quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fórum Nacional de Tarô - EU FUI... E EU IREI!


Olá pessoal. Essa postagem demorou porque eu precisava de um tempo para sair do estado de êxtase provocado pelo evento. Foi tudo muito intenso, muito poderoso, muito amplo, condensado em menos de 24 horas (Jack Bauer ficaria com inveja).

Hã?


Com o objetivo de compartilhar experiências sobre a atividade do tarólogo, o fórum deseja reunir aqueles que anseiam conhecer melhor os caminhos do tarô em nosso país. O evento contará com renomados profissionais expondo as diversas formas de estudo (cabala, mitologia, simbologia) e de consulta (previsão, orientação, autoconhecimento). Também será abordado durante o evento o atendimento virtual e os cursos online,  bem como as normas criadas pelo Ministério do Trabalho no reconhecimento da classe (CBO 5168-05).

Sentados: AndreKadan, Rogerio Novo e Emanuel.
Da direita para à esquerda: Edy De Lucca, Alexsander Lepletier, 
Pedro Camargo, Nei Naiff, Claudiney Pietro e Valeria De Vilhena Colauto.

(Re)encontrar amigos (velhos e novos, virtuais e presenciais), perspectivas (sabemos que estamos no caminho certo quando encontramos a felicidade nos olhos daqueles que caminham conosco), reformular projetos, reinventar práticas... Sentir falta dos ausentes. Tudo isso ao entrar no auditório e perceber, finalmente, estar em casa. Uma experiência de certa forma já experienciada anteriormente, em outra oitava... Na Confraria Brasileira de Tarot.

Nei Naiff apresenta a introdução à terceira Mesa.
Tema: Tarólogos: direitos e deveres na CBO 5168-05.

Diante da experiência da Academia (lembremo-nos que sou historiador por formação), onde o diálogo é permeado por dilapidações de teorias insolúveis, é fantástico perceber, como pudemos, no evento, que o pensamento pode sim, ter nuances e degradées, sem, no entanto, gerar celeumas. 

Pietra di Chiaro Luna fala. Da direita para a esquerda, temos
Yedda Paranhos, Giancarlo Schmid, Anna Maria Costa Ribeiro e Prem Mangla.

Tivemos a oportunidade de expormos pontos de vista à vista dos pontos de vista dos demais que compunham a mesa, num processo interativo que "tirava os santos dos altares"... ou alçava a todos os cento e vinte presentes às mesmas alturas. Fomos ao encontro do que há de mais preciso, amplo e vivencial dentro da Cartomancia.

Eu, dando meu pitaco na conversa...

Lembremo-nos que, em Cartomancia, seja ela o Tarot, o Petit Lenormand ou as cartas de jogar, a teoria é importante, mas a empiria é fundamental. Precisamos manipular nossas cartas. Precisamos de feedbacks frente à nossa experiência nessa manipulação. E, se os temos na vivência com nossos alunos e clientes, Fóruns como o proposto por Nei Naiff, Giancarlo Schmid, Vera Chrystina e Alexsander Lepletier nos permitem ir além, e encontrar feedbacks na vivência de nossos colegas e irmãos da Arte. Era divertido perceber que não era o único a balançar a cabeça em aprovação e reconhecimento diante da experiência compartilhada dos palestrantes.

Galera reunida num abraço só.

Em nossas conversas, percebemos algo em comum: todos saímos com um desejo de termos conversado mais, vivenciado mais, celebrado mais. Contudo, isso é incentivo para os próximos eventos.

Alexsander, Leonardo Chioda, Raquel Carvalho e eu.

Cavaleiro, o cordial portador de boas novas.
Thanks, Tiago Barros.


E, para além do evento em si, minha eterna gratidão a Rhadra Calache e família (Alexandre, Lalucha e Samia, que fim de semana perfeito!), Tiago Barros, Edy de Lucca, Doraci Reis e Cláudia Mello, pelo carinho, pela presença constante em minha vida e pelo almoço maravilhoso, com carteado (lógico)...
Áquila.
Ás de Águia.
Ás de Ouros.
Thanks, Leo Chioda.

Em foto do Chioda: 
Café... 
...e Tarot...
...e Conversas...
...sempre Cartomânticas.



...a Leonardo Chioda e seu Ás, uma águia que voa num passe de mágica... da manga; a Edy de Lucca, cujo agradecimento apropriado irá em outra blogagem... Aguardem novidades. A Yedda Paranhos e seu olhar perscrutador - sua pergunta ainda ecoa nos meus ouvidos, e me faz acreditar que continuo no caminho certo...


Os braços abertos do Cristo Redentor formam a Cruz... Sem espinhos, pregos, sem sofrimento.
Here comes the Sun. 
Thanks, Doraci.


Pois bem. O Rio de Janeiro continua lindo.

4 comentários:

  1. Ai q invejinha de vc... mas suas impressões e partilha deram uma boa ideia de como foi o evento. Ano q vem vou me planejar pra ir!

    Beijus

    ResponderExcluir
  2. Eu não fui, mas como eu gostaria de ter ido e partilhado disso tudo aí com vcs!! Mas só de ler, já estou animada para me organizar para o próximo que vier! Super abraços

    ResponderExcluir
  3. Vale todo o esforço, meninas. E, sabendo do interesse, a própria equipe organizadora tem mais motivação para realizar o evento.
    E nos (re)veremos em breve!

    ResponderExcluir
  4. Grata por compartilhar conosco o sucesso do evento. Espero poder estar presente no próximo! Abraços
    PS: Parabéns pelo blog! Muito bom!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...