26
Petit Lenormand
Olá pessoal. Vinte e nove de outubro, dia do Livro, um dos nossos parceiros mais inseparáveis na Arte.
Conhecimento
Instant Ideas Tarot
Os livros são meios para um fim. Seja diversão, seja conhecimento, seja pesquisa, ele está ali, comunicando em páginas mudas, ainda que eloquentes. Para aqueles que não entendem seus códigos, um segredo; mas, ao contrário da linguagem falada, é mais fácil escrever que saber escrever com entonação, mais difícil ainda é ler na entonação do autor. Para além dos códigos/segredos próprios da escrita, temos uma comunicação mais sutil que se dá entre autor e leitor que leva-nos a perceber o que está ali, imiscuído entre as linhas, entrelinhas.
E, se Deus escreve certo por linhas tortas, ler Seu livro (seja ele qual for entre as opções que as religiões oferecem) é um desafio. Até que ponto ali é Deus escrevendo certo em suas linhas tortas, e até que ponto é ali o homem escrevendo torto em linhas que, dado o axioma, já eram previamente tortas?
A Sacerdotisa, Arcano II, já leu esse livro (e reitero que não sei qual das opções ela leu, escolheu e referenciou como d'Ele) e o conhece de cor. E não mais o lê: sua prévia leitura ficou marcada pela experiência e ela sobrevive, virgo inviolata, noite após noite contando-nos suas histórias por Mil e Uma Noites.
Sacerdotisa
Lover's Path
Eu sei que eu comecei a ler por causa da minha avó. Ela lia para mim uma história por noite, antes de eu dormir e dizia: "Você verá quando conseguir ler de carreirinha! Aí você vai ler o que quiser, sem precisar de mim!"
Sacerdotisa
Dream Enchantress
Por isso, mais que segredo, eu relaciono o livro à ideia de independência. A leitura silenciosa foi uma das maiores conquistas da sociedade ocidental e, apesar de hoje não termos isso em mente com frequência, podemos ler o que quisermos - coisa que, há pouco mais, pouco menos de meio século, era, no mínimo, inviável. Seria nossa memória curta, a tecnologia célere ou o tempo evanescente demais?
Sacerdotisa
Lenormand Tarot
No Petit Lenormand, adicione-se aos significados de segredo e mistério as ideias de trabalho, estudos, ordenação, disciplina, rotina, aprendizagem. E, tá aí um motivo a mais para pensarmos na leitura: Mlle Lenormand, seja ela autora (ou não) dos manuais de cartomancia a ela creditados, foi na escrita desse livros que histórias começaram e se desenrolaram.
Escrevamos, leiamos ... que nossos diários, Livros das (nas) Sombras virem livros. Que nossas falas táteis sejam tateadas em outros contextos por outras mãos.
Como até hoje tateamos o Livro de um Deus em setenta e oito páginas... ou pelo menos me contaram assim.
Abraços a todos.
Querido, dessa vez a boquiaberta sou eu. Fantástico. Matou a cobra e mostrou o pau, como dizem por aqui. Inspirador, como sempre!
ResponderExcluir"Você verá quando conseguir ler de carreirinha! Aí você vai ler o que quiser, sem precisar de mim!"
ResponderExcluirPalavras da Sacerdotisa - que tanto é a virgem inviolada quanto a feiticeira ancestral (ou matriarcal).
Abraço e boas leituras!
E que nossas leituras , nossos conhecimentos sejam o legado que deixaremos aos nossos descendentes...e que gerações e gerações de leitores de livros de Setenta e oito páginas venham!
ResponderExcluir