quarta-feira, 15 de junho de 2016

Cartomancia: Previsões para a vida material


Olá pessoal. Esse fim de semana foi singular e divisor de águas - quase uma iniciação, se não tiver, efetivamente, sido. O evento Cartomancia - Previsões para a vida material foi, para mim, muito mais que um encontro de experts em Cartomancia do Brasil e do mundo. Foi meu encontro com um ícone da Cartomancia mundial, que eu sigo desde 2003 - Robert M Place.



Em 2003, um baralho figurava na livraria da cidade e me chamava a atenção: era o Tarô dos Santos, um box incluindo baralho e livro. Eu não fazia ideia de quem era o autor, mas me corroía a ideia de descobrir qual teria sido a escolha para o Arcano XV. 
Mal sabia eu que esse livro mudaria totalmente minha forma de ver as cartas, assim como nortearia meus estudos dali por diante. 



Robert Place já esteve conosco aqui no Conversas Cartomânticas algumas vezes. Citado no artigo Análise da posição das cartas em um jogo, no qual eu resumo a metodologia da leitura de três cartas conforme ele propõe; Na abertura do Ano VI do Conversas Cartomânticas, com um artigo sobre Os Enamorados; e na Blogagem Coletiva sobre Petit Lenormand, com a carta 18, o Cão
Mantemos razoável correspondência (dificultada por eu não ser bom o suficiente em inglês, mas eu me esforço) e, quando eu soube que ele viria ao Brasil, nada mais me importava o bastante: eu conheceria uma das maiores referências para o meu trabalho e jornada.
Tudo, absolutamente tudo, valeria a pena para isso.



Foram meses construindo uma palestra, apresentada conjuntamente com Patrícia Farias, sobre a prosperidade e o Petit Lenormand. Entender não só a parte oferecida no livreto, como também o papel do cartomante, do consulente e do ambiente no momentum da consulta. Meses ansioso pela perspectiva de encontrar Robert M Place. Meses focado nessa perspectiva. 



E, finalmente, o encontro ocorreu. Eu não sabia o que dizer.
Então eu sorri. E ele sorriu de volta.

Sorrisos. Resolvendo problemas linguísticos desde a Criação.



A palestra da sexta feira foi espetacular. História e simbolismo do Tarô. E a frase mais poderosa que já ouvi a respeito, que coloca o Tarô e todo o conhecimento criado ao redor dele no devido lugar (cito de memória):


O Tarô não foi feito por Magos, ocultistas ou estudiosos.
O Tarô foi feito por artistas. 

Melhor, impossível. É possível contextualizar o Tarô com as mais diversas crenças e existem bruxos consideráveis que utilizam as cartas como foco de rituais. Mas o Tarô, o maço de cartas que recebe esse nome, ganhou tal utilização a posteriori. O Tarô é uma obra de arte. Todas as releituras esotéricas e poéticas são supérfluas quando se busca uma origem essencial. Legitimações, por vezes, démodé. 
O Tarô foi feito por artistas.



A masterclass foi ainda mais surpreendente. Composta por uma parte teórica - a construção do Alchemical Tarot - e outra prática - a leitura por três cartas - tive a honra de receber uma leitura do artista, do seu jogo dos relacionamentos.



Num primeiro momento, jogamos uns para os outros sob supervisão de Robert M Place. Era impressionante a capacidade de síntese que ele possuía diante dos meandros por vezes enevoados da interface em três cartas 



Quando partimos para o Jogo dos Relacionamentos e havia a necessidade de um voluntário, não esperei que ele terminasse a frase. Este era um clímax que ninguém tiraria de mim, mesmo se tentasse. 
Gentilmente, Place dissecou um aspecto da minha vida que, pelo acuro e assertividade, me deixou completamente boquiaberto. E, com o bom humor que lhe é peculiar, me disse "mas... não é óbvio? Está na imagem."



Não tirei fotos. Não fui preparado para isso. Entretanto, meu caderno está repleto de anotações e conexões com outras disciplinas. Essa foto acima, entretanto, mostra o espírito do evento: aquecendo uns aos outros. Trocando informações e usufruindo da oportunidade de estarmos na presença de alguém que, de fato, sabe. 



Agradecimentos especiais aos organizadores do evento, e também à Jamile e ao Acuio, que foram surpresas extremamente agradáveis (não basta serem queridos na internet, ao vivo são muito mais!)


Agradeço também a todos aqueles que adquiriram o livro Sibilla Della Zingara e também o Baralho Cigano: As Cartas de Lenormand. Agradeço a todos aqueles com quem pude conversar, e a todos aqueles para quem joguei e que também jogaram para mim. 
Encontrar-nos-emos em outros eventos!

Abraços a todos.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Tomando posse do seu Esmeralda Lenormand


Olá pessoal. Acaba de chegar às minhas mãos a nova edição do Esmeralda Lenormand. Estou completamente encantado - não consigo fazer outra coisa senão embaralhar e procurar aprender o uso dessas cartas!
À medida que eu for me familiarizando e me tornando mais íntimo dessas cartas, vou postando novidades por aqui. Entretanto, já fiz algumas coisas, que não são exatamente um tutorial, mas uma forma de aproximar-se desse oráculo com segurança e amor.

As duas cartas 02

Em primeiro lugar, ao abrir seu baralho, observe a carta 02. Existem duas possibilidades – uma, associada à sorte, conforme a leitura europeia; outra, associada aos revezes, conforme a leitura brasileira. Escolha uma das duas. Separe a que não lhe agradou do baralho, ela não será utilizada.
Particularmente, eu optei pela segunda, por ser a forma com a qual trabalho há anos. Se você estiver começando agora, utilize conforme a escola, o professor ou mesmo o seu gosto pessoal, se for autodidata, indicarem. Lembre-se: ao escolher, todo o baralho passa a fazer um sentido diferenciado.
Feche seus olhos, centre-se. Embaralhe as cartas, confiante que aquilo que você deve entender será dito. Peça a autorização do seu Eu Superior para contatar a egrégora deste baralho. Entenda: ele funcionará pela técnica independentemente do seu uso, ou não, das perspectivas que o criaram; mas, conectando-se com algo maior, você se aproxima de uma experiência de sagrado que está muito além da técnica. 
Retire uma carta, para consagrar o seu baralho. Ela será sua auxiliar no processo de aprendizagem, mostrando qual é a área do Petit Lenormand que você precisa dar maior atenção. Será, por assim dizer, sua professora nesse momento de aprendizagem do Esmeralda Lenormand. 


A nova edição do Esmeralda Lenormand conta com algumas novidades: em primeiro lugar, as treze Ciganas, ou melhor, Dona Esmeralda e as 12 Ciganas. São cartas de meditação próprias para o aprofundamento na egrégora Cigana que norteou a criação desse baralho. Embaralhe-as, medite com cada uma delas, organize conforme a sua intuição. 
Eu particularmente encontrei-as como referências a doze tribos e linhagens, regentes cada uma de um segredo de magia cigana. Brevemente conversaremos mais sobre isso. 
A segunda novidade é que agora o baralho conta com dois livretos: o original, escrito por Karla Souza, e um menor, sobre a cartomancia conforme transcrita e desenvolvida no Brasil pelo casal Cesar e Katja Bastos, sob orientação da Rainha Cigana, livreto este escrito por mim,  Emanuel J Santos. Tais livretos visam dar o máximo de suporte para o iniciante e material de pesquisa para o praticante, de forma a crescermos, todos, em habilidade cartomântica também pelo estudo, com o mínimo risco de perder-se na quantidade de informações disponível na internet. 


Dessa forma, você terá como tomar posse três vezes do seu baralho. A primeira, em função da sua intuição e conexão com a egrégora que orienta a criação e manutenção deste baralho. A segunda, ao meditar com Dona Esmeralda e as 12 Ciganas, entendendo em seu coração como elas poderão ajudar você a entender melhor os segredos do caminho Cigano. E a terceira, através dos seus estudos, sabendo que os livretos que acompanham foram escritos com o máximo de clareza, objetividade, competência e respeito por você. 

Eu vou continuar embaralhando aqui. Abraços a todos. 

Ah, quer comprar um para chamar de seu? Clique aqui.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Livro: Sibilla Della Zingara - Subsídios para o estudo do oráculo a partir da História da Arte.



Olá pessoal. Acaba de sair meu mais novo livro, sobre Sibilla Della Zingara. Eu venho estudando esse baralho desde 2012, e ano passado me senti à vontade para oferecer um curso no Espaço Merkaba. Nesse tempo, reuni minhas anotações e meus estudos de caso e quando dei por mim, estava com esse livro em mãos. 
Conforme uma conversa com a Jamile, do blog Sibilinas (recomendadíssimo. Melhor fonte em Sibilla Della Zingara no país), esse baralho foi publicado pela primeira vez pela Faustino Solesio, em 1935. Tendo em mente que o artista responsável pelo baralho usou obras de arte como referência, tornando assim esse baralho único, de excelente gosto, fui atrás dessas obras e, embora não tenha encontrado nem metade das fontes originais, percebi que o gosto estético estava muito próximo daquilo que seria acessível para um italiano do século XX. Continuo pesquisando as referências, mas deixo nesse livro minhas primeiras pistas. A ideia aqui é, assim como uma pintura, buscar na própria carta, no seu conceito, na imagem, na inter-relações entre uma e outra, os aspectos interpretativos primários. 
Além dos significados básicos para cada carta, eu busquei falar mais sobre a prática da cartomancia, tanto do estudo quanto do ritual em si. Ao fim do livro, trabalhei um pouco as estruturas perceptíveis entre as cartas. Tudo isso não para fazer um livro "definitivo", "completo", longe disso; aqui está o meu registro de jornada até o momento, e ele só tende a se complexificar a partir de agora - porque, assim que você adquiri-lo, ele vai se mesclar à suas experiências e às minhas, fazendo o círculo crescer. 
Espero que apreciem essa nova obra. Escrevi com muita alegria, e espero que essa alegria faça parte da sua caminhada em sua leitura. 
Importante frisar que essa obra contou com o apoio de várias pessoas. Jamile, conforme disse anteriormente, pelas fontes cedidas. Samantha Callegari, por confiar no trabalho apresentado como ementa do curso. Priscilla Lhacer, Odete Lopes, Nath Hera e Pietra di Chiaro Luna, pelos baralhos presenteados. Kelma Mazziero e Ivana Mihanovich, pelos textos. Todos os meus clientes e alunos que acreditaram no trabalho e referenciaram os estudos.  
Abraços a todos! Para adquirir, clique no botão abaixo.


Compre aqui o livro 'Sibilla Della Zingara'