segunda-feira, 27 de junho de 2011

Conversas Cartomânticas: Euclydes Cardoso Jr. e o Imperador



Continuando nossa Blogagem Coletiva, conversamos hoje com o Euclydes Cardoso Jr. Ele joga Tarot desde os 13 anos. Iniciou seus estudos com o Rider Waite, presenteado pela mãe de um amigo. Mantinha as lâminas apenas pelo prazer de olhar. Um prazer que ele mantém até hoje... Ver e sentir antes de deduzir, de forma simultaneamente organoléptica e embasada na Tradição. Autodidata por opção, Maçon do R.E.A.A pelo Supremo Conselho do Grau 33 e frater Rosacruz, nos presenteia hoje com a apresentação impecável de sua interpretação, seu olhar sobre o Imperador, o Arcano Regente de 2011. 
Para contatá-lo:
Site pessoal: www.cardosojr.com.br
Blogwww.tarotcabala.com.br
A partir de julho, o autor estará disponivel para atendimentos no site www.pax.org.br

Próxima postagem: O Hierofante, por Pietra di Chiaro Luna, dia 30 de junho.




INTRODUÇÃO:




O Império dos fatos  /  2011 o ano do Imperador.


O poder, a disciplina, o trabalho, as bases sólidas, a capacidade de concentração e a lentidão, são palavras chaves para a descrição do quarto arcano – o arcano do Imperador. Ele representa o poder adquirido através de duro e árduo trabalho, contando também com a razão e lógica para a obtenção desse poder. Mas antes de adentrarmos ao estudo do quarto arcano, vamos nos deliciar com uma antiga e sábia história sobre o poder e a sabedoria:






O REI E O FALCÃO


Adaptação de James Baldwin

Gengis Khan foi um grande rei e guerreiro. Conduziu seu exército à China e à Pérsia, e conquistou muitas terras. Em todos os países, falava-se de seus feitos ousados e dizia-se que desde Alexandre o Grande, não houvera rei igual. Uma certa manhã longe das guerras , saiu de casa afim de passar o dia caçando na floresta. Muitos amigos foram com ele. Todos, carregando seus arcos e flechas, seguiam felizes em sua montarias. Acompanhavam-nos os serviçais, conduzindo os cães pela retaguarda.
 A partida mostrava-se muito bem disposta. Seus gritos e risadas retumbavam na floresta. Esperavam abater muitos animais que trariam para casa ao final do dia. O rei levava ao punho seu falcão predileto, pois naquela época essa ave era treinada para a caça. A uma ordem do dono, o pássaro alçava vôo, e do alto vasculhava a floresta. Ao avistar um cervo ou uma lebre, mergulhava velozmente sobre a presa, qual uma flecha. 
O dia inteiro passaram Gengis Khan e seus caçadores ao cavalgar pela floresta. Não encontraram, porém, tanta caça quanto esperavam. Á tardinha, decidiram retornar. O rei estava habituado a cavalgar pela floresta. E conhecia todas as trilhas. Tendo o grupo escolhido o caminho mais curto para casa, ele tomou uma estrada mais longa que passava por um vale entre duas montanhas.
O dia fora quente, e o rei tinha sede. Seu falcão amestrado alçara vôo, deixando-o só. O pássaro saberia encontrar o caminho da casa. O rei prosseguia lentamente. Conhecia uma fonte de águas límpidas em alguma paragem perto da trilha. Se ao menos pudesse encontrá-la naquele momento! Mas os dias quentes do verão haviam secado todos os córregos da montanha.
Mas eis que, para a sua alegria, avistou um pouco de água escorrendo pela beira de uma pedra. Haveria de encontrar a fonte logo acima. Na estação chuvosa, as águas corriam ligeiras naquele ponto; mas agora gotejavam lentamente.O rei apeou de montaria. Tirou do embornal um cálice de prata. Começou a aparar as gotas que caíam lentamente da pedra. 
A água demorava para encher o cálice; e o rei tinha tanta sede que mal podia esperar. Finalmente , estava quase cheio. Levou aos lábios e estava prestes a sorver o primeiro gole.
De repente, um zunido cruzou os ares e o cálice foi derrubado de suas mãos. A água derramou-se toda. O rei procurou ver quem fizera aquilo. Fora seu falcão amestrado. O pássaro voou de um lado para o outro algumas vezes e acabou pousando nas pedras, perto da fonte. O rei pegou o cálice e tornou a recolher as gotas de água. Desta vez não esperou tanto tempo. Quando estava pela metade, levou-o á boca. Mas antes que o cálice lhe tocasse os lábios , o falcão deu outro mergulho, derrubando o objeto.
Desta vez o rei começou a ficar zangado. Empreendeu mais uma tentativa , e pela terceira vez o falcão o impediu de beber. O rei ficou bastante irritado e gritou:- como te atreves a fazer isso? Se eu pudesse as minhas mãos em ti, torcer-te-ia o pescoço!
Mais uma vez, o rei encheu o cálice. Porém, antes de levá-lo á boca, sacou da espada. - Agora, senhor falcão, é a última vez – disse ele.
Mal proferira as palavras, o falcão mergulhou e derrubou-lhe das mãos o cálice. Mas o rei já esperava por isso. De um golpe, acertou o pássaro em pleno vôo. 
E logo o pobre falcão jazia aos pés do dono, sangrando até morrer. 
- É o que mereces por teus caprichos, - disse Gengis Khan. Entretando, ao procurar o cálice, encontrou-o caído entre duas pedras onde não conseguia alcançar. - Mesmo assim, vou beber desta fonte - disse consigo mesmo.
E pôs-se a galgar a parede íngreme da rocha para chegar até o lugar de onde a água escorria. A tarefa era árdua ; e quanto mais subia, mais sede sentia.
Por fim, atingiu o local. E havia, de fato, uma nascente; mas o que era aquilo dentro do poço ocupando-lhe quase todo o espaço?  Uma enorme serpente morta, e das mais venenosas.
O rei parou. Esqueceu-se da sede. Pensou apenas no pobre pássaro morto ali no chão.- o falcão salvou-me a vida! – gritou. – E o que fiz em troca ? Era meu melhor amigo, e eu o matei
Desceu a escarpa. Tomou cuidadosamente o pássaro nas mãos e o colocou no embornal. Subiu na montaria e partiu ligeiro, dizendo consigo:

Aprendi hoje uma triste lição,
que é nunca fazer coisa alguma com raiva.


OS SÍMBOLOS QUE COMPÕEM O ARCANO DO IMPERADOR.




A coroa que vemos sobre a cabeça do Imperador, representa o poder, que teve que ser conquistado pela força. A coroa portanto também representa a autoridade de que está investido o personagem. 
 Na sua mão direita ele segura o mesmo cetro portado pela sua esposa- a Imperatriz – no arcano anterior. E o cetro como já sabemos, representa não apenas o poder autoritário, mas também o poder do amor, da diplomacia, calma, paciência e bons modos. Isso se deve ao fato do cetro ser encimado pelo símbolo do planeta vênus que representa o Amor. Dirigir com amor, ou  como diria uma velha frase: 


"Eu comando servindo e sirvo comandando"

O cetro visto de outro modo, apresenta em sua composição acima do globo, a Cruz de Malta. A Cruz de Malta é tida como sendo o símbolo da dignidade imperial, e também representa a unificação do poder terreno com a sabedoria Cósmica e está ligada aos quatro elementos da natureza.
A espada na qual o Imperador repousa o seu braço é o instrumento que ele utiliza para nos proteger contra os perigos, uma vez que este arcano para alguns estudiosos, também representa uma espécie de protetor espiritual. Agora, da mesma maneira que o Imperador utiliza de sua espada para nos proteger, ele pode utilizá-la para nos cutucar quando estamos meio parados ou desanimados em relação a vida, quando o necessário seria confiarmos em nosso poder interior e lutar por aquilo que desejamos atingir.
A águia pintada no brasão sobre a pedra cúbica, representa a elevação do pensamento que se faz necessária na conclusão de qualquer obra, principalmente as de natureza material. Não podemos ser apenas os executores físicos de uma obra, e sim temos que possuir em nós a genialidade do espírito, para que através disso a nossa obra seja ela qual for, possa ser melhor concluída.




A pedra cúbica representa o sólido perfeito e a obra humana realizada. Ela ostenta em si mesma o símbolo do planeta Júpiter(4). Uma vez que Júpiter é tratado dentro da Astrologia como sendo o "grande benéfico", podemos deduzir que o fato de Júpiter símbolo da sorte, prosperidade e plenitude estar colocado dentro de um cubo, que representa a matéria e a obra humana realizada, faz do imperador uma pessoa que sabe conduzir muito bem os assuntos materiais e administrativos, podendo atingir grandes riquezas e tornar-se um benfeitor dos menos favorecidos.
 As pernas cruzadas do Imperador formam uma cruz que representará os quatro elementos – terra, ar, água e fogo – e a expansão do poder humano em todos sentidos – material, mental, emocional e espiritual.
No arcano podemos notar a predominância de duas cores, que são o azul e o verde. Se relacionarmos as cores à Grande Fraternidade Branca temos que o azul está ligado ao primeiro raio (Mestre Ascencionado El Morya) e representa o poder, a fé, a autoridade, a determinação e a vontade de Deus que se deve cumprir no planeta terra e na vida de todos os homens. O verde por seu lado irá representar o quinto raio (Mestre Ascencionado Hilarion) da cura, verdade, lei, rigor e justiça.


Significado do 4° Arcano Maior – O IMPERADOR.




O quarto arcano está ligado ao trabalho e á capacidade de realização, principalmente no que diz respeito a assuntos relacionados ao plano material.


O imperador é a imagem do poder, energia, autoridade e direcionamento. Ele é desconfiado em relação ás novidades, pelo menos de inicio, quando não as compreende totalmente, depois do que as aceitará sem obstáculos nem restrições. 


Na obtenção daquilo que deseja muitas vezes é lento, porque prefere trabalhar e agir com os pés bem plantados no chão. As tarefas que realizamos quando estamos sob a sua influência, tem que ser realizadas passo-a-passo sem pressa para chegarmos ás conclusões finais. Na realidade o que importa para o imperador  não é apenas a conclusão de um objetivo, e sim, todo o trabalho que se teve que desenvolver para chegarmos a essa conclusão. Dai advém o fato de que estamos diante de um arcano que nos vai ensinar alguns valores bem antigos, mas que a maioria de nós infelizmente não desenvolve no dia-a-dia, principalmente quando temos algo de esfera material para realizar e quando esse valores seriam mais importantes. Esses valores são em seqüência: base sólida, disciplina, paciência e capacidade de concentração. 
Quando procuramos trabalhar com eles na execução de qualquer projeto os resultados acabam sendo magníficos. Vamos nas próximas linhas comentá-los cada um de uma vez, para que fique bem clara a maneira pela qual devemos orientar nosso cliente, quando esse arcano aparecer em uma consulta. 
Quando usamos o termo base sólida e o relacionamos ao arcano do imperador, queremos mostrar ao cliente que uma vez que o imperador representa o trabalho , esse trabalho tem que começar de alguma maneira, e a melhor maneira para começar alguma coisa é justamente com bases sólidas?
Base sólida é a pessoa antes de iniciar qualquer projeto, procurar se certificar se ela está certa do que quer realizar, o porquê realizará e finalmente por onde essa realização se iniciará. Se esses pontos não ficarem bem esclarecidos desde o inicio, corremos o risco de apenas iniciar os projetos e nunca conseguir levá-los até o fim, justamente por falta de solidez e objetividade inicial. Quando temos certeza daquilo que queremos e procuramos nos certificar se todos os detalhes , ou pelo menos a grande maioria está em ordem, antes de iniciarmos qualquer ação, nos sentimos até mais seguros em relação a como devemos conduzir os nossos  objetivos. 
Assim que os  nossos projetos começam a caminhar sobre uma base segura, surgem dois valores muito importantes para uma conclusão satisfatória. São eles: a paciência e a disciplina.
A paciência se faz necessária em todos os nossos projetos, ainda mais nos dias  de hoje quando parece que se torna cada vez mais difícil a obtenção daquilo que queremos, pelo menos de maneira imediata. Temos que compreender que na vida, todas as coisas tem o seu momento para se realizar, e que não adianta ficarmos forçando a realização de algo que ainda não esteja no seu tempo certo de realização. A demasiada preocupação com a conclusão, ou seja, o trabalho em si. E na maioria dos casos o trabalho que temos antes de realizar um objetivo, muitas vezes é mais gratificante do que o próprio objetivo. É realmente uma pena que não tenhamos consciência disso, pois se tivéssemos poderíamos aprender bem mais com a vida. A paciência do imperador na realização de seu trabalho com cada detalhe, faz com que ele seja capaz de realizar trabalhos perfeitos, ou praticamente próximos da perfeição. Ele é metódico, perfeccionista, e trabalha com total empenho e sentido de entrega, (ás vezes até em demasia) em relação as tarefas  ás quais se propôs a executar.
Além da paciência já mencionada, também é fundamental termos em nosso trabalho e em nossa vida a disciplina. E esta deve começar, antes de mais nada, por nós mesmos, uma vez que o homem sem disciplina é igual a um navio á deriva em meio a uma grande tempestade. Como podemos deduzir, brevemente ele encalhará, ou será engolido pelas ondas.
Disciplinar-se de maneira alguma quer dizer limitar-se. O homem  disciplinado não tem limites para o que ele deseja fazer. Apenas procura fazer as coisas no seu devido tempo e dá sempre prioridade para as mais importantes, agindo sempre segundo a sua consciência.
Por fim, teríamos que observar também como atua um dos elementos que contribui para o sucesso de nossos empreendimentos segundo o quarto arcano; a capacidade de concentração. É este último porém importante elemento que é de fundamental importância para a realização de qualquer trabalho. A capacidade de concentração naquilo que estamos fazendo evita com que nós nos dispersemos e nos faz resolver uma coisa de cada vez. Procedendo desta maneira temos os melhores resultados, menos complicações e satisfação garantida, quando nos propomos a executar algum projeto, seja ele qual for. Diz-se que a capacidade de concentração tem que estar presente no início, meio, fim e até mesmo depois da conclusão de um projeto, que é justamente o momento em que podemos por tudo a perder devido as nossas euforias descontroladas, após o sucesso de uma empreitada bem sucedida. E pode ter a certeza de que esta ultima observação tem real valor, é justa e perfeita. Portanto toma-a como guia em tuas ações e serás feliz.
Poderíamos dizer que o imperador, é a contra-parte masculina da imperatriz. Enquanto ela possui criatividade, o seu esposo possui a razão para a manutenção daquilo que foi criado. Ela encara a vida de frente, personifica o movimento e não tem medo de se lançar impulsivamente num novo projeto. Por outro lado ele gosta muito de saber onde está pisando, desenvolve os seus projetos com lentidão e mediante planos cuidadosamente traçados segundo a lógica e a razão. Se para a imperatriz é fundamental lançar novas sementes ao solo, para o imperador é de extrema importância saber esperar a semente brotar a pacientemente observar o crescimento da nova arvorezinha cuidando metódica e minuciosamente, para que ela não seja atacada por vermes e pragas, para que no devido tempo ele possa se deliciar lentamente com os seus frutos, sabendo que a sua missão, o seu trabalho, foi cumprido, e que agora ninguém mais poderá derrubar aquela frondosa árvore em que a sementinha bem cuidada se converteu.
O quarto arcano é símbolo de sucesso garantido em qualquer projeto, para aqueles que souberem se guiar por tudo o que foi colocado nas linhas acima. Ele é o nosso protetor, a força de que necessitamos e a responsabilidade que cai sobre os nossos ombros quando nos propomos a executar alguma coisa. O imperador possui um lado altamente paternal e está sempre disposto a sabiamente ensinar a seus filhos como atingir o sucesso, mediante a justiça, integridade, paciência, retidão, trabalho e confiança em si mesmo. Basta saber ouvir e não teimar.



O IMPERADOR NA ÁRVORE DA VIDA DA CABALA.


Na Árvore da vida, o IMPERADOR é o 15° Caminho




15° é o Caminho de Áries / Caminho de Heh.
Cor: Escalarte
Som:
Inteligência: Constituinte
O VAZIO PERMITE A EXISTÊNCIA (De se criar algo)
Titulo Esotérico:
SOL DA MANHÃ, SENHOR ENTRE O PODEROSOS.


BIBLIOGRAFIA DE ESTUDOS:
MEDITAÇÕES SOBRE OS 22 ARCANOS MAIORES DO TARÔ
JUNG E TARÔ – Sallie Nichols
TARÔ Espelho da Alma – Manual para o Tarô de Aleister Crowley
O Tarô e a Viagem do Herói
Segredos do Eterno

4 comentários:

  1. Realmente um texto muito rico, boa semana a todos do blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito rico mesmo e uma boa ajuda para pensar mais ainda nesse ano que nos cerca =)

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto com exploração de várias nuances da simbologia da Carta!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...