domingo, 27 de março de 2011

Um agradecimento. O Tarô Visconti-Sforza

Olá pessoal. Ganhei um presente, anteontem; apesar de querer compartilhar com vocês imediatamente, realmente precisei de um tempo para conseguir falar a respeito, pois fui pego de surpresa. A Marília fez a gentileza de me aplicar um dos maiores sustos da minha vida, dando-me de presente o Pamela Colman Smith Commemorative Set e o Visconti-Sforza Tarot Deck, ambos da US Games Systems. Do primeiro falaremos posteriormente; concentremo-nos no segundo.


Conforme a Wikipédia, "O nome "Tarô Visconti-Sforza" é usado para se referir coletivamente aos conjuntos incompletos de aproximadamente 15 baralhos, agora localizados em vários museus, bibliotecas e coleções particulares em todo o mundo. Nenhum baralho completo tem sobrevivido, mas sim, algumas coleções possuem algumas cartas, enquanto outras possuem uma única carta." O Tarot Visconti-Sforza chegou-nos parcialmente completo, a despeito dos seus quase seis séculos de existência - foi produzido em meados do século XV. A edição da US Games Systems recebe também o nome de Pierpoint Morgam-Bergano, em função do local onde se encontram o maior número de suas cartas - 35 de suas cartas estão hoje na biblioteca-museu Pierpont Morgan, em Nova York enquanto as demais estão em duas instituições na Itália
Das 78 originais, sobreviveram 74(!), sendo que as perdidas foram o Diabo, a Torre, o Cavaleiro de Ouros e o Três de Espadas. Algumas cartas também aparentam ter sido adicionadas a posteriori.


Há também uma restauração proposta pela Lo Scarabeo. Contudo, o restauro do Diabo é criticado por não corresponder à estética da obra como um todo.
Eu ganhei o primeiro. Olha a carinha da criança ao recebê-lo:



Felicidade pouca é bobagem.

Abraços a todos.


P.S.: Em função da leitura do livretinho que o acompanha, da autoria de Stuart R. Kaplan, atualizei a postagem sobre a organização do baralho de Tarot.

7 comentários:

  1. Nossa! Que sintonia Emanuel.
    Estive de tarde pesquisando na net, museus europeus de cartas de Tarot, e não é que tu, neste post, me responde com: Biblioteca-Museu Pierpont Morgan!

    Isto porque, hoje fui na casa de minha mãe resgastar o tal livrinho que te falei no outro comentário (que saudade!).

    O mais inacreditável é que minha mãe procurava o livro na estante, não encontrando ele. Eu nem precisei procurar, ele me puxou. De imediato disse: não é este mãe?

    Pois é, já o reli e me encantei com a história da criação das cartas, como surgiram e como eram reservadas às camadas mais ricas da sociedade. No entanto existiam as cartas dos pobres, pouco ornamentadas. Magnifico. Fiquei curiosa de ver uma exposição de cartas num Museu. Como é óbvio. Diz no livro, inclusive, que existiam cartas de vários formatos: quadradas e redondas!

    Bom...tu tá passando essa paixão por baralhos para mim. Ah se está!
    No dia 1,2 e 3 ABR vamos ter feira esotérica por cá e lá vou eu verificar que baralhos têm à venda :)

    Beijo português,
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Sei beeeem como é essa felicidade intrínseca que nós fala numa língua que jamais se esgota!!!!

    Parabéns querido!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Emanuel por esta postagem.
    Obrigado pela visita.
    Abç
    G.J.

    ResponderExcluir
  4. 1 Selo para ti!

    http://delakasa.blogspot.com/2011/03/3-iluminacoes.html

    =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Rute! Que feliz vc se reencontrar nos baralhos! Você poderia passar a referência bibliográfica do seu livro para mim?
    Falando em Museus de Cartas, temos o Fournier, na Espanha, talvez o mais completo do mundo; e, para você se deleitar agora, o Lenormand Museum: http://www.lenormand-museum.com/
    Oi Lu! E eu ainda tenho mais para deleitar, com o Commemorative Set, que ainda não escrevi a respeito! E obrigado pelo selo, coisa linda!!! Obrigado pelo seu sempre presente carinho!
    Oi Gaspar, sempre bem vindo! suas imagens são assaz inspiradoras!!!
    Aguardem agora a postagem sobre o Commemorative Set!!!

    ResponderExcluir
  6. Oba! Espanha é aqui do lado :)
    rsss mas agora reparei no google que fica no nordeste de Espanha, beeeeem longe!
    No entanto, fiquei entusiasmada em visitar.

    Quanto ao livro é este aqui:
    O seu futuro nas cartas - Louis Stanké

    Mas é um livro muito básico...com apenas 137 páginas, uma introdução sobre a origem das cartas, o significado das 32 cartas normais como instrumento de trabalho de um adivinho, os vários métodos (simples) de deitar cartas (francês, cigano e europa-de-leste)...

    Olha esta parte que achei muito interessante:

    CATERGORIAS DAS CARTAS vs ORDENS
    »» COPAS »» Ordem eclesiástica
    »» OUROS »» Os Burgueses (mercadores e artesãos)
    »» PAUS »» Os Camponeses
    »» ESPADAS »» A Nobreza Militar (guerreiros)

    As cartas são um mundo! O espelho de uma sociedade.
    Agora entendo sua felicidade de criança ao receber o novo presente :)
    Há coisas inexplicáveis mas que nos fazem imensamente felizes :)
    GRD BJO.
    Rute

    ResponderExcluir
  7. Quando o meu Manara chegou eu tive que me controlar na frente do entregador, rs rs rs, sei bem como é ter em mãos um deck tão esperado, é tipo "Agora aguenta, coração!"!
    Parabéns, o deck é lindo!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...