terça-feira, 15 de março de 2011

Blogagem coletiva: Fases da vida - Nascimento.

Olá pessoal. Me interessei enormemente pela blogagem do Publicar para Partilhar, onde passaremos, todo dia 15, pelas fases da vida. Nada melhor do que passar pelo nascimento, perto do nascimento do Ano Novo Astrológico, na entrada em 0º de Áries!


Cada blog tem a sua temática central. Nossa sugestão é que no dia 15 de Março as pessoas que desejarem participar conosco, falem sobre o NASCIMENTO, a 1a. fase da vida, misturando-o com a temática do seu blog.
Usem sua criatividade, despertem lembranças, sentimentos, seja para falar do seu nascimento, ou do seu filho, ou qualquer outro que tenha sido marcante para você. Quem sabe até de um modo genérico, sobre o que representa nascer ou renascer.


Para nós, falar de nascimento é falar de previsão. Porque, como Cartomantes, nos atemos às causas, às geradoras de efeitos. Um nascimento é o efeito de uma causa prévia, seja uma gravidez, seja uma ideia. Seja um filho, seja um neto, seja um projeto, seja uma viagem, não importa. São efeitos de uma causa primeira, dos primeiros brainstorms (ou storms em outras partes do corpo...)
Já falamos sobre gravidez no Petit Lenormand em duas postagens anteriores (aqui, falando da carta 13, e aqui, falando da 17). Eu vejo a gravidez como a soma da possibilidade da maternidade com a geração biológica de uma criança. Nem sempre os dois fatores estão juntos; nem sempre o efeito corresponde à melhor possibilidade de causa. Muitas mulheres estão psicologicamente prontas, por vezes até afoitas para tal, mas biologicamente não possuem a possibilidade de realizar seu desejo. Por outro lado, e talvez pelo lado mais triste, muitas mulheres estão biologicamente prontas, e inclusive geram um novo ser, sem estar prontas, psicologicamente falando, para serem mães. São excelentes e saudáveis genitoras; não são mães.
Mas, falando dos nascimentos no Tarot, com que cartas conversaríamos?

Creio que, fundamentalmente, com os Arcanos 0 e I. O Louco pelo Vazio e o Mago pelo Cheio. O Louco é a surpresa, o Mago o fundamento. O que nasce do Louco é surpreendente, o que nasce do Mago foi devidamente calculado e medido. Causas diferentes podem, sim, gerar um mesmo efeito. 
Não falemos propriamente dos Arcanos III e IV, para fugirmos um pouco do tema gravidez/ nascimento de criança, em seu aspecto mais direto.


Existem mais duas cartas que indicam nascimento, não necessariamente positivos: a primeira é A Morte. Estranho falar em Morte como nascimento, não é?
Mas os nascimentos não implicam em morte?
Um novo filho... Morte da vida como filho, nascimento da vida como pai/mãe.
Um novo emprego... Morte do emprego antigo/desemprego, nascimento de uma nova fase profissional.

Vênus encarna o aspecto Morte do nascer do relacionamento: Urano é castrado para que a Beleza do Amor possa nascer, da relação entre o sêmen divino e as ondas do mar.

Um@ nov@ namorad@... Morte da vida de solteir@/ fim do luto pelo antigo relacionamento, nascimento de uma nova possibilidade afetiva.
Um novo caminho espiritual... Fim de um paradigma, início de outro.
E por aí vai.


Outra carta singular é a Estrela. Porque ela representa o nascimento após a ruína (d'A Torre). Já reparou que nunca mais somos os mesmos após uma mudança de casa? Ou, quem sabe, após uma grande decepção afetiva? A diferença é que o nascimento d'A Estrela indica continuidade. Seguimento. Só o excesso se vai, fica o essencial, que se expande e multiplica em potenciais novas formas. Tal como esse blog, que nasceu do essencial que venceu todas as possibilidades excessivas de outros blogs feitos anteriormente por mim.


Há um baralho em especial, o Ancestral Path, que modificou completa e definitivamente minha forma de ver o Arcano XII: Um feto, aquele que está literal e provisoriamente entre os mundos, entre possibilidades, entre meios, e nada lhe resta a fazer, senão esperar, pois sequer seu desenvolvimento está sob seu controle. Isso não é ruim, nem bom; simplesmente é.

Abraços a todos.


 

7 comentários:

  1. Oi Emmanuel,
    só agora é que vi sua participação. Vou avisar a organização e colocá-lo na lista.
    Ainda volto, mais tarde, para comentar, tá? Estou seguindo a ordem de chegada dos artigos e ainda vou a 2/3 da lista, rsssss.
    Muito grata por sua participação.
    Fico ansiosa por voltar e ler.
    Abraço,
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emanuel
    Meu desejo de hoje é que uma chuva de bênçãos seja derramada sobre VC e outra chuva de pétalas de rosas orvalhadas...

    Vc chegou acertadamente em boa hora... seja muito bem vindo... agora são 3 homens a participar da Blogagem Coletiva Fases da Vida... Que bom!!!
    Gostei muto de alguns pontos que li aqui sobre Nascimento... deu um cunho espiritual ao Tema e gosto disso...
    Ressalto:
    O nascer de um novo caminho espiritual...
    É o que todos precisamos...
    Muito obrigado por sua colaboração...
    Em meu post do dia 16 tem todas as dicas pra próxima Fase....

    Carinhos fraternos em forma de orvalho sôbre pétalas de rosas...

    Uma santa e abençoada Quaresma para VC.
    Abraços fraternos natalícios

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, tou cá de novo!
    Estava "danadinha" pra voltar, juro!
    Me amarro em Tarot. Que bom que vc surgiu ainda na 1ªfase :) Não nos abandona nas fases seguintes, ok?
    Para mim, a carta Morte e Torre já significavam renascimento. Deitar tudo por terra para reconstruir com novos padrões/conceitos. Osho é um desconstrutor!
    O enriquecimento que levo daqui é a explicação Louco e Mago no contexto nascimento. Faz todo o sentido sim, a mulher que quer, porque quer ter um filho mas não tem noção do que envolve o nascimento duma criança, vai insconsciente, aerea, direita ao precipicio, atirando-se de cabeça se for preciso.
    E O Mago, a mulher que planeia com seu companheiro o nascimento, que se prepara para receber o novo ser, quer emocionalmente, quer financeiramente (uau! muito boa esta interpretação).
    Para mim nascimento em Tarot seria simbolizado pela Imperatriz, a fertilidade feminina numa mulher perfeitamente equilibrada. Assim como simboliza casamento, união.
    E também pela Estrela, a esperança!
    Desconhecia o baralho cigano, vou ter de regressar mais vezes para me cuscar seu blog.
    Abraço além-mar.
    Muito interessante o facto de apenas com 10 anos vc ter iniciado o estudo do Tarot.
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Emanuel,
    Você não foi o único nessa coletiva à associar nascimento com morte. Sempre é bom para refletirmos, por mais que nem sempre se entenda ou se aceite esse cunho. Na verdade, renascemos, não é?
    Grata pela participação com uma temática bem diferente dos demais.
    Tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rute, Orvalho do Céu e Gina. Obrigado por partilharem comigo dessa conversa! E mais, obrigado pela blogagem coletiva! Quero continuar participando. Mesmo!
    Eu realmente senti a potencialidade reflexiva desse tema na pele, quando tive que falar sobre o aborto! E esperto mesmo participar das demais.
    Como podemos morrer se não acreditamos ser essa nossa primeira... ou última... vida?
    Serão sempre bem vindas. Sempre.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua participação dentro da temática que aborta no blog,casando com a coletiva das meninas sobre nascimento onde tb participo.Seguirei seu blog e voltarei aqui.Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  7. Excelente sua postagem !
    Muito interessante a relação das cartas do tarot com o tema.
    Parabéns !

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...