quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Oráculos Wicca da Editora Pensamento: Material de treinamento para Covens, material de reconhecimento das práticas para Solitários



Eu não faço segredo de que sou apaixonado pelo Livro e Baralho Wicca, de Sally Morningstar. Esse livro acompanha-me desde o início do meu treinamento na Arte, e tem sido muito útil. Suas belas imagens, assaz evocativas, não só guiam a interpretação como podem ser utilizadas em rituais, na ornamentação do Altar, em meditações Solitárias ou coletivas... Consigo antever diversas aplicações. Espero que você partilhe da minha visão.
Esse oráculo é formado por 42 cartas não numeradas, com uma sentença, conforme segue:


Arádia (Herança)
O Morcego (Renascimento da consciência)
O Cálice (Fertilidade)
A Vela (Iluminação)
A Espiral (Atração) 
O Sino (Despertar)
Gaia (Cura)
O Familiar (Aliado)
A Senhora (Incorporação)
O Homem Verde (Crescimento)
Espelho (Percepção)
O Galho Prateado (Amor)
O Manto (Camuflagem)
O Sumo Sacerdote (Guardião)
Lua (Senso de oportunidade)
O Neófito (Estudo)
A Vassoura (Limpeza)
O Pentáculo (Evocação)


A Serpente (Poder)
A Varinha (Intenção)
A Estrela de Seis Pontas (Unificação)
O Gato Preto (Psiquismo)
O Athame (Comandante do poder)
A Pedra Furada (Proteção)
Nêmesis (Lições)
O Caldeirão (Útero)
A Caverna (Recolhimento)
Aranha (Padrões)
A Rainha de Elfame (Magia e beleza)
O Cordão (Iniciação)
O Corvo (o Guardião dos Segredos)
O Feitiço (Encantamento)
O Deus Cornífero (Força vital)
O Cone de Poder (Energia)
Bola de Cristal (Introvisão)
Shekinah (Transcendência)
Água Sagrada (Purificação)
A Espada (Aspiração)
O Mago (Retidão espiritual)
A Coruja (Guardiã da Sabedoria)
O Livro das Sombras (Experiência)
A Anciã (Desprendimento)


O livro que acompanha o baralho é um pequeno Livro das Sombras. Como não contamos com uma versão “oficial” do mesmo e cada aprendiz é incentivado a fazer o seu próprio, tenho nesse livro um bom resumo da literatura wiccaniana que conheço. Nele estão descritas as comemorações de Sabás e Esbás, meditações, rituais de limpeza, evocação e consagração, uma tabela de correspondência bem interessante, aplicações para cada uma das cartas. Para um praticante Solitário ou iniciante, é uma obra de custo/benefício evidente.


Força
Witche's Tarot

Além do mais, eu vejo diálogos intensos entre essa obra e o Tarô das Bruxas, de Ellen Cannon Reed. Existem diversos baralhos intitulados Tarô das Bruxas, afinal de contas, esse é um nome muito evocativo. O baralho corresponde a um Tarô convencional – 22 Arcanos Maiores, 56 Arcanos Menores, sendo numeradas de Ás a dez e mais as Cartas da Corte (Rei, Rainha, Príncipe e Princesa ) em cada um dos quatro naipes, totalizando catorze cartas por naipe. 
A obra de da autora é um marco na literatura wiccaniana, por apresentar o método de treinamento do seu Coven, correlacionado com o Tarô e com a Cabala . A relação entre Cabala e Feitiçaria nunca ficou tão clara e aplicável às nossas práticas específicas quanto na literatura produzida por Reed, creio eu. 
Recomendo a leitura dessas duas obras, caso se interesse por Cabala – ou deseje arejar a mente com práticas diferentes daquelas tidas como convencionais na Arte. Na obra de Morningstar, é algo mais subjetivo – algo como a disposição dos planetas na mandala da toalha, ou como as cartas Cone de Poder (que tem o Tetragramaton representado na imagem) e Shekinah (o Reflexo Feminino de Deus). No livro de Reed, é evidente: conforme disse anteriormente, ela utilizava em seu Coven a estrutura cabalística para o treinamento, e seu baralho possui imagens evocativas dos caminhos cabalísticos. 
Recentemente, travei contato com a obra Oráculo Wicca. Edição Lo Scarabeo, ilustrado por Nada Mesar. É um baralho bem interessante, composto por 33 cartas que correspondem a conteúdos fundamentais para o neófito entender e vivenciar a Arte dos Sábios. O oráculo é composto por:


Quatro cartas representando as quatro ferramentas dos Elementos: 
1. Athame (Ar)
2. Pentáculo (Terra)
3. Cálice (Água)
4. Varinha (Fogo)


Duas cartas dos Deuses:
5. Deusa (Aradia)
6. Deus Cornífero (Cernunos)


Oito Cartas representando os Oito Sabás:
7. Imbolc
8. Ostara
9. Beltane
10. Midsummer
11. Lammas
12. Mabon
13. Samhain
14. Yule

Dezenove cartas metafísicas:

15. O Outro Mundo
16. As Três Sábias
17. O Carvalho
18. A Espiral
19. O Gato
20. O Anel
21. A Máscara
22. O Caldeirão
23. O Corvo
24. A Borboleta
25. O Livro das Sombras
26. A Mandrágora
27. A Raposa
28. A Árvore da Vida
29. A Vassoura
30. O Lago
31. A Carruagem
32. A Égua
33. A Harpa Celta



Por minha própria formação, eu recomendo veementemente que baralhos sejam usados no treinamento dos Neófitos. Primeiro, por funcionarem como recurso mnemônico: ao ver a imagem, o Neófito relaciona imediatamente o conteúdo imagético com aquilo que simboliza na Arte, e assim a ideia vai se sedimentando em sua psique. Em outras palavras, quanto mais ele vê a imagem, mais facilmente ele apreende o sentido intrínseco do símbolo. 
Se para os Neófitos eu recomendo, para os Solitários considero indispensável. Evidentemente, eu sou cartomante, antes de Bruxo, e tenho a Cartomancia em alta conta, o que me torna pressuposto nesse sentido; por outro lado, eu tenho a experiência da eficácia dessa utilização tanto em minhas práticas solitárias quanto em grupos.
Em segundo lugar, a prática da Cartomancia é uma das formas mais efetivas de se compreender o poder da Arte em ação. Porque ler cartas é um ato de magia, cujos efeitos são imediatos (o consulente se reconhece, ou não, naquilo que é visto), de médio prazo (o feedback do consulente ao retornar para uma nova consulta) e de longo prazo (o cartomante passa a compreender padrões que norteiam seu próprio comportamento, se afetando menos pelas alterações bruscas na natureza dos eventos).  
Dessa forma, recomendo os oráculos acima para aqueles que querem conhecer na prática a Antiga Religião, vivenciando seus símbolos. São dois baralhos e um Tarô que podem mudar sua vida, efetivamente, para melhor. Permita-se mergulhar em outras searas. Escolha mudar sua vida... Perscrutando o porvir.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


MORNIGSTAR, Sally. O livro e o baralho Wicca. 5 ed. Tradução de Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Pensamento, 2008. Acompanhado de 42 cartas coloridas ilustradas por Danuta Mayer.
REED, Ellen Cannon. A Cabala das feiticeiras: o caminho pagão e a árvore da vida. Tradução de Márcia Frazão. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
__________. O Tarô das Bruxas. Tradução de Eudes Lucani. São Paulo: Pensamento, 2004. Acompanhado de 78 cartas ilustradas por Martin Cannon e de um quadro de disposição das cartas.
LO SCARABEO. Oráculo Wicca: busque orientação na sabedoria milenar das Bruxas. Tradução de Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Pensamento, 2007. Acompanhado de 33 cartas coloridas, ilustradas por Nada Mesar.

Um comentário:

  1. Ufa... Como disse a Kath, assim serei obrigada a aumentar os livros da minha biblioteca...rs

    beijos, queridão

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...