sexta-feira, 24 de junho de 2011

Conversas Cartomânticas: Jaime E Cannes e a Imperatriz


Olá pessoal. Continuando nossa apresentação dos Arcanos, contamos com a participação de Jaime Cannes. Jaime E Cannes realiza atendimentos com Tarot, Astrologia e Numerologia, assim como um excelente trabalho com Tarot Circular - um método muito interessante de atendimentos em grupo. Colaborador de diversos sites e jornais, dentro e fora de Porto Alegre. Autor do livro Tarot Para a Autotransformação e a CuraUm Guia Para Novas Aplicações do Tarot (edição independente), que brevemente será devidamente comentado nesse blog.
Jaime por ele mesmo:

Sou tarólogo desde 1988, mas comecei minha caminhada espiritual aos 14 anos iniciado pelo meu pai, um devotado praticante da doutrina espírita, mas aberto para todos os temas da espiritualidade, ele foi o meu introdutor na filosofia esotérica. O tarot foi minha arrancada nesse maravilhoso mundo de símbolos.  Sua imensa flexibilidade arquetípica me incitou a mergulhar em outras áreas do conhecimento interior como a astrologia, a numerologia,  runas, geomancia, mitologia, simbologia e psicologia junguiana.
Passei pelas doutrinas umbandista, espírita e wiccana, da teosofia à hierarquia oculta dos mestres ascencionados e hoje me considero um esotérico universalista. Sinto em tudo uma manifestação do divino e percebo que parte do meu trabalho é justamente auxiliar a abrir os olhos da alma dos que me procuram para esse universo maior ao alcance de todos nós!
Conheça o meu blog de tarot, reiki, espiritualidade e temas livres através do linkwww.tarotzenreiki.blogspot.com e também o meu blog de poemas, crônicas e contos  através do link www.jaimeecannes.com/blog e deixe seus comentários e opiniões.


Nova postagem: O Imperador, por Euclydes Cardoso Jr., em 27 de junho.



Criatividade
Osho Zen Tarot



Enquanto A Sacerdotisa encarna os aspectos internos e espirituais do feminino A Imperatriz é a manifestação corpórea do feminino no mundo! Ela rege o corpo nas suas funções, mais de uma forma prazerosa do que prática ou realmente funcional. Este arcano representa a mãe terrena que nutre e acolhe seu rebento recém nascido e o ensina a cuidar do corpo, escovando os dentes e o cabelo, cuidando da sua aparência, tomando banhos e transformando esses atos cotidianos em momentos de prazer, ou melhor, de auto-satisfação. A Imperatriz é que oferece a segurança afetiva necessária para que possamos nos expressar nessa vida. 

Imperatriz
Thoth Crowley-Harris

Em termos psicológicos ela simboliza a relação com a mãe, que apresenta o mundo à criança, e quanto mais ela fizer com que se sinta o mundo como um lugar confiável de se viver, melhor se dá a expressão afetiva e até mesmo criativa do futuro adulto. O contato físico com o corpo da mãe na primeira infância, desde a amamentação, ajuda a criar o sentido interno de prazer, auto-nutrição, satisfação e até mesmo de sensualidade em seus primeiros exercícios!

Imperatriz
Rider-Waite

O terceiro arcano do tarot carrega em si os atributos do número que representa. O três está tradicionalmente associado ao processo criativo e multiplicador! O período de gestação da maioria dos seres vivos é composto por números divisíveis por três (Os nove meses dos homens, os doze meses dos elefantes, as três semanas dos ratos, etc.), e por isso mesmo representa a abundância, a fertilidade, a sorte e a proteção. O arcano de A Imperatriz tem sido muitas vezes associado ao planeta Vênus na correspondência astrológica. Esse planeta é o regente de touro e libra, signos que regem a beleza, a gentileza e as relações humanas de um modo sempre envolvente e íntimo. O três é relacionado com o planeta Júpiter, o arauto da boa fortuna, da expansão e do crescimento em todos os sentidos. Costumo considerar A Imperatriz como uma conjunção astrológica de Vênus/Júpiter, ou seja, com intenso envolvimento em questões relativas ao prazer, o bem estar e as relações sempre de modo positivo e instigante, mas um tanto frívolo e sensualista demais por vezes! Essa conjunção expressa no arcano também incentiva a criatividade e a sensibilidade artística. A Imperatriz é a musa inspiradora dos pintores, poetas e cineastas... Seu arquétipo se estende desde a velha mãe de avental até a atriz de cinema ou musa da música pop que incendeia a fantasia de adolescentes de ambos os sexos! O feminino pleno é o campo dos seus domínios. A maternidade, a beleza e a nutrição, a arte e a inteligência inspirada (Comum nos artistas) são seus atributos naturais. Tudo isso, porém não a torna uma cuidadora menos eficiente e apaixonada. Na mitologia o mito que melhor a representa é a Deusa Deméter. A personalidade que melhor incorporou suas características foi Lady Di. 

Lady Di

Mãe devotada aos filhos, extremamente participativa na vida deles, como também uma feroz ativista dos direitos humanos e dos animais. Ela se opunha às caçadas da realeza, por exemplo. Por outro lado foi uma formadora de opinião em questões de estilo e moda e teve uma vida amorosa tão intensa quanto escandalosa.

Imperatriz
Sharman-Caselli Tarot

Considero importante salientar que os atributos de cuidado com o próprio corpo tanto quanto a capacidade de cuidar das pessoas e dos seres indefesos desse mundo não são um privilégio só das mulheres! A força arquetípica de A Imperatriz vive na alma da humanidade capaz de se manifestar de modo abundante e generoso, como lhe é peculiar.

4 comentários:

  1. Adorei a postagem, alis todas estão enriquecendo muito o assunto parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Emanuel,

    a série está fantástica, como sua formidável iniciativa!

    Parabéns a todos, creio que no final, poderia virar um e-book, não?

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito o texto. Obrigada pela contribuição.

    Eu gosto mt da Imperatriz... acho que ela mostra que mãe é mãe e só muda de RG e de endereço.

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo post.
    A imperatriz é um arcano muito criativo.
    Expressão, otimismo, espirito da jovialidade apesar de ser a "mãe"da Sacerdotisa.

    Mas o que mais me chama a atenção neste arcano, independente do deck, é o olhar da imperatriz, que no meu ponto de vista, simboliza encarar a vida de frente, com fé e coragem.

    Isto prova pelo título esotérico dela:
    A FILHA DOS PODEROSOS..

    Parabéns Jaime E Cannes pelo artigo.

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...