terça-feira, 1 de março de 2011

Carnaval e a Cartomancia



Olá pessoal. Não vou me estender muito nesse tópico, estou a fazer as malas para buscar meu diploma na UFOP... mas não poderia passar em branco uma data tão reflexiva - no sentido de reflexos...


Terrível, por um lado, por seus excessos, tão próximos, ou tão afeitos, ao Louco e ao 7 de Copas, mas, por outro lado, tão necessário enquanto movimento de liberação dos sentidos - uma Luxúria justificada por falta de oportunidade de liberar a energia acumulada durante tanto tempo.

Vale, vale tudo...
Vale, vale tudo...
Vale o que vier...
Vale o que quiser...


Se procurasse nas cartas um Carnaval, aonde o encontraria? Festividade própria d'O Louco, o Dioniso, buscaria também, talvez, num Quatro de Paus, no seu melhor aspecto, de reunião de amigos e pessoas com interesses em comum - algumas acompanhadas de um Seis de Copas, olhando para trás, para um passado carnavalesco que não volta mais, mas que insiste em permanecer. Por outro lado, seus excessos, de álcool, de cigarros, de drogas e de sexo, e, por que não?, de glamour, plumas, paetês, lantejoulas e todo o resto, no Sete de Copas; suas confusões, seus desatinos, no Sete de Espadas. Se fôssemos para o Petit Lenormand, talvez na combinação entre 12 e 20, buscando nos derredores as informações sobre os aspectos positivos e negativos para o consulente...



- Quem é você?
- Adivinha se gosta de mim!
Hoje os dois mascarados
Procuram os seus namorados
Perguntando assim:
- Quem é você, diga logo...
- Que eu quero saber o seu jogo...
- Que eu quero morrer no seu bloco...
- Que eu quero me arder no seu fogo.
- Eu sou seresteiro, poeta e cantor.
- O meu tempo inteiro, só zombo do amor.
- Eu tenho um pandeiro.
- Só quero um violão!
- Eu nado em dinheiro.
- Não tenho um tostão... Fui porta-estandarte, não sei mais dançar...
- Eu, modéstia à parte, nasci prá sambar.
- Eu sou tão menina...
- Meu tempo passou...
- Eu sou Colombina!
- Eu sou Pierrô!
Mas é Carnaval! Não me diga mais quem é você!
Amanhã tudo volta ao normal.
Deixa a festa acabar, deixa o barco correr,
Deixa o dia raiar que hoje eu sou
Da maneira que você me quer.
O que você pedir eu lhe dou,
Seja você quem for, seja o que Deus quiser!
Seja você quem for, seja o que Deus quiser!

São excessos que se "justificam" pela carência subsequente. Sem a carência, teríamos excessos?

No Carnaval, não sou fã de abrir meu baralho, não. No afã de liberação de tanta energia, acho desgastante, por mim, abrir o Tarot. Dou-me férias por uns dias. Todos nós voltaremos mais ... hmmm ... centrados (?) depois das festividades e eu poderei jogar com mais calma.
Tô mais para Norah Jones. Nos vemos dia 10, eu já com diploma na mão, e de volta com meu(s) baralho(s), para conversarmos mais.
Abraços a todos.


Round 'n' round
carousel
has got you under it's spell
moving so fast...  but
going nowhere
Up 'n' down
ferris wheel
tell me how does it feel
to be so high... 
looking down here
Is it lonely ?
lonely...
lonely...
Did the clown
make you smile 
he was only your fool for a while
now he's gone back home
and left you wandering there
Is it lonely ?
lonely...
lonely...


RIGHT IN TIME: está rolando uma blogagem coletiva sobre o Carnaval, proposta pela Deborah, do Delicias 1001 e eu só vi hoje, terça feira! Em cima da hora, mas estamos nessa!!!

6 comentários:

  1. Desejo um excelente periodo de repouso, de fato tb não curto abrir o tarot, nessa epoca onde estamos todos com a mente voltada para um mundo incerto,um mundo O louco.
    Deixemos baixar tamanha euforia, jjejej, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muita gente que eu conheço não mexe mesmo com oráculos nessa época pelo mesmo motivo que vc mencionou... Nossa, fazia tempo que eu não ouvia uma coisa assim.
    Mas acho que faz sentido sim =)
    Bom Carnaval, querido!
    E que ele seja revigorante, como um 6 de paus!

    ResponderExcluir
  3. Manu, bem legal e pertinente seu post. Eu preferiria um carnaval mais tranquilo, mas acho que não vai ser bem assim... rs Em todo caso, aproveitemos. Que possamos curtir da melhor maneira possível o carnaval! Volte bem, com seu diploma nas mãos, com a alma lavada, revigorada e pronto para um novo ano - afinal o ano começa, efetivamente, agora! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Cartas e carnaval? Nunca tinha pensado nisso antes.
    Parabéns pela sugestão!

    Ah, tá rolando uma blogagem coletiva lá no meu blog e eu ficaria super feliz se vc participasse... Entra lá e vê se publica alguma coisa junto com a gente. Pode ser até mesmo essa aqui. É só acrescentar a menção da blogagem...
    Me visita sempre, adoro!
    Bjs
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    Blogagem:
    http://www.delicias1001.com.br/2011/02/blogagem-coletiva-carnaval.html

    ResponderExcluir
  5. Olá Senhor da Vida, espero que o seu Carnaval tenha sido tão bom quanto o meu! Oi Pietra, eu tenho até uma alegoria para isso: imagine que te convidem para uma festa e digam que vai tocar só músicas do teu estilo musical favorito. Aí você se veste para dançar, faz tudo certinho, e chega lá e é outra coisa que toca. Você pode até se esforçar para se divertir, mas vai ser bem mais difícil!
    Eu vejo assim: eu me preparo para jogar Tarot, e vou pra uma festa profana? Não vai rolar um jogo bacana...
    Pois é, Flor, foi bem bacana estar com os meus lá na Taqueupa (a república onde eu morei). Foi bem divertido!!!
    Oi Deborah! postagem atualizada!
    Grande abraço em todos!

    ResponderExcluir
  6. Emanuel
    Que bom ver vc participando. Cheguei agora de viagem, mas já estou divulgando sua postagem tb. Vamos continhar juntos.
    Obrigada.
    Bj
    Deborah

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...