quinta-feira, 8 de março de 2012

Tarot Cigano: A Magia do Povo do Oriente.

Capa do livro do casal Bastos, editado em
1993. O livro está esgotado sem perspectiva
de reedição.

Quando eu conheci o Petit Lenormand, já o conheci como Baralho Cigano. E, como tal, aprendi a usá-lo, manipulando o Baralho Para Ver a Sorte, da COPAG. Mas a metodologia que aprendi era creditada à Katja Bastos. 


A Carta 29, tradicionalmente referenciada
pela Mulher, sendo uma das cartas-testemunha,
nesse baralho ganha papel crucial referenciando
a influência Cigana no Tarô Cigano.

Katja Bastos foi a desenvolvedora, junto a seu marido, César Bastos, sob a orientação da Rainha Cigana, de uma interpretação do Petit Lenormand que viria a revolucionar a abordagem das cartas aqui no Brasil, associando a algumas cartas a influência dos Orixás. Se houveram tentativas anteriores, desconheço; contudo, o baralho desenvolvido por eles, ilustrado pelo artista espanhol Julio Spinoso, é coeso dentro de sua proposta e vem há vinte e oito anos, pelo menos, encantando os amantes da Encantaria Cigana.


As 36 cartas do Tarot Cigano

E é um baralho absolutamente lindo. É fechado em sua própria estrutura, o que dificulta um pouco dialogar com o restante da bibliografia disponível no Brasil sobre Petit Lenormand. Mas, ao contrário do que poderia parecer, isso é extremamente favorável. Como o conjunto é coeso em si mesmo, a ausência de interpretações das cartas comuns relacionadas não faz diferença. É como se esse fosse outro baralho, uma afluência do Petit Lenormand, não apenas uma versão do mesmo.



Verso das cartas. O Símbolo do Templo da Trybo Cósmica foi criado 
com a orientação da Mestra Rainha Cigana, por Julio Spinoso. 
Representa o Mundo Espiritual (A Torre) A Rainha Cigana, O Sol,
 A Fechadura que abre as Portas da Percepção e o Caminho Iniciático
 sendo iluminado pela Encantaria Cigana do Povo do Oriente.


Essa questão nos abre diversos pontos de diálogo sobre as técnicas e métodos de abrir o Petit Lenormand e o próprio Baralho Cigano. São estruturas complementares, oriundas de mesma fonte mas, que, paulatinamente, tem se apresentado como versões distintas em termos interpretativos. Tarô Cigano e Petit Lenormand são metodologias diferentes aplicadas a uma mesma natureza estrutural que, pouco a pouco, vem se diferenciando inclusive em termos iconográficos.


Katja Bastos


Estive com Katja Bastos recentemente, na Fogueira de Lua Cheia; ela é um encanto de pessoa, super acessível. Vale a pena entrar em contato para maiores informações sobre seu oráculo. 
Para contatos com a autora, confira o blog da Trybo Cósmica.

12 comentários:

  1. cardosopina@hotmail.com6 de outubro de 2012 às 13:09

    KATIA
    SOU LU DE LISBOA POR FAVOR AJUDA EU ,,A SETE NOS ADQUIRI TEU BARALHO CIGANO ORIXAS ..NADA NTENDIA..ERA LOUCA COM BARALHO MAS NADA DE SABER LER..COMPREI ELE EM SALVADOR...ME DIVORCIEI..HOJE SÓ TRABALHO COM ELE..NAO CONSIGO LER OUTRO...POMBA GIRA POS ELE NAS MINHAS MAOS E DOU CONSULTAS...AMO0 ELE E AQUI NAO TEM ...KATIA OU QUEM LER ESTA MENSAGEM POR AMOR DE DEUS NAO TENHO COMO IR ATE SALVADOR...TA DIFICIL ..MAS QUERIA SABER SE ME PODEM AJUDAR A ME ENVIAREM ELE..MINHA COMADRE MORA EM SANTO ANDRE...MEU EMAIL É CARDOSOPINA@HOTMAIL.COM E NO FACEBOOK ME ACHAM COMO LURDES CARDOSO QUE MORA EM LISBOA ME ACHAM..COM CHAPEU BRANCO..SOU DE DESCENDENCIA BRASILEIRA BELEM PARÁ..QUERO MUITO IR EMBORA DAQUI..TOU TENTANDO GANHAR PARA IR EMBORA,.JA MOREI EM FORTALEZA E MINHA CONADRE MORA EM S.ANDRE..SE PRECISAR EU DOU ENDEREÇO DELA E VOCES FALAM COM ELA E LHE DIZEM COMO ADQUIRIR ELE E ELA EMVIA...AM\IGA ME AJUDE POR FAvor..e o seu tarot cigano e cigana com os orixas..me perdoa...mas me diz como faço pra comprar outro...beijo...obrigada
    me chamam de LU
    fico a espera ta bom
    bem hajam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem? Entrei em contato com a Katja para você. De qualquer forma, é mais fácil direcionar-se diretamente à ela pelo blog supracitado ou procurá-la pelo Facebook, creio que o retorno será mais conveniente. Um beijo!

      Excluir
  2. cardosopina@hotmail.com6 de outubro de 2012 às 13:12

    sou a lu nao esqueçam de mim por favor
    como fÇO PRA ENVIAREM PARA LISBOA O TAROT CIGANO DO ORIENTE COM OS ORIXAS..O DA KATIA...TEEM MEU EMAIL POR FAVOR ME AJUDEM
    BEIJINHO
    LURDES
    LISBOA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, respondi na sua mensagem anterior. Somente com a própria Katja Bastos, mesmo. Encaminhei sua solicitação a ela, mas cabe a você procurá-la. Um beijo.

      Excluir
  3. oi sou carlos de porto alegre rio grande do sul da esotérica e companhia quero saber se vocês ainda tem o tarot cigano para revender na loja, peço o seu telefone e número de conta bancaria , estou muito feliz de ter encontrado o site de vcs, um abraço para o cezar e vc katja contato fone 51-98812244 ou 86059500

    ResponderExcluir
  4. oi katja
    muito obrigada por ter ligado, estamos muito afim de fazer pedidos dos tarot ciganos, podi nos mandar os valores pelo e-mail daianebattu@gmail.com, se for possível nos mande o banco e o número da conta ,pois o pessoal procura muito o seu tarot , trabalho com o Carlos na loja exoterica e companhia, desde de já agradecemos, pela atenção, o Carlos manda abraços pra você e o César.....!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Vc poderia me ajudar a adquirir este lindo baralho, estou tentando pela loja mas, não é possível . soltandopipa@ hotmail.com. Muita paz para você .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loreta, tudo bem? Essa aquisição é diretamente com a Katja Bastos. Por gentileza, procure-a no Facebook. Ela é muito atenciosa e amável, e encontrará uma forma de atendê-la.

      Excluir
  6. Boa noite, onde posso comprar o baralho cigano da Katja Bastos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quelzete, essa aquisição é diretamente com ela. Entre em contato com ela pelo Facebook, sim?

      Excluir
  7. Olá! Como faço para adquirir o seu tarô cigano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, tudo bem? Eu escrevi sobre, mas não tenho um baralho para chamar de meu, de criação minha. O baralho dessa postagem é adquirido diretamente com a Katja Bastos, procura no Facebook! Bjos!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...