sexta-feira, 15 de abril de 2011

Blogagem coletiva: Fases da vida - Infância

Olá pessoal. Continuando nossa blogagem coletiva, partimos para a infância. Já falamos um pouquinho sobre as crianças aqui, então decidi apresentar um baralho para contextualizar: The Fairy Tale Tarot, de Lisa Hunt.


"Life is the most wonderful fairy tale of all."

~ Hans Christian Anderson

Eu acho que todas as crianças deveriam ter a oportunidade de lerem ou terem quem pudesse ler  para elas. Os contos de fadas (assim como as histórias bíblicas) estimulam a imaginação, desenvolvem o caráter através das lições morais ali embutidas, garantem uma escolha - entre ser o mocinho ou ser o vilão - que os pais podem nortear para o melhor efeito. Ao identificar-se com determinado aspecto de determinado personagem, a criança tentará se adaptar, se conectar com o valor professo pelo mesmo. Some-se a isso uma época em que não temos mais heróis (pelo amor de Deus! Spider-Man, Superman e outros men vivem atualmente em crise existencial! Espero que não façam isso com o Wolverine - ele já possui crises suficientes no background! E, vem cá, o Edward é herói?) E de mais a mais, sem ler/assistir contos de fadas, quem seria capaz de entender todas as piadas embutidas em Shrek e em Deu a louca na Chapeuzinho?


Na minha infância, li As Mil e Uma Noites mais de uma vez. os Djins e os Ifrits povoaram  meus sonhos e imaginação criativa (o Corão fala sobre eles). Além disso, os Irmãos Grimm foram grandes companheiros de jornada. Não consigo mensurar quantos livros de mitologia greco-latina eu li. 


E, claro, a Bíblia Sagrada também esteve debaixo do meu braço, além de um livro lindo, produzido pelos Testemunhas de Jeová, o Meu Livro de Histórias Bíblicas. Todos esses livros, a despeito de alguns serem religiosos e outros não, formaram meu caráter, me preparando para situações que, pela tenra idade, não vivenciaria até a adolescência. E, pela amplitude de suas possibilidades, evitaram que me tornasse xenófobo a outras crenças, ainda que seja fiel às minhas. 
A minha avó lia para mim, quando eu ainda não sabia, sempre acrescentando: "você vai ver quando conseguir ler de carreirinha! Só vai ler o que quiser, e quando quiser, sem precisar de ninguém para isso!". Um incentivo e tanto para eu ler. E funcionou.
Com o tempo, certamente li coisas de outras áreas, mas permaneci com o gosto pelos mitos, lendas, fábulas e afins. E assim cheguei a esse baralho, magnífico. Lisa Hunt teve a delicadeza de aproximar-nos dos contos de fada com uma leveza própria dos contadores de histórias, para que os Arcanos se revelem desde o começo como lembranças de colo de vó. Some-se a isso gravuras primorosamente produzidas por uma excelente artista. Para exemplificar o que estamos falando até agora... Com vocês o Arcano V, o Mentor, o Gato de Botas


Essa história, de autoria de Charles Perraut, fala sobre um moleiro possuidor de três bens: um moinho, um burro e um gato. Ele resolve reparti-los entre os três filhos na hora da morte. O filho mais moço, que recebeu o gato, ficou muito descontente, mas o gato demonstrou que um amigo leal e astuto vale mais que as riquezas
Como Hierofante, intermedia nossas relações com o Alto, seja isso simbólico ou real - na relação com superiores - e garantindo nossa estabilidade quando nossa visão não alcança a amplitude dos passos que precisaremos dar.


E, voltando ao que disse antes... Como entender o olhar desse gatinho aí em cima sem conhecer sua história original
Então... Por favor, por favor, leiam para suas crianças. Não as cartas, por ora, haverá tempo para isso posteriormente. Mas leiam, leiam contos, leiam versos, leiam poesias, leiam a Bíblia e os outros Livros Sagrados - o Corão, a Torá... Leiam. Permitam que eles leiam. Só assim eles poderão fazer escolhas sabendo o que realmente estão escolhendo - aonde sua pequena experiência ainda não lhes concedeu conhecimento, a experiência dos antigos heróis lhes dará parâmetros. 
Para finalizar, um video da Norah Jones, que há muito não passeia por esse blog (na verdade, desde o Carnaval).




Abraços a todos. E até a próxima blogagem coletiva.

15 comentários:

  1. Meu irmão Emanuel

    "Então ficaram todas as crianças a sua INFÂNCIA a passar seus anéis azuis de orvalho".

    Vc fez um post pra mim???
    O fato de ter narrado o valor da literatura na infância é deveras acalentador... que maravilha!!!
    Um jovem que aprecie o lado bom da infância feliz ao lado de livros infantis... é novidade hoje em dia...
    Como eu li também!!!
    Me perdia nos castelos das princesas como narrei em meu post de hoje...
    Gostei muito da inclusão da Palavra de Deus no seu relato... Ótimo!!!
    Meu netinho tem a Bíblia infantil na sua mesinha de cabeceira... com ilustrações adequadas à sua idade... é magnífico!!!
    Discernir a vida desde a tenra idade... que grande possibilidade!!!

    Hoje, o meu desejo de paz e alegria é para vcs que:

    "...estendem o seu conceito
    de vida,
    e a veem na gota de orvalho".
    (Lice)


    Obrigada pela sua linda e cultural participação...

    Orvalho do Céu é uma “Chuva de Néctar da Verdade”... ou Palavras de Deus...

    É isso que lhe desejo nesse tempo que estamos entrando...
    Uma Abençoada Semana Santa e uma Páscoa extremamente feliz!!!
    Bjs de paz e achocolatados

    ResponderExcluir
  2. Emanuel,
    Os contos de fadas também povoaram a minha infância e foi com um deles que me inspirei para o post de hoje da coletiva.
    Uma ótima mensagem de incentivo à leitura.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente na minha infância não li muito, talvez um pouco pelas dificuldades da época, não sei. Fico surpresa que um jovem como você demonstre tanto conhecimento, se metade dos jovens de hoje fossem assim, as drogas e outras drogas não teriam muita chance.
    Parabéns, seu texto é enriquecedor!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Emanuel
    Não conhecia o seu blog, ainda bem que esta blogagem me permiiu conhecê-lo. Que postagem interessante, adorei ler esse texto. É muito importante sim que as crianças leiam muito, ou que alguém leia para elas, pelo menos enquanto não o sabem fazer sozinhas. E estas leituras de "fairy tales" são excelentes para estimular a imaginação, abrir horizontes, acho que fazem de nós seres humanos melhores. A minha filha de 9 anos adora ler, nem é preciso incentivá-la, é espontâneo, desde que aprendeu a ler que tem devorado historinhas e ficou feliz de se estrear nos livros "com poucas ilustrações e muitas letras". No entanto, de vez em quando ela ainda me pede para lhe ler uma história, acho que alguém ler a história para nós tem um sabor especial. :)
    Até breve.

    ResponderExcluir
  5. A ânsia da leitura nasceu comigo, que pedia para meu pai ler as histórias em quadrinhos - e o Pato Donald era o meu preferido na tenra infância - até que eu aprendesse a ler.

    Os Contos de Fadas sempre me encantaram e até fiz uma postagem sobre eles.

    Concordo com você e digo que os adultos devem sim, ler para as crianças, mostrando-lhes o mundo fabuloso que existe nos livros !

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. Oi Emanuel,
    amo livros, de paixão mesmo. Apesar de adorar pesquisar na internet, nada substitui um livro na mão. Meu hábito vem já desde a infância, tive muitos livros de histórias e de romances juvenies.
    Minha filha é igual. Adora andar com um livro debaixo do braço. Sempre que saimos de casa, levamos um livro cada uma.

    Somente nessa parte de ler em voz alta é que já faço "batota". Pois há uns livros-cd de historinhas muito bons! Ótimos para estar no escurinho adormecendo a criança enquanto se ouve a história algo teatralizada pelas vozes dos contadores.
    A história até pode não ser grande coisa mas o talento de um bom contador de historia, faz-nos viajar.
    Porém, quando minha filha pede que seja eu a contar a história, invento uma!
    A última que inventei foi a de uma menina que encontrou uma estrela do mar na praia e que atirava a estrela ao ar, insistentemente, porque julgava que era uma estrela do céu que havia caido na praia :)

    Agora em relação ao tarô:
    Pensava que vc fosse referir o louco na infância (me perdoa se estou cometendo uma heresia!). Mas no louco tudo é solto e leve, despreocupado e inconsequente, aéreo e vivaço, inocente, puro, como as crianças são.
    Beijo transatlantico,
    Rute

    ResponderExcluir
  7. Desde de bebês meus filhos já tem seus livros de cabeceira, para poder olhar as figuras e aprender a gostar, acho que exemplo de pais ajudam...Hoje seguem com seus livros até para o banheiro...hehehe
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Olá Emanuel,

    Parabéns pela excepcional postagem, resgatando valores que hoje estão adormecidos e esquecidos.
    Para você, meus aplausos!!!!

    Muita Luz e Paz em seu coração!

    ResponderExcluir
  9. Eu leio tanto para meu sobrinho que ele ADORA livros e contos de fadas desde pequinininho, agora ele tem 6 anos!!!...Tambem estou na blogagem coletiva fases da vida, infancia...da uma passadinha no meu post: http://anacristinap.blogspot.com/2011/04/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html
    Parabens pela postagem! bjo

    ResponderExcluir
  10. oi,

    Eu amava os contos de fadas, mas não li muitos.
    Mas eu lia pro meu neto, enquanto morava no Brasil. Ele tomou muito gosto pela leitura, por causa disso.
    Bela infância!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. desculpe-me pelo atraso,mas com essa fantástica coletiva e interação,com sua postagem tão contudente saio com meu aprendizado em dia!
    Obrigada pelo carinho da visita
    Boas energias,paz,saúde,sucesso!
    Mari

    ResponderExcluir
  12. Essa é parte do meu trabalho... e eu sou apaixonada por contos... e deixo meus alunos malucos com as versões originais dos contos de fadas... Já leram a Cinderella? Ai, meu calcanhar...

    ResponderExcluir
  13. Quando não era mamãe que lia para mim, era a minha professora Espanha que morava na casa ao lado da minha. Era uma professorinha muito novinha que se misturava com as crianças - Ela realmente lia aquilo que gostávamos e muitas vezes deitada no meu tapetinho, viajava por castelos, bosques, mares e geleiras! Adorava as histórias que os vickings eram os personagens. Hoje eu penso na paciência que ela teve, pois na volta pra casa era terrivelmente bombardeada de questionamentos. Mas enfim, ela era uma boa contadora de história e para ser boa, deveria de gostar do que fazia!
    Eu tinha uma coleção de livrinhos coloridos com as principais histórias infantis, incluindo as lendas e fábulas!
    Pior que os heróis em crise existencial que citou, são os heróis japoneses - Aquele Goku então!! Aff!
    Boa blogagem! Beijus,

    ResponderExcluir
  14. Amo os livros e procurei passar isto para meus filhos e agora faço com os netos também.Este Natal passado filhos,noras e genros só ganharam livros;os netos tiveram liberdade de escolher e um de 13 anos pediu dois livros!Foi demais!!!Sempre os presenteio com livros espíritas para a infanto/juvenil e estudam-nos desde cedo.Parabéns pela blogada.
    GOSTARIA DE DIVULGAR AQUI A PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MEU BLOG,QUE FEZ DOIS ANOS DIA 15.AOS AMIGOS QUE VISITAREM A PARTIR DESTA DATA AO DIA 30/04 ESTAREI SORTEANDO UM LIVRO A ESCOLHA DO GANHADOR,DENTRO DA TEMÁTICA DO SEU BLOG OU NÃO E ENVIAREI PARA QUALQUER CIDADE NO BRASIL OU NÃO.LIVRO DE VERDADE!!!

    ResponderExcluir
  15. Muito legal o texto q escolheu! Apesar dos meus 54 anos sou fã dos contos de fadas. Quando dava aulas lia-os para meus alunos e ficava maravilhada em ver os olhinhos deles brilharem a cada aventura. E no final, batiam palmas. Penso q foi uma grande recordação q deixei a eles. Muita paz!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...