sábado, 22 de agosto de 2009

É mágoa.

É mágoa

Já vou dizendo de antemão

Se eu encontrar com você

Tô com três pedras na mão...



Ana Carolina.



Título: Disappointment (desapontamento, mágoa)
Astrologia: Marte em Escorpião
Na Árvore da Vida: Geburah em Briah
Descrição (Thoth Tarot): Os Lótus têm suas pétalas rasgadas pelo vento impetuoso, o mar é árido e estagnado, um mar morto. A água não flui para as taças... Estas taças são organizadas sob a forma de um pentagrama invertido.
Interpretação: "... perturbação, justamente quando o esperado é um momento de tranquilidade... o prazer antecipado é frustrado... O triunfo da matéria sobre o espírito. De LXXVIII: "... a decepção, tristeza e perda naquelas coisas de que se espera o prazer. Tristeza, traição, engano, má vontade, difamação, caridade e bondade mal retribuídas; todos os tipos de ansiedades e problemas a partir de fontes insuspeitas e inesperadas... uma desilusão amorosa, casamento desfeito, indelicadeza de um amigo, perda de amizade".
Segundo a Wikipédia, mágoa “tem origem no latim macula, representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes é possível percebê-lo no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.”


Esta semana me deparei com esse sentimento extremamente desagradável. Decepcionar-se com uma pessoa, coisa, situação ou acontecimento faz parte do arcabouço de experiências que teremos durante toda a nossa vida, bem sei que é verdade; quantas pessoas buscam um conforto, um alento nas cartas, após uma decepção? Contudo, por vezes as razões não bastam para que compreendamos a ação de outrem em detrimento de nossa pessoa. Por vezes, e melhor dizendo, na maioria das vezes, essa situação advém de alguém que muito consideramos.
É nesse ponto que surge a mágoa.
Vejo a mágoa, recorrendo ao dicionário, realmente como mácula. Sujeirinha incômoda que salta aos olhos quando nos deparamos com o vetor desse sentimento. Pior ainda quando somos obrigados a conviver com ele! O Grupo Espírita Renascer propõe três questões para reconhecermos a mágoa:
Faça a si mesmo três perguntas:
a. Você assume que ocorreu afronta em termos muito pessoais?
b. Você culpa o autor da afronta por como você se sente?
c. Você criou ou tem uma história sobre a afronta?

Respondeu sim às três? Reconheça-se magoado - assim como eu me reconheci, a despeito da minha vontade.
Não estou disposto hoje a propor soluções para a mágoa. Ela tem seu próprio tempo de se revelar ridícula. Mas, como sentimento, hoje está fazendo todo o sentido para mim.
Até o próximo post, quando esse sentimento tiver perdido sua pseudoimportância.

Um comentário:

  1. Oi Emanuel,

    Tudo passa e essa mágoa vai passar também. Nada como o tempo!
    Parabéns pelo seu blog!
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...