quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A Jornada do Louco em sua autodescoberta: o Mago


Olá pessoal. Defrontamo-nos agora com o Mago, nessa etapa do nascimento. Você reconhece suas habilidades e competências, reconhece suas possibilidades e áreas de atuação. Trocamos a vontade pela Vontade, o desejo pelo Desejo. Agora sim, o incômodo frente ao comum, cotidiano, pode ganhar forma em algo plenamente realizável – ainda que a realização não seja imediata. 

O Mago faz milagres diante da ignorância e da escuridão.

Alexandra Collins Dickerman
Mago
Ancient Italian

O Mago e o Louco se intercambiam como o herói da aventura. Tanto que alguns baralhos não têm o Louco como Zero ou Sem Número, mas sim como 22 – ele encerra o que o Mago começa. São cartas inversamente proporcionais, plenamente complementares. O Mago é a consciência da necessidade de mudança, frente o incômodo modificador proposto pelo Louco. O Mago sabe quem é, mas pode ser muito mais que isso.

Nesse momento, o que você quer de fato? Raramente pensamos em nossas vontades. É mais fácil pensarmos nos problemas a resolver, nas contas a pagar, na estabilidade (ou ausência dela). Mas o que você quer da vida? Se isso for muito tempo, o que você quer dos próximos três meses? O que você quer deste ano?
Querer. Um dos verbos mágicos, assim como saber, ousar, calar. Como as palavras têm (de fato) poder, o que é que você quer manifestar imediatamente? 
Em outro momento, em outra carta, teremos a oportunidade de filtrar essas vontades. Mas não agora. Para dar um passo, é necessário querer dar um passo, antes de qualquer outra coisa.
Lembre-se do Louco e do incômodo dessa primeira vontade. E agora, foque na meta. Ainda temos muito pela frente, mas a discriminação é necessária. Podemos tudo, mas não tudo ao mesmo tempo. E tem coisas que, mesmo podendo, não queremos – não correspondem a quem somos, nem ao que queremos ser. Conhecer-se é ter a completa noção do próprio desejo.
Se o Mago saiu para você na posição de separação, será mesmo que você está trilhando um caminho por escolha própria... ou por força das circunstâncias? Aonde foi que você deixou seu poder de decisão? Quais foram os passos que te trouxeram até aqui? Quando foi sua mais recente paixão? Qual seria o seu desejo, se você não precisasse cumprir suas obrigações? Se o Mago saiu na posição de iniciação, pense se a situação em que você está não está cômoda o suficiente para que você possa tentar ampliar seus horizontes. Você não precisa abandonar nada, está tudo com você. Pense se não está na hora de comunicar os seus desejos ou tirar o livro da gaveta. Se o Mago saiu na posição de retorno, quem é mesmo você? Quais foram as habilidades que você desenvolveu para ser adjetivado com os dons que possui? Não está na hora de oferecer seus dons ao mundo, não?
Os exercícios propostos e a bibliografia utilizada estão em um arquivo PDF. Para baixar, clique aqui. Caso queira conhecer outras versões dessa carta, clique aqui.

2 comentários:

  1. Engraçado como suas postagens ainda me caem como luva. Texto maravilhoso e mais uma vez certeiro pra camaLeoa aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nara.
      Bom saber que meus esforços surtem efeito.
      Esse é só o segundo de vinte e dois textos. Tem mais coisa vindo por aí.

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...