terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Mulher e a Cartomancia: o Petit Lenormand


Eu realmente pensei em não escrever nada nesse período de Carnaval. Mas não poderia pular esse dia, tão especial. Mantenho meus agradecimentos a todas as mulheres, mas hoje gostaria de explorar melhor os aspectos de cinco mulheres em especial: 07, 09, 17, 22 e 29.


No Petit Lenormand, a carta 29 representa a mulher mais importante da vida do consulente, caso este seja um homem, assim como representa a própria consulente. Mãe, filha, irmã, prima, chefe, amada, amante, esposa, namorada, noiva, avó; todas as possibilidades do feminino podem ser representadas nessa carta. Inclusive, para homens, no limite poderia representar a anima. No limite, porque esse aspecto é deveras psicológico, sutil, para uma leitura convencional com esse baralho. Normalmente essa carta representa uma pessoa encarnada neste agora, não uma projeção ou aspecto psíquico.
O grande problema na interpretação dessa carta é justamente a sua grande abrangência. São as cartas em derredor - sobretudo aquela que for aberta junto a esta - que lhe dão as características e nuances interpretativas. Logo, a atenção deve ser dada em especial a essa segunda carta, que apontará seu grau de proximidade e de simpatia pela situação atual do consulente.
O Dr. Geraldo Spacassassi e outros interpretam o fato dessa carta ser regida pelo Ás de Espadas como a representação do animus. Não concordo muito com isso, apesar de ser plausível, por uma perspectiva do naipe, não se corrobora frente as demais atribuições carta comum/naipe/imagem. Se funciona para a 29 e para a 28 (Homem/Ás de Copas/anima), deveria funcionar para as demais também. Ainda não encontrei um bom significado na Cartomancia para acompanhar essa carta.
Para as pessoas que se utilizam da Escola Brasileira, essa carta representa a energia da Cigana dona do baralho. Utilizada por mulheres para tirar a mensagem final em nome de sua Cigana. 


A Carta 07 representa a inimiga. Mal intencionada, mesmo. A intenção desta mulher é causar dano. Não sabemos se por vanglória pessoal ou por inveja, sendo que esses extremos se tocam, em última análise. Quando interpretamos nesse baralho a Rainha de Paus, estamos lidando com uma pessoa má, egoísta, vulgar, geralmente a amante ou a "periguete". Não é uma boa referência, nem por isso seria menos capaz de causar boas situações para o consulente - novamente, atente para as cartas em derredor, sobretudo a 31. Um detalhe importante é que essa carta pode atestar homossexualidade quando junto a 01, então nem sempre se trata, necessariamente, de uma mulher no sentido estrito do termo.
Tenho certeza que algumas pessoas se chocariam ao ler isso; uma carta desagradável relacionada a uma natureza sexual. Mas, já reparou o prazer que pessoas mal resolvidas sexualmente têm de causar desconforto?


A Carta 09, por sua vez, é diametralmente oposta à 07. Mostra uma mulher segura de si, de sua experiência e do seu tempo. Não precisa competir para mostrar nada, já que ela é e tem tudo o que precisa. Geralmente amiga, porém neutra - não sairá de seu ponto de equilíbrio por nenhuma situação, já que sabe que o tempo desfaz todas as possibilidades de mal entendidos. Pense da seguinte forma: assim como um ramalhete é a soma de diversas flores e formas de forma harmônica - existe até uma proposta meditativa nisso, o ikebana - a nossa vida é feita de diversas experiências que se mesclam, dando forma a nossa personalidade e aparência. Não é egoísta, mas fatalmente egocêntrica. Está no seu centro e dele não sairá por nada. Geralmente representa, por isso, uma mulher mais velha, separada, viúva, solteira ou matrona.


Já a carta 17 fala da experiência da maternidade. Geralmente é uma mulher da mesma idade do consulente. São jovens e mulheres doces, amigas, próximas. Sonhadoras, confiantes, prontas para auxiliar no que for necessário. Essa carta representa uma intervenção, de alguém ou do Destino, favorável aos planos do consulente. Aguarde o que ela lhe traz, pois geralmente são coisas muito positivas. Interessante é perceber a personalidade volúvel dessa carta: apesar de estar pronta para ajudar incondicionalmente, coloque, logo em seguida, incondicionalmente entre aspas - pois ela cobrará o favor.
Para um homem, pode representar uma doce amiga ou mesmo uma amante eventual. Com a carta 25, pode apontar aprofundamento da relação. Com a 13, gravidez.


Por último, a carta 22 representa uma mulher neutra. Uma comerciante, coquete. Essa talvez seja a carta mais difícil para alguém que estude a Escola Brasileira interpretar, pois nela essa carta faz referência a Ogum, que, até onde sei, não tem nada de feminino! (a carta 07 faz referência a Oxumaré, a 09 a Nanã Buruquê e a 17 não possui atribuição).
Essa mulher é neutra, no sentido mais amplo do termo. Não está contra o consulente, a menos que ele assim deseje. Não é bom brincar com ela. Da mesma forma como ela pode abrir possibilidades novas, ela pode fechá-las. É a mulher que diz ao chefe do consulente: "não gosto dessa pessoa", e o deixa com a pulga atrás da orelha. A política.

Bem, pessoal, diferentemente do que eu costumo fazer, dessa vez atentarei apenas ao Petit Lenormand, já que as atribuições da Cartomancia diferem das atribuições do Tarot para as mesmas cartas e naipes. Mas já temos bons temas para diagnósticos futuros.

Abraços a todos; e, especialmente hoje, a todas as mulheres meu carinho especial.

9 comentários:

  1. Que post lindo, Manu! Agradeço o carinho com as mulheres. Muito interessante esse post. É bom que já vou observando dicas úteis pro meu próximo curso! =)
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Senhor da Vida! Sempre bem vindo!
    Oi Flor! Estou na torcida para que você consiga fazer o curso! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. oi, também gostei do post, muito legal; mas queria mesmo vir aqui te deixar um beijo e te dizer que tenho saudades de vir aqui ler e conversar mais contigo, que não tenho tido tempo pra nada!
    um abração!

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia amigo Emanuel, vim agradecer a visita e comentário e desejar uma excelente semana!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Juli, saudades também! Oi Rachel, seja sempre bem vinda!!!

    ResponderExcluir
  6. ola eu gostei deste trabalho mas gostaria de saber como conjugar as cartas por exemplo se sair:a carta 6,27,36,22 como consegues ler para teres essa informação?a mim saiu-me uma vez as seguintas cartas:24,3,14 o que significa para ti estas cartas?se me poderes responder agradeço é claro.eu pessoalmente não conheço nada de cartas...

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ficaria mais fácil conversarmos por e-mail, para que eu entenda melhor seu questionamento. E... como é seu nome? :)

    ResponderExcluir
  8. ok.é justo o meu nome é LUISA e o meu mail:luysa_santox@hotmail.com ja vi o seu post achei interessante e gostaria de saber ou conhecer as cartas lenormand, tambem procurei o livro time que é sobre essas cartas lenormand mas infelizmente é alemão e eu não sei traduzi-lo,mas se poder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...