a chave serve como metáfora dos mistérios que abrem o céu ao iniciado. No Conto de fada, a chave pode indicar o acesso dificultado a segredos e tesouros. “ LURKER, Manfred. Dicionário de Simbologia. Tradução Mário Krauss e Vera Barkow. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Esgotando muitas das possibilidades de significado da Chave, podemos dizer que dentro do que o Lenormand propõe essa carta é, de maneira geral, positiva. Positiva, pois com ela decidimos algo,solucionamos mas, o querer também é nosso afinal,é uma carta de ação já que uma chave precisa do ato do girar para poder existir. 
Ainda sou uma iniciante nos caminhos Lenormanicos,este é meu primeiro texto e minha primeira debruçada séria e pública sobre o assunto ,mas vou arriscar umas combinações e significados ,enfim: No campo material = sucesso; saúde = cura ou sintomas amenizados (no caso de doença crônica); relacionamentos = receptividade. Prudente é,observar as cartas que rodeiam a chave para sabermos como girá-la. 
Curiosamente ,quando procurava uma imagem bonita para ilustrar esse post e que saísse da imagem da carta em si, encontrei imagens que me remetem a possíveis combinações em jogadas, que são:


Chave + caixão = difícil solução para problema
Chave + coração = compromisso forte e significativo
Chave + cruz= um sacrifício por vir
Chave + Trevo= Situação de sorte,positividade
Chave + livro = Um segredo revelado rapidamente , solução
Chave + lua + estrela = sucesso e reconhecimento
Obviamente essas combinações necessitam de um maior aprofundamento e vão depender de tantas outras cartas ao redor e da questão a ser analisada,mas coloquei-as aqui para termos um gostinho da amplitude que a nossa Chave pode oferecer !
Enfim, agradeço a oportunidade de escrever sobre esse assunto fascinante e agradeço infinitamente à carta 33, foi ela que abriu o meu caminho rumo ao Lenormand. Até a próxima!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Ás de Copas.



Qual é mesmo a sensação de beijar alguém pela primeira vez?
Sim, sei que haverá quem diga que essa é a experiência do dois, mas não; a experiência dos casais desperta algo em mim, em você, em qualquer expectador. E despertar é função dos Ases. 


)

sábado, 19 de abril de 2014

Como criar um blog de Cartomancia. Ou: dicas para quem quer começar [FINAL]



Último texto da série. Espero que tenha ajudado você.

Programas de afiliados e parcerias: use, mas com critério.

Quer usar o Google Adsense? Use. Mas use com critério. Eu ainda não tenho uma experiência substancial com o programa para oferecer um prognóstico aqui. Então, talvez para o nosso nicho não seja o melhor meio de monetizar o blog. Meios que achei válidos, mas que funcionaram mais pela estrutura do blog do que pelo nicho: parcerias com editoras e com lojas de Tarô. 
As parcerias com editoras são fechadas normalmente no começo do ano, esteja atento nas páginas do Facebook que elas mantêm. Algumas pedem um mínimo de leitores ou de anos de publicações constantes, então verifique as possibilidades. As parcerias com lojas normalmente são feitas em seus próprios sites. Da mesma forma, tem as suas diretrizes. O Conversas foi parceiro por dois anos consecutivos da Editora Pensamento, o que rendeu sorteios bem bacanas aqui, e é parceiro dos sites Amor, o Próprio desde sempre e, recentemente, do Coelestium.


Participe de eventos.

Uma das coisas mais bacanas de você escrever é conhecer os seus leitores depois, e perceber pela conversa que você está indo bem, no caminho certo. Além do mais, em eventos você terá a oportunidade de conhecer as pessoas que tem inspirado seus escritos - na maior parte das vezes, são pessoas adoráveis e super abertas a ouvir e conversar. Uma série de eventos tem permeado o sudeste, que são, inclusive, os eventos que frequento - Rio, Sampa, BH (aguardamos os eventos no Espírito Santo, pessoal!)
E que isso sirva de incentivo para que os nossos colegas de outros estados também produzam seus eventos.
E me convidem! :)


Participe de sites de atendimento online.

Parece não ter a ver com a proposta aqui do post, mas tem, e muito. O que forma o cartomante é o quanto de estudos de caso ele possui, que singularizam sua experiência frente àquilo que qualquer um pode encontrar no livretinho.  E uma das formas mais seguras de conseguirmos esse savoir-faire é atendendo online. Evidente que esse método não é destinado a qualquer pessoa e não dará certo com todos; em uma consulta online, é necessário raciocínio rápido e conhecimento do baralho e do método que se está aplicando. E não adianta querer abrir a Mandala Astrológica: NÃO VAI DAR TEMPO.
Sendo assim, você desenvolve, ao mesmo tempo, três habilidades: acuidade interpretativa, velocidade no digitar e no falar, estudos de caso para tua experiência pessoal, tudo isso enquanto auxilia a pessoa, respondendo em quinze minutos, a maior parte das vezes. E quem sabe, escreve.
Particularmente, indico dois sites para começar. São sites nos quais trabalho e/ou presto consultoria, de idoneidade e compromisso com os profissionais e com os clientes. Atenção: o fato de eu indicar não aponta que sua inscrição será aceita; todos os currículos são analisados previamente e é agendada uma entrevista com o profissional, caso haja o interesse. 
Caso você conheça outros sites que possam figurar por aqui como idôneos, aceitamos comentários.
Caminhos do Tarô
Amor, o Próprio

Um adendo: minha reserva acerca de grupos no Facebook.

Apesar de valorizar - e muito! - as trocas entre cartomantes (é o meu maior empenho, inclusive), não vejo o andamento de grupos com o mesmo olhar esperançoso. Até o momento, participei ativamente de dois grupos, e nos dois grupos aconteceram as mesmas coisas:
1. Brigas. Muitas. Por motivos os mais bobos possíveis. Questões pessoais levadas para o âmbito grupal. Assustador, à propósito.


2. Oportunismo. Uma coisa é você estudar, profundamente, ter uma dúvida sincera, e pedir auxílio a alguém mais velho na estrada. Outra coisa - e acredite, acontece com frequência - é você se propor atender alguém, não dar conta do recado e pedir auxílio em um grupo para garantir sua legitimidade.

Sendo assim, considero temerário e fico atento ao andamento dos grupos. Começou um processo desagradável? Saio na mesma hora. Aprendo mais em outros lugares. Talvez a sua experiência seja melhor que a minha. Na verdade, torço por essa opção.
De qualquer forma, não se esqueça que o que vale, aqui, é um trabalho bem feito. Se você se esforça em silêncio, parabéns! O esforço será recompensado. Se você toma os grupos como um suporte para sua preguiça de estudar... Parabéns! Você não vai ficar nessa muito tempo e logo arranjará algo melhor para fazer.


Creio que seja isso. Nesse tempo todo, é o que tem funcionado para mim. Espero que seja de auxílio para vocês.
Dúvidas, questionamentos, discordâncias? Comentem aqui. Será um prazer ouvir vocês, como sempre. 
E claro: não esgotamos o assunto. Virão mais textos a respeito em breve.
Abraços a todos.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Four ladies.


My skin is black
My arms are long
My hair is woolly
My back is strong
Strong enough to take the pain
Inflicted again and again
What do they call me
My name is aunt sarah
My name is aunt sarah


My skin is yellow
My hair is long
Between two worlds
I do belong
My father was rich and white
He forced my mother late one night
What do they call me
My name is saffronia
My name is saffronia



My skin is tan
My hair is fine
My hips invite you
My mouth like wine
Whose little girl am i?
Anyone who has money to buy
What do they call me
My name is sweet thing
My name is sweet thing



My skin is brown
My manner is tough
I'll kill the first mother i see
My life has been too rough
I'm awfully bitter these days
Because my parents were slaves
What do they call me
My name is peaches


)

sábado, 12 de abril de 2014

Como criar um blog de Cartomancia. Ou: dicas para quem quer começar [PARTE 4]



Mais um texto da série. Espero que apreciem.

Tenha um blog teste. 

Sempre é bom testar os códigos HTML em um espaço que não vá a público imediatamente. Se der errado, é só desfazer (vale xingar meio mundo + falta de habilidade + internet + tudo nessa hora. Ninguém vai saber). 
E nem sempre é fácil desfazer o que é feito no blog original. Vale a pena evitar esse tipo de dor de cabeça.

Escolha bem as tags. 

Tags são aquelas palavrinhas que relacionam o conteúdo de uma postagem com o conteúdo semelhante (outras postagens com a mesma palavrinha descritiva) Eu pequei nesse quesito, no começo do Conversas Cartomânticas, criando muitas - muitas que nem uso mais, que nem usarei mesmo - estou deletando aos poucos. Se você vai escrever um blog sobre Tarô, utilize a tag “Tarô”. Todas as postagens sobre Tarô serão correlacionadas se o leitor quiser. Quer escrever sobre uma carta específica? Crie a tag correspondente. Facilita demais a vida de quem lê quando é necessário uma pesquisa.

Valorize o tempo do seu leitor. 

Vá direto ao ponto, mostre a que veio. Não enrole muito. Quer falar sobre a Sacerdotisa, então fale. Não coloque, antes do texto, um poema gigante ou um texto copiado de um livro. Citações são curtas, senão, no meio da citação, seu leitor já mudou de ideia e abriu outra aba. O tempo de leitura da internet é diferente do tempo de leitura de um livro. Devemos nos adaptar a isso. Uma das formas que encontrei para fazer os meus textos serem mais diretos em relação ao tema foi utilizar uma ferramenta de administração, 5W2H. E o Neil Gaiman - um dos meus autores favoritos - deixa dicas preciosas para o desenvolvimento de textos, que, embora o foco dele seja a literatura, muito se aplicam ao que desejamos aqui. Dê uma olhada.
Falando em leitor... 

MUITA ATENÇÃO à área de comentários do seu blog. 

É desnecessário você colocar as imagens de confirmação – que, no caso do Blogger, mostra que é mais fácil traduzir hieróglifos no Google Translator que entender aquelas imagens bizarras – mas é fundamental que você modere os comentários. Acredite, isso poupa MUITA dor de cabeça. 


Escreva textos para outros blogs.

Parece trabalhar contra sua própria produtividade - inclusive, já ouvi isso mais de uma vez: "para quê vou escrever para o blog de outra pessoa, se eu posso escrever para o meu?" e a resposta é simples: porque escrever para os outros aumenta nosso foco e permite atingirmos outros nichos. Além do mais, quando aceitamos o desafio de escrever algo com tema definido, temos a oportunidade de criarmos até mesmo uma série para nossos próprios blogs - do tipo "por que não pensei nisso antes?"
Aqui, no Conversas Cartomânticas, sempre temos blogagens coletivas (aqui a de Tarô, aqui a de Lenormand, fora as diversas que participei...), quando abro o blog para outros profissionais apresentarem seu trabalho para os leitores cá do blog. E, da mesma forma, de tempos em tempos escrevo para outros blogs, apresentando a proposta do blog, aonde chegamos e aonde queremos chegar. Já escrevi para o Dicas Blogger, para o Vida de Escritor - e nesse caso, o texto vai virar capítulo de livro em breve!!!
Vale muito a pena, como exercício criativo, publicar no blog dos outros, e vale mais a pena ainda quando os leitores deste blog passam a ser seus leitores, também. Conheci pessoas muito bacanas através de textos meus publicados em outros blogs e sites. 
Se quer um lugar para começar a colaborar que REALMENTE vale a pena, escreva para o Clube do Tarô. Um espaço criado pelo Constantino K Riemma que concentra a sabedoria de décadas dos pensadores brasileiros das mais diversas gerações. Inclusive, ou melhor, principalmente, é fonte fundamental de pesquisa sobre Cartomancia no Brasil e no mundo. 

[continua...]

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Os baralhos astrológicos: Symbolon.



Olá pessoal. Falemos do mais divertido baralho astrológico que conheci.
Conheci esse baralho há algum tempo, no projeto do Giancarlo Schmid, Alpha Symbolon. Mais recentemente, conversando com ele, pedi-lhe que retomasse o projeto, que é fantástico, e é algo que generosamente ele tem feito em sua página no Facebook. Evidentemente que o meu desejo por esse baralho despertou de vez e eu me vi impelido a adquiri-lo. Depois de muitos percalços, finalmente pude manuseá-lo pela primeira vez [MUITO obrigado, Socorro Van Aerts!]. 
O Symbolon tem sua estrutura baseada na inter-relação dos doze padrões astrológicos puros entre si. Dentro da fórmula matemática 12+11+10+9+8+7+6+5+4+3+2+1=78, poderíamos a priori e a grosso modo, considerá-lo um Tarô, mas incorreríamos em um erro crasso - como bem sabemos, a estrutura do Tarô é formada por 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores divididos em quatro naipes, enquanto o Symbolon é formado por 78 cartas de igual valor. Contudo, não podemos deixar de considerar essa soma interessante - particularmente, quando parei para pensar para escrever esse artigo, fiquei MUITO pensativo nessa questão. Nesse momento, entretanto, atentarei para as questões estruturais do baralho, deixando as questões simbólicas para outro momento.

Esta é, para mim, uma das mais icônicas imagens do
baralho. Repare que as "peças" que o homem manipula
e estão pelo chão são, na verdade, facetas das doze
personas do primeiro arco do baralho.

As primeiras doze cartas do baralho apontam para os modelos astrológicos. Dentro da lista abaixo, a primeira carta é a carta pura do signo astrológico/planeta e as demais representam as inter-relações deste com os demais. Na verdade, entendendo bem a proposta para as doze primeiras cartas, entender as demais se torna bem mais fácil. Elas estarão representadas - atente para as vestimentas e para as cores do cenário. 

As cartas de Áries/Marte



Personagem: The Warrior
Grupo composto por 10 cartas:
Defiance, The Battle, Eros, The Stocks, Guilt, Disagreement, The Vampire, The Crusader, Prevention, The Spiteful Troublemaker.

As cartas Touro/Vênus



Personagem: The Lover
Grupo composto por 11 cartas:
The Two Faces of Eve, The Queen, Eros, The Golden Girl, Clinging, The Gilded Cage, The Marionette, Matter and Spirit, Responsibility for Creation, The Farewell, The Garden of Spirits.

As cartas de Gêmeos/Mercúrio



Personagem: The Mediator
Grupo composto por 12 cartas:
Articulation, The Actor, The Stocks, The Golden Girl, The Strategist, Vanity Fair, The Pied Piper, Master and Disciple, Afliction, Dreaming Johnny, Silence, The Inquisition.

As cartas de Câncer/Lua



Personagem: The Mother
Grupo composto por 11 cartas:
Defiance, The Two Faces of Eve, Articulation, Incompability, Caring, The Family, Abortion, Mnemosyne, The Ice Queen, Deliverance, Sleeping-Beauty Slumber.

As cartas de Leão/Sol



Personagem: The Ego
Grupo composto por 11 cartas:
Incompability, The Battle, The Queen, The Actor, The Ailing King, The Wedding, The Magician, Fortuna, The Burden, The Fall, Retreat.

As cartas de Virgem/Mercúrio



Personagem: The Servitor
Grupo composto por 10 cartas:
Caring, The Ailing King, Guilt, Clinging, The Strategist, Everyday Life in Relationship, Castigation, Fear, The Furies, Deception.

As cartas de Libra/Vênus



Personagem: The Partner
Grupo composto por 11 cartas:
The Family, The Wedding, Disagreement, The Gilded Cage, Vanity Fair, Everyday Life in Relationship, Disaster, The Symbolon,  Sadness, Separation, The King's Two Children.


As cartas de Escorpião/Plutão



Personagem: The Seducer.
Grupo composto por 11 cartas:
Abortion, The Magician, The Vampire, The Marionette, The Pied Piper, Castigation, Disaster, Black Mass, Depression, The Phoenix, The False Halo. 

As cartas de Sagitário/Júpiter



Personagem: The Preacher.
Grupo composto por 11 cartas:
Mnemosyne, Fortuna, The Crusader, Matter and Spirit, Master and Disciple, The Inquisition, The Symbolon, Black Mass, Confession, The Quantum Leap, Pythia.

As cartas de Capricórnio/Saturno



Personagem: The Master.
Grupo composto por 11 cartas:
The Ice Queen, The Burden, Prevention, Responsibility for Creation, Afliction, Fear, Sadness, Depression, Confession, Captivity, Moira.

As cartas de Aquário/Urano


Inevitável comparar essa carta com a Temperança do Waite-Smith.
Quem foi na minha palestra da Confraria Brasileira de Tarot,
sabe do que estou falando.

Personagem: The Jester.
Grupo composto por 11 cartas:
Deliverance, The Fall, The Spiteful Troublemaker, The Farewell, Dreaming Johnny, The Furies, Separation, The Phoenix, The Quantum Leap, Captivity, The Question of the Grail.

As cartas de Peixes/Netuno



Personagem: The Angel.
Grupo formado por 11 cartas:
The Absolute Fool, Sleeping Beauty-Slumber, Retreat, The Garden of Spirits, Silence, Deception, The King's Two Children, The False Halo, Pythia, Moira, The Question of the Grail.

Você pode conhecer todas as cartas neste álbum aqui. Se você quiser experimentar o Symbolon, pode tentar uma leitura aqui. Em inglês. E mais: o Giancarlo está fechando turmas em São Paulo e no Rio de Janeiro para  o primeiro curso de Symbolon do Brasil. Se você possui interesse em cartomancia e em astrologia, não pode perder! Contatos com o próprio, em sua página no Facebook.



Decidiu adquiri-lo? Não pense duas vezes: Coelestium.

sábado, 5 de abril de 2014

Como criar um blog de Cartomancia. Ou: dicas para quem quer começar [PARTE 3]


Olá pessoal. Não esperava que essa série chamasse tanta atenção, mas fiquei muito feliz com os feedbacks. Vamos então falar um pouco mais sobre a construção dos blogs de Cartomancia.

Por favor, não coloque música automática. 

É igual colocar música bacana como despertador. Chega um momento que OLHA, cansa. Então, deixe a música para o Youtube dos leitores – que, possivelmente, já estarão ouvindo alguma coisa quando clicarem no teu blog. Estou ouvindo enquanto escrevo isso Lifehouse. Ficaria muito chateado se de repente eu abrisse um blog e ouvisse um mantra de paz universal ou coisa parecida. Fecharia o blog na hora.

Plágio é inadmissível. Sem mais.

Se o assunto é relevante, se você se sentiu inspirado a escrever depois de conversar com alguém, depois de ler uma postagem em algum grupo, depois de ler um livro, depois de fazer um curso... CITE ISSO. Se, em algum momento, você escrever algo que estava sendo comentado em outro lugar e alguém acusar você de plágio, esses pequenos detalhes serão de suprema valia na sua defesa. Estar com a consciência limpa garante credibilidade nos seus textos. É horrível você ler um texto super bacana, sentir aquela vontade de compartilhar e o Chrome apontar mais três ou quatro blogs com o mesmo texto. 
Cada um com uma autoria diferente.
A questão é de mão dupla. Se você quer saber se foi plagiado, simples: copie um parágrafo do teu texto e jogue no Google. Foi plagiado? Denuncie.

Atenção para o carregamento do blog. 

Imagens demais atrapalham. Tente manter um volume bacana, talvez três ou quatro imagens por postagem – afinal de contas, cartomancia lida com imagens. Se for um blog de carta do dia, uma imagem bastaria. Duas, para ficar bacana: a carta do dia +uma imagem referente à sua interpretação. Entende de Photoshop ou de algum outro programa de edição de imagens? Então aproveite, una as duas e crie a sua imagem ilustrativa.

Leia metablogs. 

Talvez essa seja a dica mais preciosa da lista inteira, já que se aplica a qualquer blog que você esteja inspirado a criar. Olha, se você quer um blog que prime pela beleza, só conhecendo blogs que ensinam a produzir tal beleza. Não existe outro meio. HTML e CSS não são bichos de sete cabeças. São linguagens. E demandam esforço como qualquer idioma para serem aprendidos. 
E é praticando que a gente aprende.

Eu sigo alguns metablogs com constância, e são eles que recomendo. Salvaram minha pele mais de uma vez:
Dicas Blogger: se você está trabalhando com essa plataforma, não existe metablog melhor do que um especializado unicamente nela. Como o Conversas Cartomânticas é nessa plataforma, quase não procuro nada fora deste blog - embora leia vários outros.
Gerenciando Blog: Excelente. Com dicas ótimas. Leitura tão fundamental quanto o Dicas Blogger, mas aqui temos colocações aplicáveis ao Wordpress.
Arruma Blog: Tão bom quanto. Vale a pena. Sobretudo, como disse anteriormente, se você preferir o Wordpress.
Eu sigo outros metablogs, mas alguns são tão herméticos que eu tento, tento e não consigo entender certos comandos, por mais que treine. Os comandos e técnicas ensinados nos blogs supracitados sempre funcionaram comigo.

[continua...]

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cinco Reis de Espadas

Olá pessoal. Continuando meu vício minhas reflexões sobre As Crônicas de Gelo e Fogo, pensei quem poderia representar os Reis da Guerra dos Cinco Reis, o tema do segundo livro da série Fúria dos Reis. E, surpreendentemente, eu ia num jogo de aproximação e afastamento em direção à mesma carta, sempre.
O Rei de Espadas.


Por mais que outras características psicológicas apontem para outros Reis (Renly e Copas, Robb e Paus, por exemplo), em essência todos estão aqui, nesta carta. Suas motivações são estratégicas e meticulosas. Partamos do óbvio. A função do Rei de Espadas é guerrear.
Passamos tempo demais estudando os Arcanos, sobretudo os da Corte, em relação a diversas tabelas de referência e esquecemos do óbvio. O óbvio, diria meu professor de História da Arte (grande José Arnaldo!), é o mais difícil e o desafio mais agradável. passamos tanto por hermetismos que esquecemos aquilo que está diante dos nossos olhos. O Rei está nu e fingimos não ver.
Se correlacionarmos o naipe de Espadas e o Ar, e o Rei e Fogo, temos o comburente alimentando o calor. Falta combustível. Toda motivação demanda, evidentemente, uma razão. Não à toa, o naipe de Espadas está associado à energia invocada em oposição à energia selvagem de Paus. Esse Rei tende a elucubração, à estratégia, ao caminho mais político (com todo o peso que essa palavra possui. Não corresponde, assim, aos nossos Reis - e uma Rainha (Robb, Balon, Stannis, Daenerys e Joffrey).

Ansioso pela quarta temporada. Quem governará os Sete Reinos?
Falta pouco, falta pouco. 
Abraços a todos.