terça-feira, 5 de julho de 2011

Devil's Food Cake. Housewives Tarot.


Olá pessoal. O Housewives Tarot é um baralho divertidíssimo. Tenho visto as experiências da Pietra e da Luciana com ele, e me divertido muito. Eu ainda não tive acesso direto a ele, ainda que suas cartas estejam disponíveis no site oficial - bem sabemos que a empiria, nesse caso é fundamental. Nada como manipular um baralho para entendê-lo melhor...

Conforme resenha de Constantino K. Riemma,


O Tarô das Donas de Casa é uma brincadeira de Paul Kepple e Jude Buffum, que publicaram um baralho com 78 cartas e livro de instruções, em 2004, com o título The Housewive's Tarot: A Domestic Divination Kit With Deck And Instruction Book. Os autores são conhecidos designers gráficos da Filadélfia, Estados Unidos.
O bom humor está implicito na montagem das ilustrações de publicidade que apareciam nas revistas americanas no pós-guerra, anos de 1950.
Segundo "os bisbilhoteiros", o Tarô das Donas de Casa teria sido introduzido por Marlene Louise Wetherbee no início de 1950. Ela era uma dona de casa feliz, tinha um marido dedicado, filhos obedientes e uma casa impecável. Ela estava sempre na moda, fazia as melhores receitas e tinha uma ótima intuição feminina. Um dia, enquanto jogava bridge com algumas vizinhas, Marlene decidiu que era o momento para revelar os segredos de seu sucesso. Tirou um misterioso baralho de Tarô de sua bolsa da moda. Todas ficaram estarrecidas com tal atrevimento.
Mas ela sabia que esse tipo de resistência era de se esperar. Marlene riu e perguntou: "Ninguém quer saber como eu posso manter minha cozinha impecável? Ou como eu sei fazer sempre um bolo perfeito?"
Nesses imaginários acontecimentos, ela se tornou conhecida como a mística Madame Marlena e espalhou a arte da adivinhação doméstica. Donas de casa começaram a procurá-la. Seu talento foi tão requisitado que Marlene decidiu entrar no negócio das cartas.
E os gracejos continuam: "De que modo Marlene adquiriu este conhecimento místico? Nunca saberemos, pois ela levou seu segredo para o túmulo. Abençoemos seu coração. As origens do Tarô das Donas de Casa devem permanecer, para sempre, envoltas em mistério."
O livro de instruções traz a interpretação das 78 cartas e apresenta cinco modelos de tiragens: da Virgem, da Pizza Napolitana, do Varal, da Saleta de Jantar e do Martini...


Divertido! E funcional, apesar dos gracejos - ou quem sabe, justamente por eles!


Entre suas cartas, a que mais me encafifava era o Diabo - engraçado como essa carta sempre chama a atenção! - um bolo fumante com pernas...
A ideia que sempre me perpassava era a tentação sofrida pelas donas de casa ao tentarem manter o peso tendo que atender aos apetites e prazeres de sua família. Em parte, eu estava certo, mas a motivação era outra!


Existe mesmo um bolo do Diabo! A Tati, do Panelaterapia, postou e eu fiz o "clic"...
A receita original está aqui. Eu traduzi com meu inglês macarrônico para aproveitarmos.

DEVIL'S FOOD CAKE


Ingredientes para o bolo:

50 g de cacau em pó da melhor qualidade, peneirado
100 g de açúcar mascavo
250 ml de água fervente
125 g de manteiga sem sal macia, e mais um pouco para untar
150 g de açúcar refinado
225 g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicabornato de sódio
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 ovos

Ingredientes para a cobertura:

125 ml de água
30 g de açúcar mascavo
175 g de manteiga sem sal em cubos
300 g de chocolate da melhor qualidade finamente picado (penso que em lascas deve ser mais fácil)
Duas fôrmas redondas de 20 cm de diâmetro. 

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre as formas com papel vegetal untado. Coloque o cacau e 100 g do açúcar mascavo em uma tigela e despeje água fervente. Misture e reserve.
Bata bem o açúcar com a manteiga para fazer um creme esbranquiçado e fofo. No processo acrescente a farinha, o fermento e o bicarbonato em outra tigela e reserve. Despeje a essência de baunilha no creme de manteiga e açúcar - mantendo a batedeira ligada - em seguida acrescente um ovo, a mistura de farinhas e o segundo ovo em seguida.
Incorpore o restante dos ingredientes secos, adicionando por fim o cacau e misturando com uma espátula.
Divida essa massa entre as duas fôrmas e levar ao forno por 30 minutos ou até enfiar um palito e sair limpo.(Aprendi a duras penas que não devemos abrir o forno antes dos trinta minutos. Façam o que eu digo, não façam o que eu fiz).
Deixe as fôrmas no forno por 5 a 10 minutos antes de tirá-lo do forno.
Enquanto isso, prepare a cobertura: Coloque a água, 30 g do açúcar mascavo e 175 g de manteiga em uma panela em fogo baixo para derreter. Quando começar a borbulhar, tire a panela do fogo e acrescente o chocolate picado em lascas, agitando a panela para que ele derreta com o calor, depois de um minuto bater até obter uma massa lisa e brilhante.
Deixe repousar por uma hora, mexendo de vez em quando; a essa altura, os bolos terão esfriado e estarão prontos para a cobertura.
Coloque um dos bolos com o topo para baixo, em um prato para bolo, espalhar um terço da cobertura, cobrir com o segundo bolo, acerte os dois, espalhando o creme por cima e lados.

Um bolo diabolicamente atraente para um encontro de cartomantes. Bon apetit!


Ah, falando no Diabo... Não percam, em breve, o texto do Leonardo Chioda sobre o Diabo! O Diabo continua morando nos detalhes...!
Abraços a todos.

6 comentários:

  1. Incrível que não gosto de chocolate em barra e de bombons, mas não resisto a um bolo/torta de chocolate ou brigadeiro. Este bolo está uma verdadeira "armadilha de Satanás"!

    ResponderExcluir
  2. Realmente ta uma verdadeira tentação essa receita, se minha amiga Cleyciane ler esse post vai dizer: vejam a marmota de Satanás para atrair mais pessoas,kkkkk!

    ResponderExcluir
  3. Oi Emanuel,
    agradeço-lhe imenso ter me avisado sobre o Tarot das donas de casa :) Achei o máximo.
    Conheço bem o Devil´s Cake (originalmente ele é vermelho por dentro, leva corante). Tradicionalmente americano.

    Vou sair atrás desse deck, quem sabe ainda me inspiro num dos arcanos maiores para postar um artigo no meu blog.

    Também tenho andado sumida por falta de tempo e tendinite no braço direito de tanto bloggar :)
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Que máximo! Eu vou marcar o primeiro CaféTarot. Deixa o café comigo e você vai fazer o bolo, mano. Vamos pensando em data/local. Abração!

    ResponderExcluir
  5. Doraci, e não está? Armadilha total de satanás! Senhor da Vida, veja que a ermã Cley não gostaria nada nada deste blog! Estaria repreendido!
    Pietra, eu realmente queria ter experimentado esse deck mais, contigo e com a Sophia. Eu queria vê-lo em ação. E agora vocÊ tem experienciado o Tea Tarot, outro deck fantástico... Estou me aproximando da Pop Art em função desses decks!
    Oi Rute, que saudades! Eu também tenho as colaborações da Blogagem Coletiva para postar, farei isso em breve. Esse baralho é mesmo a sua cara!
    Leo, vai ser um prazer fazer um bolo desses para o CaféTarot. Vou treinando por aqui para nao fazer feio na hora! Forte abraço!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...